sábado, 25 de junho de 2011

MODELO DE PALESTRA DO BATISMO CATÓLICO

SÍMBOLOS DO BATISMO (popularmente conhecido como batizado)

1- O que significa o sinal da cruz que o padre traça na testa da criança?
* Cruz - É o primeiro dos símbolos a ser usado na cerimônia do batismo. O sinal da cruz é traçado na fronte do catecúmeno ou da criança que será batizada, pelo sacerdote, por seus pais e padrinhos. A cruz é o maior símbolo do cristianismo, pois ela nos lembra o motivo da nossa redenção e salvação, que foi a morte de Cristo.
2- O que significa o óleo que o padre coloca no peito e na testa da criança?
* No batismo o catecúmeno é ungido duas vezes. É usado o óleo do Crisma e do Batismo.
A primeira unção é no peito, com o óleo do Batismo. E significa que o cristão é revestido de força para viver a fé e de coragem para enfrentar as lutas e perseguições por causa da fé.
A segunda unção é na fonte ou na testa, com o óleo do Crisma. É sinal de consagração a Deus e a comunidade. O batizado é ungido na testa, lugar de honra e destaque. Não deve envergonhar-se de ser discípulo de Jesus Cristo. Pelo batismo assumimos a responsabilidade de prestar serviços a Deus e a comunidade.
3- O que é a pia batismal?
* Pia Batismal - Nas igrejas antigas (e até em igrejas modernas, pois este costume está sendo retomado) a Pia Batismal era colocada na porta de entrada do Templo Sagrado, para mostrar que o Batismo é de fato o Sacramento que nos introduz o fiel na vida da Igreja. Podemos comparar a Pia Batismal ao útero da mulher. O útero é o lugar onde se gera e se desenvolve a vida humana. É o lugar onde por meio do período da gestação o feto se desenvolve até a sua completa formação. Da mesma forma a Pia Batismal é o lugar aonde se gera filhos para Deus Pai e para a Mãe Igreja.




4- Por que se usa a água durante o batizado?
* Água - No Sacramento do Batismo, a água simboliza o banho de regeneração, ou seja, um banho de um novo nascimento. A água é o mais importante símbolo do batismo. É no batismo que morre a nossa vida velha e renasce a nossa a vida nova. A água nos lembra essa vida nova que recebemos de Cristo por meio do batismo. Pela água e pelo Espírito Santo somos lavados e redimidos de todas as nossas culpas.

5- Por que o Círio Pascal faz parte da cerimônia do batizado?
* Círio Pascal - O Círio Pascal é aquela vela bem grande e grossa que geralmente fica em destaque durante o Tempo da Páscoa. O Círio Pascal representa na celebração do Batizado representa a Luz de Cristo Ressuscitado que vence a escuridão da morte. O Círio é preparado todos os anos na Celebração da Vigília Pascal e permanece sempre aceso durante o Tempo da Páscoa, por lembrar a luz do Senhor que vive e reina. Ao longo do ano o Círio Pascal é aceso em todas as celebrações do Batismo, por simbolizar a fé. O cristão batizado é uma nova Luz que brilha no mundo em nome de Cristo. Assim como a vela tende a difundir em torno de si a luz e o seu calor, também o cristão, membro de Cristo e da Igreja pelo batismo, deve difundir em torno de si o Reino de Deus, pois Jesus nos disse: "Eu sou a luz do mundo!".

6- Por que a criança se veste de branco no batizado?
* Veste Branca - A veste branca significa a graça que o catecúmeno acabou de receber. Representa uma vida nova no amor, na justiça, na fraternidade, na igualdade e na conversão. O branco é o símbolo da paz e da vitória. É também símbolo da pureza. Quem recebe o batismo está purificado em Cristo, revestido de Cristo para ser anunciador da paz. É símbolo também da dignidade e da fidelidade do cristão.
É costume os pais já trazerem seus filhos vestidos de branco para serem batizados, mas mesmo assim o padre coloca rapidamente sobre a criança uma veste branca, para acentular o simbolismo acima descrito.
7- Por que se usava o sal no batizado?
* O Sal - Não mais usado hoje em dia, mas com um significado muito bonito. Era costume na Liturgia antiga do Batismo, após a entrega da vela acesa, o Sacerdote colocar um pouquinho de sal na boca da criança. O sal representa o sabor com o qual o cristão deve temperar o mundo. O mundo necessita do sabor de Deus, e cada batizado tem a responsabilidade de ser "Sal da terra!" como Jesus pediu.
(fonte do texto do nº 1 ao 7 - www.santaluziagardenia.org.br)
8- Alguns dizem erradamente: "Quero que o meu filho(a) só seja batizado depois de grande, para que ele mesmo escolha a sua fé!"
Nós, católicos, desejamos que nossos filhos sejam o quanto antes incorporados a Cristo e à Sua Igreja, fazendo parte do povo de Deus. Por isso, seguindo uma tradição de séculos, levamos nossas crianças ainda pequenas à pia batismal. O batismo também é conhecido como Sacramento da Iniciação Cristã, ou seja, quando se dá o primeiro passo para que alguém se torne um cristão autêntico.
Nenhum de nós deixa seus filhos serem criados sem qualquer educação e sem aprender o que é o bem e o mal, alegando que quando eles crescerem saberão por si só discernir o certo do errado. Por este motivo, desde pequenos nós os vamos alertando, ensinando e educando, para que depois de grandes e adultos possam viver dignamente em sociedade e se tornem pessoas de bem.
O mesmo deve ser aplicado à religião. Ninguém pode deixar de batizar seu filho ainda pequeno, sob a alegação de que no futuro a criança decidirá se quer ou não ser católico. É por isso que no batismo os pais e padrinhos se comprometem diante da Igreja a educar na fé cristã aquele que está sendo batizado. Depois, quando a criança se tornar um adolescente, poderá conscientemente optar pela fé cristã, católica, pedindo para ser crismado.  Sobre o crisma nós falaremos em um próximo artigo.

