Começa hoje a Quaresma de São Miguel Arcanjo: do dia da Assunção de Nossa Senhora até o dia do Arcanjo São Miguel, 29 de setembro!
Somos chamados nessa quaresma a travar o combate espiritual:
A arma da oração e do Jejum recomendada por Nosso Senhor (Mt1 7,20b)
A arma do despojamento. “Irmãos, para os servos de Deus o dinheiro é apenas o diabo e uma cobra venenosa”
A arma da constância. “Espíritos malignos e perversos, atormentai-me quanto puderes, pois nunca podereis mais do que aquilo que vos concede a mão do Senhor. De minha parte estou disposto a sofrer com sumo gozo quanto queira Ele consentir-vos”
A arma da obediência.
A arma da alegria. “Os demônios não conseguem fazer mal ao servidor de Cristo quando o vêem transbordante de santa alegria”
Levantai-vos Soldados de Cristo! O Arcanjo Miguel já está com a “espada desembainhada na mão” (Js 5,13) para combater ao vosso lado. Não há o que temer, pois o Chefe do Exército do Senhor (Js 5,14) vai à frente. Assim como na batalha do céu, o Inimigo e seu séquito não prevalecerão (Ap12, 8).
Prepare em sua casa algum lugar de destaque, de preferência um pequeno altar, para colocar a imagem ou o quadro de São Miguel. Cubra-o com uma toalha vermelha e coloque uma vela branca para ser acesa durante o momento de oração.
Escolha uma penitência que possa contribuir para o teu processo de conversão e santidade. Como por exemplo, se privar de algum tipo de alimento, exercitar o domínio da língua, praticar o jejum em algum dia da semana, esforçar-se para lutar contra um pecado de estima, abster-se de algum programa de televisão que nada acrescenta para tua vida espiritual, etc.
Se você tiver água benta asperge-a por toda a sua casa. Santa Teresa de Ávila nos relata na sua obra “Vida por ela mesma”, que esse sacramental é um poderoso recurso na luta contra o Mal.
São Miguel Arcanjo:
São Miguel Arcânjo
São Miguel Arcanjo, cujo nome significa “o que é um com Deus”, é considerado o chefe dos exércitos celestiais e o padroeiro da Igreja Católica Universal. É o anjo do arrependimento e da justiça.
Seu nome é citado três vezes na Bíblia Sagrada:
- Primeiro no capítulo 12 do livro de Daniel, onde lemos: “Ao final dos tempos aparecerá Miguel, o grande Príncipe que defende os filhos do povo de Deus. E então os mortos ressuscitarão. Os que fizeram o bem, para a Vida Eterna, e os que fizeram o mal, para o horror eterno”.
- Primeiro no capítulo 12 do livro de Daniel, onde lemos: “Ao final dos tempos aparecerá Miguel, o grande Príncipe que defende os filhos do povo de Deus. E então os mortos ressuscitarão. Os que fizeram o bem, para a Vida Eterna, e os que fizeram o mal, para o horror eterno”.
No capítulo 12 do Livro do Apocalipse encontramos o seguinte: “Houve uma grande batalha no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra Satanás e suas legiões, que foram derrotadas, e não houve lugar para eles no céu. Foi precipitada a antiga serpente, o diabo, o sedutor do mundo. Ai da terra e do mar, porque o demônio desceu a vós com grande ira, sabendo que lhe resta pouco tempo”.
Na carta de São Judas, lê-se: “O Arcanjo Miguel, quando enfrentou o diabo, disse: “Que o Senhor o condene”. Por isso São Miguel é mostrado atacando o dragão infernal.
A Igreja Católica tem uma grande devoção por São Miguel Arcanjo, especialmente para pedir-lhe que nos livre das ciladas do demônio e dos espíritos maléficos. E quando o invocamos, ele nos defende, com o grande poder que Deus lhe concedeu, e nos protege contra os perigos, as forças do mal e os inimigos.Desejo a você uma santa e abençoada quaresma de São Miguel.
Deus te abençoe!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário