quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A vida só será respeitada no momento em que nos rendermos a sua beleza!

A vida só será respeitada no momento em que nos rendermos a sua beleza!

Blog dos teólogos
Sex, 11 de Novembro de 2011 06:10
"São insensatos por natureza todos os homens que ignoram a Deus, os que, partindo dos bens visíveis, não foram capazes de conhecer aquele que é; nem tampouco, pela consideração das obras, chegaram a reconhecer o Artífice." (Sb 13,1)
Deus-_Michelangelo_2Nossa! Que dizer além disso? Precisamos de mais Metafísica! Olhar além das aparências, buscar as essências e além delas o Criador! Que hoje, extasiados pela natureza que nos cerca possamos ver a beleza infinitamente superior de quem a Criou!
Acho que boa parte dos problemas do nosso mundo estão relacionados com nossa incapacidade de admirar a beleza e de se enamorar dela. Quando contemplamos por exemplo o mistério e a beleza de uma vida nascente - verdadeiro espetáculo misterioso e irrepetível que ocorre oculto aos olhos humanos no seio da mãe, mas que a ciência permite em parte contemplar - me pergunto como não nos enamoramos da beleza? Como não contemplar essa maravilha da natureza que se produz e desenvolve segundo desígnios para nós ainda de todo não revelados? Mais: como não pensar em Deus, verdadeiro realizador dessa magnífica obra humana? Como maquinar muitas vezes a destruição dessa beleza que não nos pertence, pois não a fizemos? Como pensar que destruí-la significa liberdade e bem? Como é possível transformar o que deveria ser amável em objeto de medo, de ameaça, de ódio a ponto de achar melhor sua eliminação que acolhida?
Estamos ainda muito enamorados do que somos capazes de fazer, das nossas próprias produções, que não podemos ver o Artífice maior? Nossa capacidade é somente análoga a d'Ele, nós transformamos e Ele faz do nada! Nosso olhar egoísta nos coloca cegos ao Criador e na medida que não o reconhecemos perdemos o sentido do que somos, pois nossa verdade depende essencialmente do reconhecimento d'Aquele que nos criou. A vida só será respeitada no momento em que nos rendermos a sua beleza!
Aos que se perderam num materialismo ou num naturalismo que não transcende a Escritura exorta: "Se, encantados por sua beleza, tomaram estas criaturas por deuses, reconheçam quanto o seu Senhor está acima delas: pois foi o autor da beleza quem as criou. Se ficaram maravilhados com o seu poder e a sua atividade, concluam daí quanto mais poderoso é aquele que as formou: de fato, partindo da grandeza e da beleza das criaturas, pode-se chegar a ver, por analogia, aquele que as criou." (Sb 13, 3-5). Que possamos buscar essa Beleza Criadora, possamos amá-la, seguí-la, comungá-la! Para que nos aproximando d'Ela possamos reconhecer verdadeiramente o que há de belo em nós, por nos assemelhar-mos a Ela.
Boa contemplação para todos!
Pe. Eduardo Peters

Nenhum comentário:

Postar um comentário