9- Quais os documentos necessários para ser batizado?
- Registro de nascimento da criança ou do adulto a ser batizado.
- Comprovante de preparação dos pais e padrinhos (adquirido após a participação, em geral, em dois encontros na Paróquia).
- Certidão de casamento do Religioso dos pais e dos padrinhos (caso não sejam casados procurar orientação com o Padre).

10 - Quem pode ser padrinho de batismo?
- Quem tem consciência  da missão que está abraçando;
- Quem quer ser luz e fermento em toda a vida da criança ou do adulto a ser batizado;
- Os Solteiros maiores de 16 anos, 
católicos;
- Os Casados na 
Igreja Católica (basta trazer a certidão de casamento no religioso);
- Queremos lembrar que ser padrinho ou madrinha não é um prêmio, mas sim um compromisso para toda vida.

CONFORME O DIREITO CANÔNICO EXPLICA:
872 Ao batizando (aquele que vai ser batizado), enquanto possível, seja dado um padrinho, a quem cabe acompanhar o batizando adulto na iniciação cristã e, junto com os pais, apresentar ao batismo o batizando criança. Cabe também a ele ajudar que o batizado leve uma vida de acordo com o batismo e cumpra com fidelidade as obrigações inerentes.
873 Admite´se apenas um padrinho ou uma só madrinha, ou também um padrinho e uma madrinha.
874 § 1. Para que alguém seja admitido para assumir o encargo de padrinho, é necessário que:
1° ´ seja designado pelo batizando, por seus pais ou por quem lhes faz as vezes, ou, na falta deles, pelo próprio pároco ou ministro, e tenha aptidão e intenção de cumprir esse encargo;
2° ´ Tenha completado dezesseis anos de idade, a não ser que outra idade tenha sido determinada pelo Bispo diocesano, ou pareça ao pároco ou ministro que se deva admitir uma exceção por justa causa;
3° ´ seja católico, confirmado, já tenha recebido o santíssimo sacramento da Eucaristia e leve uma vida de acordo com a fé e o encargo que vai assumir;
4° ´ não tenha sido atingido por nenhuma pena canônica legitimamente irrogada ou declarada;
5° ´ não seja pai ou mãe do batizando.
uma comunidade e zelar para que o(a) afilhado(a) leve uma vida cristã digna do seu batismo.
(fonte do número 14: www.basilicadocarmocampinas.org.br

EXPLICAÇÕES DO DIREITO CANÔNICO
96 ´ Pelo batismo o homem é incorporado à igreja de Cristo e nela constituído pessoa, com os deveres e os direitos que são próprios dos cristãos, tendo´se presente a condição deles, enquanto se encontram na comunhão eclesiástica, a não ser que se oponha uma sanção legitimamente infligida.
204 § 1. Fiéis são os que, incorporados a Cristo pelo batismo, foram constituídos como povo de Deus e assim, feitos participantes, a seu modo, do múnus sacerdotal, profético e régio de Cristo, são chamados a exercer, segundo a condição própria de cada um, a missão que Deus confiou para a Igreja cumprir no mundo.
849 ´ O batismo, porta dos sacramentos, necessário na realidade ou ao menos em desejo para a salvação, e pelo qual os homens se libertam do pecado, se regeneram tornando´se filhos de Deus e se incorporam à Igreja, configurados com Cristo mediante caráter indelével, só se administra validamente através da ablução com água verdadeira, usando´se a devida fórmula das palavras.
865 § 1. Para que o adulto possa ser batizado, requer´se que tenha manifestado a vontade de receber o batismo, que esteja suficientemente instruído sobre as verdades da fé e as obrigações cristãs e que tenha sido provado, por meio de catecumenato, na vida cristã; seja também admoestado para que se arrependa de seus pecados.  (fonte: Código de Direito Canônico)

