domingo, 29 de agosto de 2010

Saudosistas do futuro que se anuncia!

Texto de Dom Henrique Soares da Costa, Bispo auxiliar de Aracaju extraído de seu blog. Visite:http://costa_hs.blog.uol.com.br/
 
Saudosistas do futuro que se anuncia!


Já escutei algumas vezes os incomodados com os jovens que desejam a grande Tradição da Igreja e rejeitam o tanto de secularização e desmantelo em que nos encontramos, particularmente no tocante à liturgia, à doutrina e à moral. Irritados, rotulam esses jovens como alienados, clericais, reacionários, autoritários… Ridicularizando, esses incomodados acusam esses jovens de terem saudade do que não viveram…

Pois eu digo: eles estão cansados de tanta secularização, de tanta ideologia liberal, de tanto relativismo, de tanta falta de piedade, de tanto relativismo… Eles não são saudosistas: têm saudade daquilo que está no seu DNA: a verdadeira fé católica, o verdadeiro espírito católico, as verdadeiras atitudes de um católico! Já Paulo VI constatava com imensa tristeza que um tipo de mentalidade não católica havia entrado na Igreja católica após o Vaticano II… Somente quem perdeu o sentido da Tradição e desconheça o que seja o (sensus fidei) ou o sensus fidelium (sentido dos fieis) pode apelar para um argumento tão raso quanto este, de chamar saudosista do que não viveu aos jovens que trazem no seu DNA espiritual dois mil anos de vida cristã!

É bom que estejamos bem atentos: se tantos jovens – padres e seminaristas ou leigos – desejam mais retidão, coerência doutrinal, disciplina e seriedade nas coisas da Igreja é porque a ideologia do espírito do Concílio (que pouco ou nada tem a ver com a letra do Concílio!) fracassou e está devastando a Igreja: ao invés de uma primavera, colocou-nos num triste e frio inverno….

Mas, o Concílio Vaticano II ainda será sim uma primavera na Igreja, quando, levadas pelo vento as folhas secas do “espírito do Concílio”, despontarem os brotos de uma vivência do Vaticano II no sulco da grande Tradição da Igreja, como o Santo Padre Bento XVI – e todos os Papa pós-conciliares – tanto deseja! Esses jovens incômodos e esses movimentos críticos da bagunça aí presente que são sinais efetivos desse despertar! O DNA católico está vivo; nunca morrerá!

 


POSTADO: JOÃO PECEGUEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário