sábado, 18 de dezembro de 2010

SIMBOLOS DOS EVANGELISTAS

SIMBOLOS DOS EVANGELISTAS

São Mateus - Anjo com rosto de homem, porque seu Evangelho se preocupa em comprovar a natureza humana de Cristo.
São Marcos - Leão, porque ele começa seu Evangelho falando da pregação de São João Batista no deserto da Judéia. Ora, o leão vivia no deserto, e a pregação de João foi como um rugido de leão. Ele quer mostrar Cristo como soberano, como rei. E o leão é o rei dos animais
São Lucas - Boi, animal sacrificado no Templo de Jerusalém, o cordeiro de Deus.Tendo em vista demonstrar o caráter sacerdotal de Cristo. São Lucas fala, logo no início de seu Evangelho, da apresentação de Jesus no Templo. 
São João - Águia, pois se preocupa em comprovar a natureza divina de Cristo Jesus. São João começa seu Evangelho falando da geração do Verbo em Deus, alçando-se desde o começo a alturas divinas, como a águia que se eleva em seu vôo.

Estes quatro símbolos foram extraídos da visão da Glória de Deus tida pelo profeta Ezequiel (Cfr. Ezeq. I, 10).

O profeta via a Glória de Deus sobre um carro (merkabah). E o carro tinha quatro rodas imensas que iam da terra ao céu. E em cada roda havia uma figura: a de um anjo, a de um leão, a de um boi, e a de uma águia. Tais rodas, que iam da terra ao céu, representam os quatro evangelhos, cujas verdades são acessíves até mesmo às pessoas mais simples (ao nível da terra), e, a mesma verdade, girando a roda, alcança o alto dos céus, isto é, pode ser entendida em sentido muito elevado e espiritual, pelos mais excelsos teólogos. A verdade evangélica, assim, é acessível a todos. Alimenta os nobres e dessedenta os pobres. 

CLAUDETE PLETSCH

Nenhum comentário:

Postar um comentário