11- Quando marcar o batizado?
- Somente depois que TODA a documentação estiver em ordem, comparecer na Secretaria da sua Paróquia para marcar.
12- Quais os requisitos para pedir o batismo?
- Ter fé no Sacramento do Batismo;
- Querer viver esta fé em 
Jesus Cristo, na comunidade e com os outros;
- Que seja fundada a esperança de que a pessoa batizada será educada na fé católica pelos pais, padrinhos e comunidade;
- Crianças Maiores de 7 anos deverão fazer primeiro a Catequese. Assim, receberão o batismo junto com a Primeira Comunhão.
- Pais e padrinhos deverão participar da preparação na sua Paróquia.
(fonte do texto dos nº 9 ao 12, com algumas modificações para uma melhor compreensão: www.saojudas.org.br)
13- Quantos padrinhos e madrinhas de batismo uma pessoa pode ter?
1casal ,  apenas um padrinho e uma madrinha.
14- Como devem ser escolhidos os padrinhos?
Os pais devem arrumar padrinhos para os filhos e não compadres para si. Devem pensar na vida cristã da criança e não nas conveniências de amizade e compadrio. A  função de padrinhos não é meramente honorífica, mas é  uma função de tomar a seucargo o acompanhamento da criança na vida de fé.
Os padrinhos têm como dever, ou seja, devem: ter mais de dezesseis anos de idade, devem ser católicos e terem sido batizados e possivelmente crismados, devem levar uma vida de acordo com a fé dando bom exemplo, devem participar da vida da Igreja.


Passagens Bíblicas sobre batismo:

(MT 28,18-20) ENSINAMENTOS  E MISSÃO DO BATISMO
 (AT 16,15.29-33) FAMÍLIAS INTEIRAS ,INCLUSIVE CRIANÇAS...
 (SALMO 50,7(51,7)  E ROM 5,19) PECADO ORIGINAL
(AT 10,47-48) INGRESSO NA IGREJA
A. ASPECTOS TEOLÓGICOS

4. “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura. Aquele que crer e for batizado será salvo; o que não crer será condenado” (Mc 16,15-16). Obedientes a este mandato do Senhor (Mt 28,19-20), os apóstolos batizavam os que acolhiam a Palavra (At 2,41; 8,12-38; 9,18; 10,48; 16,15.33; 18,8; 19,5). O batismo, em realidade ou ao
menos em desejo, é necessário para a salvação (cf. cân. 849).
5. Batismo (do grego, baptizein) quer dizer mergulhar. O mergulho nas águas batismais lembra o sepultamento do catecúmeno na morte de Cristo e seu nascimento como “nova criatura” (2Cor 5,17; Gl 6,15). O sacramento do batismo é também chamado “banho da regeneração e da renovação no Espírito Santo” (Tt 3,5).
6. O batizado renasce como filho de Deus e da Igreja (Gl 4,6), membro de Cristo (1Cor 6,15; 12,12-13) e templo do Espírito Santo (1Cor 3,16; 6,19), livre do pecado original e de todos os pecados pessoais.
7. O batismo imprime um caráter indelével da pertença a Cristo (cf. cân. 849), um sinal espiritual que nenhum pecado pode apagar. O
batismo é dado para sempre e não pode ser repetido (cf. Catecismo da Igreja Católica, 1272).
8. Congregados em comunidade pelo batismo, os cristãos são instruídos na palavra de Deus, alimentados pela eucaristia e animados na prática da caridade e dos compromissos cristãos.
9. O batismo é o sacramento da resposta do ser humano à proposta de Deus, que inclui o compromisso de continuar a obra missionária de Jesus Cristo (Mt 28,19; At 5,42; LG 17). No batismo de criança, os pais e padrinhos dão, em seu nome, a resposta de fé e assumem o compromisso de educá-la na fé cristã.
10. O batismo torna o cristão sinal e instrumento de salvação no meio dos homens (1Pd 2,9; LG 9; GS 32.40). A vida divina que recebemos no batismo cresce e produz frutos quando assumimos o compromisso de seguir Jesus Cristo, no serviço, especialmente aos mais pobres, na abertura ao diálogo, na preocupação constante de anunciar a boa nova do reino de Deus e de testemunhar a todos a comunhão.
 Outras Leituras:
(São Mateus 3,7),(São Mateus 21,25),(São Marcos 1,4),(São Marcos 10,38),(São Marcos 10,39),(São Marcos 11,30),(São Lucas 3,3),(São Lucas 7,29),(São Lucas 7,30),(São Lucas 12,50),(São Lucas 20,4),(Atos dos Apóstolos 1,22), (Atos dos Apóstolos 8,12),(Atos dos Apóstolos 10,37),(Atos dos Apóstolos 10,47),(Atos dos Apóstolos 13,24),(Atos dos Apóstolos 18,25),(Atos dos Apóstolos 19,3),(Atos dos Apóstolos 19,4),(Atos dos Apóstolos 22,16),(Romanos 6,4),(Efésios 4,5),(Efésios 5,26),(Colossenses 2,12), (Tito 3,5),(Hebreus 6,2), (Hebreus 10,22), (I São Pedro 3,21),MC 1 ,8-10 ; AT 2, 3-4; AT 16,31; EF 4 ,30; EF 4,25; 1 COR 12,13; 1 COR 6,19 ; HEB 13,17...
TODAS ESTAS ESCRITURAS DÃO FUNDAMENTO AO BATISMO CATÓLICO

2 comentários: