O MILAGRE DE COVADONGA
No ano 722, em Covadonga, começou a reconquista da Espanha invadida pelos árabes muçulmanos!
Foi em Covadonga que, Pelayo (primeiro rei das Astúrias), derrotou aos seguidores de Maomé, com o auxílio miraculoso de Nossa Senhora.Aquela vitória milagrosa deu início aos 800 anos de Cruzada nos quais se constituiu a Espanha católica.
Cangas de Onís foi a capital do novo Reino de Astúrias até o ano 774.
Na batalha de Covadonga, Don Pelayo portava uma Cruz com a inscrição em latim: “HOC SIGNO TVETVR PIVS. HOC SIGNO VINCITVR INMICVS” Quer dizer: “Com este signo o piedoso é protegido. Com este signo o inimigo é vencido”.
Hoje é o símbolo de Astúrias.
Junto à gruta da vitória milagrosa e sobre um pequeno morro surge hoje o Santuário de Covadonga. Ele foi construído com a pedra avermelhada da região que se destaca entre o verde das pradarias e das florestas. Na manhã cedinho, quando a névoa envolve o vale, é fácil ver o Santuário emergindo na solidão como se estivesse pairando no ar.
Etimologicamente Covadonga significa Cova da Senhora e está unida indissoluvelmente ao nascimento da nacionalidade hispânica.
Bendita seja a Rainha da nossa montanha, cujo trono é o berço da Espanha.
Os espanhóis estavam quase completamente perdidos. Eles não desanimaram. Eles fizeram o possível para ganhar, embora a vitória fosse impossível. Eu insisto: "fazer o possível para ganhar uma vitória impossível".Como essa finalidade era humanamente inatingível, eles fizeram o principal: levaram uma imagem de Nossa Senhora para a gruta e pediram a Ela que os protegesse e ganhasse a vitória para eles.
Então houve milagres que se multiplicaram: as pedras que caiam e que rolavam sobre os mouros, as flechas jogadas sobre eles voltavam-se sobre os; uma tempestade tremenda aterrorizou os maometanos pelos trovões, movimento das terras e das águas ...
A Batalha de Covadonga foi o primeiro passo da Reconquista Peninsular, que ficou concluída séculos mais tarde, mais concretamente em 1492, com a expulsão dos últimos Árabes de Granada e da Península Ibérica.
Sob a proteção de Nossa Senhora de Covadonga se iniciou a Reconquista da Espanha, com o milagre que Ela realizou socorrendo o Rei Don Pelayo e os pouquíssimos cavaleiros que estavam com ele nas montanhas das Astúrias, no monte Auseba.
Nossa Senhora deu-lhes uma grandiosa vitória sobre os maometanos, justamente quando pareciam perdidos, premiando assim seu denodo, seu heroísmo e sua fé.No local, uma placa proclama: "Sob o nome da Mãe de Deus, dentre as rochas e no alto dos montes, surgiu a Espanha".Nossa Senhora venceu de um modo admirável em Covadonga. Ela exigiu tudo de seus soldados para uma batalha impossível, e Ela ganhou para eles a batalha.
Que Nossa Senhora faça com os restos de bons católicos uma espécie de Covadonga para a vitória da Santa Igreja.
FONTE
eu sou devota de nossa senhora de covadonga
ResponderExcluirfui en ocvadonga em 1993
ResponderExcluirestive em covadonga no ano 1993
ResponderExcluirlinda cidade
estive en covadonga em 1993 amei aquela cidade da espanha pois su de la
ResponderExcluir