quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Rebanhão 2014 de 2 a 4 de Março, no Castelinho, São Luís do Maranhão




Nessa sexta-feira gorda de Carnaval começa também a programação do Carnaval Alternativo no estado do Maranhão. A Renovação Carismática Católica realizará durante esses dias mais de 20 Encontros de Carnaval, onde deverá reunir cerca de 100 mil pessoas durante os três dias de Carnaval. 

Todas as 12 Dioceses do Maranhão oferecerão esta opção de Carnaval diferente. Entre os mais expressivos, está o Rebanhão, em São Luís do Maranhão, que reunirá aproximadamente 30 mil pessoas durante os três dias de Carnaval. 

Ajude-nos a divulgar esta opção para as famílias viverem o período carnavalesco! 

Conto com você! Obrigada e que Deus abençoe seu trabalho! 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Aberta temperada dos Encontros de Carnaval na RCC do Maranhão
Estado com um dos carnavais mais tradicionais do Brasil é também terra dos tradicionais Encontros de Carnaval

Nessa sexta-feira, 28/2, as cidades de Chapadinha e Bacabal, no Maranhão, com os encontros “Arca da Aliança” e “Rebanhão de Carnaval 2014”, respectivamente, abrem a temporada dos Encontros de Carnaval da Renovação Carismática Católica (RCC) do estado. Durante esses dias de festa, até terça-feira de Carnaval, 3/3, serão mais de 20 eventos como este, que oferecerão uma alternativa de se viver esse período de festa no Brasil. Eles refletirão sobre um único tema: Unidade. E viveram como lema: “Reunidos num só corpo, pela força da Cruz” (Ef 2,16).

No Brasil inteiro, a RCC promove os Encontros de Carnaval como uma forma de oferecer uma opção diferente para se brincar de modo saudável e familiar. A maioria costuma oferecer versões infantis para os Encontros, onde são feitas programas específicas para as crianças.

Além dos Encontros para crianças, cada cidade costuma organizar o evento colocando um toque regional. Em alguns acontecem apenas as prévias dos Encontros de Carnaval, mas a maioria acontece concomitante ao período carnavalesco, como um Carnaval alternativo mesmo. Em Santa Inês, Caxias e Bacabal, o movimento organiza “blocos de rua” que tomam as vias da cidade puxados por trios elétricos. São os blocos: Tô na benção, Alegrai-vos e Arrastão pra Jesus, respectivamente. Em Coroatá, acontece a escolha da Garota e Garoto Rebanhão e na capital, São Luís, além do Rebanhão, tradicional Lava-Pratos de São José de Ribamar, também ganha um evento alternativo para divertir e fazer refletir quem participa.

“Estamos muito felizes porque nas 12 Dioceses do estado teremos Encontros de Carnaval”, exulta João Luiz Farias, presidente do Conselho Estadual da RCCMA. João Luiz participará como pregador em quatro desses Encontros: Santa Inês, Bacabal, Coroatá e Arquidiocese de São Luís do Maranhão.  Além dos Encontros oferecidos pelas cidades sede das Dioceses, algumas Dioceses terão até cinco Encontros de Carnaval. O que resultará em mais de 20 Encontros em todo o Estado do Maranhão, que reunirá cerca de 100 mil pessoas durante os três dias de Carnaval. Número formado majoritariamente por jovens, que a cada ano aderem a esses eventos.  

Nesse número estão os carismáticos e carismáticas dos mais de 200 grupos de oração, mas estão também os que participarão pela primeira vez dos Encontros de Carnaval, os membros de outros movimentos e pastorais, padres, religiosas e religiosos, seminaristas, simpatizantes do movimento e ainda aqueles e aquelas que preferem esta opção para viverem o Carnaval.

“Não se trata de promover eventos para quem não gosta de Carnaval, mas para os que não gostam do casamento da violência e excesso de álcool. O que infelizmente tem sido uma constante nas estatísticas que acompanham as notícias após o período carnavalesco”, explica Raynara Araújo, 19 anos, participante do Encontro de Carnaval Ressurgir, que acontece em Barra do Corda, Diocese de Grajaú. A Diocese de Grajaú possui em sua formação geográfico-religiosa a cidade de Presidente Dutra, lugar que ano passado, em pesquisa social, foi considerada a cidade mais violenta do Maranhão. Das trezentas cidades mais violentas do Brasil, Presidente Dutra, Imperatriz e São Luís são as três cidades do estado citadas na lista. Nas três cidades, acontecerão Encontros de Carnaval.  

Encontros de Carnaval da RCC no Maranhão
Para a maioria dos principais pólos de festa momesca você encontra um Encontro de Carnaval da RCC. Segue os nomes de alguns dos principais Encontros, com suas respectivas cidades, para os que desejam encontrar  uma opção diferente de viver esse período: “Alegrai-vos”, nas cidades de Balsas, Caxias e Arari; “Rebanhão”,  nas cidades de São Luís, Bacabal, Santa Inês, Buriticupu, Carolina, Pinheiro e Coroatá; “Carnaval com Cristo”, na cidade de Vitória do Mearim; “Ressurgir”, na cidade de Barra do Corda; “Encontro de Carnaval “ e 20ª Festa para o Rei Jesus, na cidade de Brejo e na cidade de Imperatriz, tem o Encontro de Carnaval mais antigo do Estado, Festival Minha Vida tem Sentido, que nesse ano completa 26 edições.

Os que passarão o carnaval em casa podem acompanhar o que está acontecendo nesses eventos pela fanpagefb.com/rccmaoficial, onde será postado informações sobre as Dioceses do Estado. Ou, se preferir, poderá ir direto na timeline dos Encontros de Carnaval. Quem acessar, ao clicar na cidade que deseja acompanhar, será direcionado para a página do facebook da cidade que está realizando o evento. Endereço da timeline www.rccma.com.br.

-- 
Virgínia Diniz - (98) 8321 7923 Tim/ 98* 8148 3366 Whatsapp
Coordenadora Estadual Ministério de Comunicação Social
Renovação Carismática Católica - RCC - Maranhão 
2014-2015