segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Pastoral do Batismo


SÍMBOLOS DO BATISMO (popularmente conhecido como batizado)
1- O que significa o sinal da cruz que o padre traça na testa da criança?
* Cruz - É o primeiro dos símbolos a ser usado na cerimônia do batismo. O sinal da cruz é traçado na fronte do catecúmeno ou da criança que será batizada, pelo sacerdote, por seus pais e padrinhos. A cruz é o maior símbolo do cristianismo, pois ela nos lembra o motivo da nossa redenção e salvação, que foi a morte de Cristo.
2- O que significa o óleo que o padre coloca no peito e na testa da criança?
* No batismo o catecúmeno é ungido duas vezes. É usado o óleo do Crisma e do Batismo.
A primeira unção é no peito, com o óleo do Batismo. E significa que o cristão é revestido de força para viver a fé e de coragem para enfrentar as lutas e perseguições por causa da fé.
A segunda unção é na fonte ou na testa, com o óleo do Crisma. É sinal de consagração a Deus e a comunidade. O batizado é ungido na testa, lugar de honra e destaque. Não deve envergonhar-se de ser discípulo de Jesus Cristo. Pelo batismo assumimos a responsabilidade de prestar serviços a Deus e a comunidade.
3- O que é a pia batismal?
* Pia Batismal - Nas igrejas antigas (e até em igrejas modernas, pois este costume está sendo retomado) a Pia Batismal era colocada na porta de entrada do Templo Sagrado, para mostrar que o Batismo é de fato o Sacramento que nos introduz o fiel na vida da Igreja. Podemos comparar a Pia Batismal ao útero da mulher. O útero é o lugar onde se gera e se desenvolve a vida humana. É o lugar onde por meio do período da gestação o feto se desenvolve até a sua completa formação. Da mesma forma a Pia Batismal é o lugar aonde se gera filhos para Deus Pai e para a Mãe Igreja.


quero batismo catolicismo jesus cristo batizado agua sacramento pascal

4- Por que se usa a água durante o batizado?
* Água - No Sacramento do Batismo, a água simboliza o banho de regeneração, ou seja, um banho de um novo nascimento. A água é o mais importante símbolo do batismo. É no batismo que morre a nossa vida velha e renasce a nossa a vida nova. A água nos lembra essa vida nova que recebemos de Cristo por meio do batismo. Pela água e pelo Espírito Santo somos lavados e redimidos de todas as nossas culpas.
5- Por que o Círio Pascal faz parte da cerimônia do batizado?
* Círio Pascal - O Círio Pascal é aquela vela bem grande e grossa que geralmente fica em destaque durante o Tempo da Páscoa. O Círio Pascal representa na celebração do Batizado representa a Luz de Cristo Ressuscitado que vence a escuridão da morte. O Círio é preparado todos os anos na Celebração da Vigília Pascal e permanece sempre aceso durante o Tempo da Páscoa, por lembrar a luz do Senhor que vive e reina. Ao longo do ano o Círio Pascal é aceso em todas as celebrações do Batismo, por simbolizar a fé. O cristão batizado é uma nova Luz que brilha no mundo em nome de Cristo. Assim como a vela tende a difundir em torno de si a luz e o seu calor, também o cristão, membro de Cristo e da Igreja pelo batismo, deve difundir em torno de si o Reino de Deus, pois Jesus nos disse: "Eu sou a luz do mundo!".
6- Por que a criança se veste de branco no batizado?
* Veste Branca - A veste branca significa a graça que o catecúmeno acabou de receber. Representa uma vida nova no amor, na justiça, na fraternidade, na igualdade e na conversão. O branco é o símbolo da paz e da vitória. É também símbolo da pureza. Quem recebe o batismo está purificado em Cristo, revestido de Cristo para ser anunciador da paz. É símbolo também da dignidade e da fidelidade do cristão.
É costume os pais já trazerem seus filhos vestidos de branco para serem batizados, mas mesmo assim o padre coloca rapidamente sobre a criança uma veste branca, para acentular o simbolismo acima descrito.
7- Por que se usava o sal no batizado?
* O Sal - Não mais usado hoje em dia, mas com um significado muito bonito. Era costume na Liturgia antiga do Batismo, após a entrega da vela acesa, o Sacerdote colocar um pouquinho de sal na boca da criança. O sal representa o sabor com o qual o cristão deve temperar o mundo. O mundo necessita do sabor de Deus, e cada batizado tem a responsabilidade de ser "Sal da terra!" como Jesus pediu.
(fonte do texto do nº 1 ao 7 - www.santaluziagardenia.org.br)
8- Alguns dizem erradamente: "Quero que o meu filho(a) só seja batizado depois de grande, para que ele mesmo escolha a sua fé!"
Nós, católicos, desejamos que nossos filhos sejam o quanto antes incorporados a Cristo e à Sua Igreja, fazendo parte do povo de Deus. Por isso, seguindo uma tradição de séculos, levamos nossas crianças ainda pequenas à pia batismal. O batismo também é conhecido como Sacramento da Iniciação Cristã, ou seja, quando se dá o primeiro passo para que alguém se torne um cristão autêntico.
Nenhum de nós deixa seus filhos serem criados sem qualquer educação e sem aprender o que é o bem e o mal, alegando que quando eles crescerem saberão por si só discernir o certo do errado. Por este motivo, desde pequenos nós os vamos alertando, ensinando e educando, para que depois de grandes e adultos possam viver dignamente em sociedade e se tornem pessoas de bem.
O mesmo deve ser aplicado à religião. Ninguém pode deixar de batizar seu filho ainda pequeno, sob a alegação de que no futuro a criança decidirá se quer ou não ser católico. É por isso que no batismo os pais e padrinhos se comprometem diante da Igreja a educar na fé cristã aquele que está sendo batizado. Depois, quando a criança se tornar um adolescente, poderá conscientemente optar pela fé cristã, católica, pedindo para ser crismado.  Sobre o crisma nós falaremos em um próximo artigo.
(fonte: www.cantodapaz.com.br)
9- Quais os documentos necessários para ser batizado?
- Registro de nascimento da criança ou do adulto a ser batizado.
- Comprovante de preparação dos pais e padrinhos (adquirido após a participação, em geral, em dois encontros na Paróquia).
- Certidão de casamento do Religioso dos pais e dos padrinhos (caso não sejam casados procurar orientação com o Padre).
10 - Quem pode ser padrinho de batismo?
- Quem tem consciência da missão que está abraçando;
- Quem quer ser luz e fermento em toda a vida da criança ou do adulto a ser batizado;
- Os Solteiros maiores de 16 anos, católicos;
- Os Casados na Igreja Católica (basta trazer a certidão de casamento no religioso);
- Queremos lembrar que ser padrinho ou madrinha não é um prêmio, mas sim um compromisso para toda vida.
CONFORME O DIREITO CANÔNICO EXPLICA:
872 Ao batizando (aquele que vai ser batizado), enquanto possível, seja dado um padrinho, a quem cabe acompanhar o batizando adulto na iniciação cristã e, junto com os pais, apresentar ao batismo o batizando criança. Cabe também a ele ajudar que o batizado leve uma vida de acordo com o batismo e cumpra com fidelidade as obrigações inerentes.
873 Admite´se apenas um padrinho ou uma só madrinha, ou também um padrinho e uma madrinha.
874 § 1. Para que alguém seja admitido para assumir o encargo de padrinho, é necessário que:
1° ´ seja designado pelo batizando, por seus pais ou por quem lhes faz as vezes, ou, na falta deles, pelo próprio pároco ou ministro, e tenha aptidão e intenção de cumprir esse encargo;
2° ´ Tenha completado dezesseis anos de idade, a não ser que outra idade tenha sido determinada pelo Bispo diocesano, ou pareça ao pároco ou ministro que se deva admitir uma exceção por justa causa;
3° ´ seja católico, confirmado, já tenha recebido o santíssimo sacramento da Eucaristia e leve uma vida de acordo com a fé e o encargo que vai assumir;
4° ´ não tenha sido atingido por nenhuma pena canônica legitimamente irrogada ou declarada;
5° ´ não seja pai ou mãe do batizando.

11- Quando marcar o batizado?
- Somente depois que TODA a documentação estiver em ordem, comparecer na Secretaria da sua Paróquia para marcar.
12- Quais os requisitos para pedir o batismo?
- Ter fé no Sacramento do Batismo;
- Querer viver esta fé em Jesus Cristo, na comunidade e com os outros;
- Que seja fundada a esperança de que a pessoa batizada será educada na fé católica pelos pais, padrinhos e comunidade;
- Crianças Maiores de 7 anos deverão fazer primeiro a Catequese. Assim, receberão o batismo junto com a Primeira Comunhão.
- Pais e padrinhos deverão participar da preparação na sua Paróquia.
(fonte do texto dos nº 9 ao 12, com algumas modificações para uma melhor compreensão: www.saojudas.org.br)
13- Quantos padrinhos e madrinhas de batismo uma pessoa pode ter?
OApenas um padrinho e uma madrinha.


14- Como devem ser escolhidos os padrinhos?
Os pais devem arrumar padrinhos para os filhos e não compadres para si. Devem pensar na vida cristã da criança e não nas conveniências de amizade e compadrio. A  função de padrinhos não é meramente honorífica, mas é  uma função de tomar a seu cargo o acompanhamento da criança na vida de fé.
Os padrinhos têm como dever, ou seja, devem: ter mais de dezesseis anos de idade, devem ser católicos e terem sido batizados e possivelmente crismados, devem levar uma vida de acordo com a fé dando bom exemplo, devem participar da vida da Igreja em uma comunidade e zelar para que o(a) afilhado(a) leve uma vida cristã digna do seu batismo.
(fonte do número 14: www.basilicadocarmocampinas.org.br) 
EXPLICAÇÕES DO DIREITO CANÔNICO
96 ´ Pelo batismo o homem é incorporado à igreja de Cristo e nela constituído pessoa, com os deveres e os direitos que são próprios dos cristãos, tendo´se presente a condição deles, enquanto se encontram na comunhão eclesiástica, a não ser que se oponha uma sanção legitimamente infligida.
204 § 1. Fiéis são os que, incorporados a Cristo pelo batismo, foram constituídos como povo de Deus e assim, feitos participantes, a seu modo, do múnus sacerdotal, profético e régio de Cristo, são chamados a exercer, segundo a condição própria de cada um, a missão que Deus confiou para a Igreja cumprir no mundo.
849 ´ O batismo, porta dos sacramentos, necessário na realidade ou ao menos em desejo para a salvação, e pelo qual os homens se libertam do pecado, se regeneram tornando´se filhos de Deus e se incorporam à Igreja, configurados com Cristo mediante caráter indelével, só se administra validamente através da ablução com água verdadeira, usando´se a devida fórmula das palavras.
865 § 1. Para que o adulto possa ser batizado, requer´se que tenha manifestado a vontade de receber o batismo, que esteja suficientemente instruído sobre as verdades da fé e as obrigações cristãs e que tenha sido provado, por meio de catecumenato, na vida cristã; seja também admoestado para que se arrependa de seus pecados.  (fonte: Código de Direito Canônico)

fonte:http://www.cantodapaz.com.br/blog/2009/05/01/quero-batismo-fazer/1/


Nenhum comentário:

Postar um comentário