sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Sacramento da Reconciliação

Sacramento da Reconciliação( SITE DA PARÓQUIA)

Amado paroquiano(a), muitas vezes quando vamos confessar não sabemos o que dizer e nem temos critérios para fazer um bom exame de consciência. Baseado em um folheto disponivel na Igreja do Carmo, estamos disponibilizando essa valiosa ajuda para os corações desejosos de reconciliar-se com o Pai.

INTRODUÇÃO
RECEBER O PERDÃO PARA TER FORÇA DE MUDAR
ORAÇÃO
EXAME DE CONSCIÊNCIA
NA VIDA FAMILIAR
MINHA VIDA COM DEUS
MINHA VIDA PESSOAL
MEU COMPROMISSO SOCIAL
MINHA VIDA COM O PRÓXIMO
RITO DA CONFISSÃO
Prezado(a) irmão(a), já ouviste perguntas como estas:
  • Por que devo confessar-me?
  • Não poderia fazê-lo diretamente com Deus, que conhece melhor que ninguém a pessoa humana?
  • Por que falar das minhas coisas íntimas, especialmente daquelas de que eu tenho vergonha a alguém que é pecador como eu, e talvez não compreende meus problemas, minhas experiências?
  • O pecado existe ou é invenção dos padres?
A esta última pergunta pode-se responder logo: o pecado existe, e não somente é mau, mas faz mal. Basta ver os acontecimentos que diariamente ocorre no mundo: violência, guerras, injustiças, egoísmo, ciúmes, vinganças,... faz mal a quem o pratica e a muitas pessoas.
Quem crê no amor de Deus, percebe que o pecado é um amor voltado para os interesses pessoais. Este não é o amor que Deus ensina na sua lei, nas suas palavras. Fé é crer e viver o que Deus ensina para o bem de todos sem nenhuma distinção. Quando não vivemos e não colaboramos nisso,  estamos no pecado, por isso devemos confessar-nos.
RECEBER O PERDÃO PARA TER FORÇA DE MUDAR.
A minha vida cristã não é a aplicação de uma lei que devo obedecer por medo de castigo. É um encontro e confronto com Jesus Cristo, morto e ressuscitado para me livrar do pecado. O sacramento da reconciliação, ou confissão, é pedir perdão das feridas que causei à amizade com Deus Pai, na pessoa de Jesus e dos irmãos.
Quando encontro Jesus Cristo no sacramento da reconciliação:
  • Ele me comunica o seu amor misericordioso, o seu desejo de doar-me o perdão do Pai, sua vontade de ajudar-me  a melhorar a minha vida.
  • Por outro lado, eu lhe comunico o meu desgosto por ter machucado (diminuído) a nossa amizade por palavras, atos e omissões.
ORAÇÃO
Ó Deus Nosso Pai, que manifestaste o teu amor e a tua misericórdia, principalmente no sacramento do perdão, concede-me o Espírito de verdade para que eu possa reconhecer os meus pecados e confessá-los com humildade. Perdoa-me se, alguma vez, me entreguei passivamente ao pecado, e doa-me um coração atento para não ficar surdo aos apelos do Evangelho e da minha consciência, do meu conhecimento e da presença dos outros, para, servir na alegria e na paz. Amém.
EXAME DE CONSCIÊNCIA
O exame de consciência é o primeiro passo para a nossa conversão; é romper com o nosso egoísmo; é a sinceridade livre de qualquer engano, diante de Deus e de nós mesmo; é o desejo de querer voltar à luz, depois das trevas do pecado. O que propomos é um simples roteiro para verificar a nossa vida e para descobrir melhor a beleza da nossa vocação humana e cristã
NA VIDA FAMILIAR
  • Os meus pais (ou filhos) podem confiar em mim? Eu os ajudo? Rezo por eles? Sou aberto, disponível ao diálogo, paciente, obediente?
  • Colaboro para o bem da família, ou faço valer os meus direitos e o meu egoísmo?
  • Procuro proporcionar um clima sereno e alegre, ou descarrego sobre os outros as minhas tensões e raivas?
  • Procuro ajudar, fazer crescer a minha família conforme a vontade de Deus?
  • Rezei com a minha família? Falo de Deus aos meus filhos ou pelo meu comportamento e o meu linguajar os afastei de Deus?
  • Sempre acolhi bem a nova vida que ia nascer? Qual o meu comportamento com os idosos?
  • Cheguei a trair só com pensamente e coração meu marido, minha mulher, a minha namorada?
MINHA VIDA COM DEUS
A fé é uma graça de Deus pela qual devemos agradecer, mas é também dom que deve ser acolhido, preservado e defendido, fazê-lo crescer sempre mais dentro de nós.
  • Dedico um pouco de tempo para refletir sobre o significado de ser cristão (dizer sim a Deus), em família, no trabalho, diante dos problemas da sociedade?
  • O que eu faço para conhecer melhor Jesus Cristo?
  • Lei alguma vez o Evangelho?
  • Participo da missa nos domingos e dias santos para testemunhar a minha fé, encontrando os irmãos, para escutar a Palavra do Senhor e receber o seu Corpo?
  • Recebo conscientemente e sem superficialidade o sacramento da Penitência e da Eucaristia?
  • Vivo o domingo como O DIA DO SENHOR, u deixo-me levar pelo trabalho escravizante para um lazer demasiado?
  • Acusei, julguei Deus porque as coisas não andaram como eu queira, não acolhendo com confiança a Sua vontade?
  • Dedico, cada dia, um pouco do meu tempo a oração pessoal, para aproximar o meu encontro com Deus, entregando-me a Ele
  • Rezo somente quando preciso, para pedir ajuda, ou agradeço sempre ao Senhor por tantas graças e sinais que sempre me concede por amor?
  • Sinto a necessidade, algumas vezes, de parar demoradamente nas orações, para não me deixar afogar demasiadamente nas preocupações da vida?
  • Rezo com a minha família, agradeço sempre ao Nosso Senhor pela Saúde, o alimente e meus filhos?
MINHA VIDA PESSOAL
  • Aceito meus limites e defeitos e confio em Nosso Senhor para que me ajude e me cure?
  • Eu soube conduzir com inteligência e prudência os meus pensamentos, ou deixei-me dominar pelas minhas fantasias sexuais, pelos meus desejos, e pelas minhas ações?
  • Vulgarizei a sexualidade com uma linguagem banal, vendo filmes, ou lendo revistas e jornais inconvenientes.
  • Tenho cuidado, sou responsável com as coisas e lugares a mim confiados?
  • Sei aceitar as críticas com humildade, admitindo os meus erros, ou sou soberbo, arrogante com  os que me corrigem?
MEU COMPROMISSO SOCIAL
  • Esforcei-me em dar a minha melhor colaboração no trabalho, ou fui preguiçoso, indolente e irresponsável?
  • Esforcei-me conforme as minhas possibilidades, para favorecer o bem comum ou colaborei na injustiça e na corrupção?
  • Cumpri o meu dever com quem precisava da minha ajuda? Aceitei as promoções a favor dos pobres, os de perto e os de longe, ou fiquei indiferente?
MEU COMPROMISSO COM A IGREJA
  • Estou convicto de pertencer à Igreja, (família dos filhos de Deus)?
  • Participo da vida da minha comunidade paroquial, colocando à disposição um pouco do meu tempo e as minhas capacidades?
  • Sinto amor para com a minha comunidade, aceito as iniciativas de formação e de caridade incentivadas pela paróquia? Rezo pelas vocações sacerdotais, religiosas e leigas?
  • Critiquei com maldade o pároco e os leigos que trabalham na paróquia? Rezei pelos pastores da Igreja: Papa, Bispo, Sacerdotes, Religiosas e Leigos.
MINHA VIDA COM O PRÓXIMO
Eu vos dou um novo mandamento, que vos amei uns aos outros, como eu vos amei. Assim também vós deveis amar-vos uns aos outros (Jo 13,34)
  • Os meus sentimentos sempre foram voltados para o bem do próximo, ajudei nas dificuldades a que precisava? Ou fui intransigente, egoísta, ciumento, prepotente?
  • Insultei, ofendi, caluniei alguém? Tive vontade de vingar-me?
  • Sou invejoso das coisas alheias ou do que aos fazem?
  • Ajudo as pessoas necessitadas ou esbanjo dinheiro em coisas inúteis em caprichos pessoais?

RITO DA CONFISSÃO
Você tomou consciência dos seus pecados e suas misérias; agora, na esperança, vá e confie a Cristo e à Igreja, representada no sacerdote, as suas faltas e aceite com alegria e amizade o perdão de Deus.
Sacerdote: - Em nome do Pai, do filho, e do Espírito Santo. Amém.
Sacerdote: - O Senhor esteja no teu coração e nas tuas palavras para que tu possas confessar bem os teus pecados.
(O penitente começa dizendo o tempo da sua última confissão e os seus pecados. O sacerdote, após os adequados conselhos, convida o penitente ao arrependimento.)
Ato de Contrição
O sacerdote pronuncia a fórmula de absolvição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário