sexta-feira, 16 de setembro de 2011

NOSSA SENHORA DAS DORES


NOSSA SENHORA DAS DORES

Stabat Mater é um poema sacro medieval que fala das dores da Santíssima Virgem Maria diante de Seu Divino Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo agonizante na cruz. Abaixo, uma tradução do Stabat Mater, como preito de eterna homenagem e devoção filial a Nossa Senhora neste dia em que ela é invocada com o título de Mater DolorosaMater Dolorosa, Ora pro nobis!



Estava de pé a Mãe dolorosa,
Junto da cruz, lacrimosa,
Enquanto Jesus sofria

Uma longa e fria espada,Nessa hora atribulada,
O seu coração feria.

Ó quão triste e quão aflitaPadecia a Mãe bendita,
Entre blasfêmias e pragas,

Ao ver o Filho amado,De pés e braços pregado,
Sangrando das Cinco Chagas!

Quem é que não choraria,
Ao ver a Virgem Maria,
Rasgada no seu coração,

Sem poder em tal momento,Conter as fúrias do vento
E os ódios da multidão!

Firme e heróica no seu posto,Viu Jesus pendendo o rosto,
Soltar o alento final.

Ó Cristo, por vossa Mãe,Que é nossa Mãe também,
Dai-nos a palma imortal.

Maria, fonte de amor,Fazei que na vossa dor
Convosco eu chore também.

Fazei que o meu coração
Seja todo gratidão
A Cristo de quem sois Mãe.

Do vosso olhar vem a luzQue me leva a ver Jesus
Na sua imensa agonia.

Convosco, ó Virgem, partilhoDas penas do vosso Filho,
Em quem a minha alma confia.

Mãos postas, à vossa beira,Saiba eu, a vida inteira,
Guiar por Vós os meus passos.

E quando a noite vier,Eu me sinta adormecer
No calor dos vossos braços.

Virgem das Virgens, Rainha,Mãe de Deus, Senhora minha,
Chorar convosco é rezar.

Cada lágrima choradaLembra uma estrela tombada
Do fundo do vosso olhar.

No Calvário, entre martírios,Fostes o Lírio dos lírios,
Todo orvalhado de pranto.

Sobre o ódio que O matava,Fostes o amor que adorava
O Filho três vezes santo.

A cruz do Senhor me guarde,
De manhã até à tarde,
A minha alma contrita.

E quando a morte chegar,Que eu possa ir repousar
À sua sombra bendita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário