"Chamamos de "Padres da Igreja" (Patristica) aqueles grandes homens da Igreja, aproximadamente do século II ao século VII, que foram do oriente e no ocidente como que " Pais" da Igreja, no sentido de que foram eles que firmaram os conceitos da nossa fé, enfrentaram muitas heresias e, de certa forma foram responsáveis pelo que chamamos hoje de Tradição da Igreja; sem dúvida, são a sua fonte mais rica". (Prof. Felipe Aquino).
Vamos apresentar alguns Padres da Igreja:
São Clemente de Roma (+ 102) - Papa (88-97), foi o terceiro sucessor de São Pedro, nos tempos dos imperadores romanos Domiciano e Trajano. No depoimento de Santo Irineu "ele viu os apóstolos e com eles conversou, tendo ouvido diretamente a sua pregação e ensinamento ". (Contra as heresias)
Santo Inácio de Antioquia(+110) - foi o terceiro bispo da importante comunidade de Antioquia, fundada por São Pedro. Conheceu pessoalmente São Paulo e São João. Sob o imperador Trajano, foi preso e conduzido a Roma onde morreu nos dentes dos leões no Coliseu. A caminho de Roma escreveu Cartas as Igrejas de Éfeso, Magnésia, Trales, Filadélfia, Esmirna e ao bispo São Policarpo de Esmirna. Na carta aos esmirnenses, aparece pela primeira vez a expressão "Igreja Católica ".
Aristides de Atenas (130) - foi um dos primeiros apologistas cristãos; escreveu a sua Apologia ao imperador romano Adriano, falando da vida dos cristãos.
Sao Militão de Sardes (+177) - foi bispo de Sardes, na Lídia, um dos grandes laminares da Ásia Menor. Escreveu a Apologia, dirigida ao imperador Marco Aurélio.
Boa noite irmãos em Cristo Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário