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sexta-feira, 30 de julho de 2010

Imaculada Conceição e Pureza de Nossa Senhora

Imaculada Conceição e Pureza de Nossa Senhora

Marcos Henrique 




Livro de Jó (Incerteza: XVI a.C. – X. a.C.)

“Quem fará sair o puro do impuro? Ninguém.” (Jó 14:4)

Salomão (1009 a 922 a.C.)

"Tu és toda formosa, meu amor, não há mancha em ti" (na Vulgata: "Tota pulchra es, amica mea, et macula non est in te"[5]) (Cântico dos Cânticos 4,7)

“Jardim fechado e fonte selada” (Ct 4,12)

Comentário: Podendo o Espírito Santo criar Sua Esposa toda bela e pura, é claro que assim o fez.

Apóstolo São Paulo (Tarso, c. 9 — Roma, c. 64)

"Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação" (Hb 9,11)

Nota: Maria é considerada a Arca da Nova Aliança (Apocalipse 11:19).

São Marcos (Copta c.10 a.c. — Alexandria, 25 de Abril de 68d.C.)

"Lembremo-nos, sobretudo, da Santíssima, intemerata e bendita Senhora Nossa, a Mãe de Deus e sempre Virgem Maria". (Liturgia que deixou às igrejas do Egito)

Nota: intemerata é sem mancha, pura, inviolável.

Liturgia dos Etíopes (séc. I)

“Alegrai-vos, Rainha, verdadeiramente Imaculada, alegrai-vos, glória de nossos pais.”
“Pelas preces e a intercessão que faz em nosso favor Nossa Senhora, a Santa e Imaculada Virgem Maria.".

São Tiago Menor (anos 42 a 62 d.C) – Escritor da Epístola canônica de São Tiago do Novo Testamento

"Fazemos memória de nossa Santíssima, Imaculada, e gloriosíssima Senhora Maria, Mãe de Deus e sempre Virgem" (São Tiago Menor, S.jacob in Liturgia sua).

"Prestemos homenagem, principalmente, a Nossa Senhora, a Santíssima, Imaculda, e abençoada acima de todas as criaturas, a gloriosíssima Mãe de Deus, sempre Virgem Maria" (São Tiago Menor, S.jacob in Liturgia sua).

Santo André (século I d.C.)

"Tendo sido o primeiro homem formado de uma terra imaculada, era necessário que o homem perfeito nascesse de uma Virgem igualmente imaculada, para que o Filho de Deus, que antes formara o homem, reparasse a vida eterna que os homens tinham perdido" (Santo André, Cartas dos Padres de Acaia).

São Justino Mártir (103–165)

"[Jesus] became man by the Virgin so that the course which was taken by disobedience in the beginning through the agency of the serpent might be also the very course by which it would be put down. Eve, a virgin and undefiled, conceived the word of the serpent and bore disobedience and death. But the Virgin Mary received faith and joy when the angel Gabriel announced to her the glad tidings that the Spirit of the Lord would come upon her and the power of the Most High would overshadow her, for which reason the Holy One being born of her is the Son of God. And she replied ‘Be it done unto me according to your word’ [Luke 1:38]" (Dialogue with Trypho the Jew 100 [A.D. 155])

Santo Irineu de Lyon (ca. 130 — 202d.C.)

“Como por uma virgem desobediente foi o homem ferido, caiu e morreu, assim também por meio de uma virgem obediente à palavra de Deus, o homem recobrou a vida. Era justo e necessário que Adão fosse restaurado em Cristo, e que Eva fosse restaurada em Maria, a fim de que uma virgem feita advogada de uma virgem, apagasse e abolisse por sua obediência virginal a desobediência de uma virgem.” (Against Heresies 4:19:2 [A.D. 189]).

Santo (?) Hipólito de Roma (170?-c.235)

"Ele (=Jesus) era a arca composta por madeira incorruptível. Com efeito, o seu tabernáculo (=Maria) era isento da podridão e corrupção" (Santo Hipólito de Roma, Orat. Inillud. 220 DC).

"O Cristo foi concebido e tomou o seu crescimento de Maria, a Mãe de Deus toda pura [...] Como o Salvador do mundo tinha decretado salvar o gênero humano, nasceu da Imaculada Virgem Maria"

Escrito “The Ascension of Isaiah” (Apócrifo) – (Séc I ou séc II)

"[T]he report concerning the child was noised abroad in Bethlehem. Some said, ‘The Virgin Mary has given birth before she was married two months.’ And many said, ‘She has not given birth; the midwife has not gone up to her, and we heard no cries of pain’" (Ascension of Isaiah 11 [A.D. 70]).

Orígenes (Alexandria, Egipto, c. 185 — Cesaréia, ou, mais provavelmente, Tiro, 253)

"Esta Virgem Mãe do Unigênito de Deus chama-se Maria, digna de Deus, imaculada das imaculadas, sem par" (Origines, Homilia 1. 280 DC).

"Este menino não precisa de Pai na terra, porque tem um pai incorruptível no céu; não precisa de Mãe no Céu, porque tem uma Mãe Imaculada e casta na terra, a Virgem Bem-aventurada, Maria". (Sermões sobre São José)

Escrito “The Odes of Solomon” (I-III séc dC.)

"So the Virgin became a mother with great mercies. And she labored and bore the Son, but without pain, because it did not occur without purpose. And she did not seek a midwife, because he caused her to give life. She bore as a strong man, with will . . . " (Odes of Solomon 19 [A.D. 80]).

Santo Efrém, o sírio, doutor da Igreja (Nisibi, 306 - Edesa, 373)

"You alone and your Mother are more beautiful than any others, for there is no blemish in you nor any stains upon your Mother. Who of my children can compare in beauty to these?" (Nisibene Hymns 27:8 [A.D. 361]).

"Somente Vós (=Cristo) e vossa Mãe sois mais belos do que qualquer outro ser. Em ti, Senhor, não há mancha alguma; na tua Mãe nada de feio existe" (Éfrem da Síria, Garmina Nisibena 27,8.).

São Cirilo de Jerusalém, doutor da Igreja (315 - 386)

"Que arquiteto, erguendo uma casa de moradia, consentiria que seu inimigo a possuísse inteiramente e habitasse?" (São Cirilo de Jerusalém, 208 DC).

Santo Ambrósio de Milão, doutor da Igreja (Trier, Alemanha 340 - 4 de abril de 397)

"Maria, uma virgem não profanada, Virgem tornada inviolável pela graça, livre de toda mancha do pecado" (Santo Ambrósio de Milão, Sermão 22,30. 317 DC).

Santo Agostinho, doutor da Igreja (Tagaste, 13 de novembro de 354 — Hipona, 28 de agosto de 430)

"Nem se deve tocar na palavra 'pecado' em se tratando de Maria; e isto em respeito Àquele de quem mereceu ser a Mãe, que a preservou de todo pecado por sua graça" (Santo Agostinho, Sermão 215,3. 325 DC).

"Não entregamos Maria ao diabo por condição original pois afirmamos que sua própria condição original se anula pela graça da redenção." (Santo Agostinho, Contra Juliano 4. 325 DC)."

"Exceto a Santa Virgem Maria, da qual não quero, por honra do que é devido ao Senhor, suscitar qualquer questão ao se tratar de pecados, pois sabemos que lhe foi concedida a graça para vencer por todos os flancos o pecado, porque mereceu ela conceber e dar à luz a quem não teve pecado algum. Exceto, digo a esta Virgem, se tivéssemos podido congregar todos os santos e santas que aqui viviam e perguntássemos se jamais tinham pecado, o que teriam respondido? (...) Não é verdade que teriam unanimemente exclamado: 'Se dissermos que não pecamos, enganamo-nos, e a verdade não está em nós'?" (Santo Agostinho, De Natura et Gratia 36,42. 325 DC).

São João Damasceno, doutor da Igreja (†749)

“Há, porém, entre a Mãe de Deus e os servos de Deus uma infinita distância” (GM, p. 211).

São Anselmo, bispo e doutor da Igreja (†1109)

“Deus, que pôde conceder a Eva a graça de vir ao mundo imaculada, não teria podido concedê-la também a Maria?”
“A Virgem, a quem Deus resolveu dar Seu Filho Único, tinha de brilhar numa pureza que ofuscasse a de todos os anjos e de todos os homens e fosse a maior imaginável abaixo de Deus” (GM, p. 212).

São Bernardino de Sena (†1444)

“Antes de toda criatura fostes, ó Senhora, destinada na mente de Deus para Mãe do Homem Deus. Se não por outro motivo, ao menos pela honra de seu Filho, que é Deus, era necessário que o Pai Eterno a criasse pura de toda mancha” (GM, p. 210).

São Tomas de Vilanova (†1555)

“Nenhuma graça foi concedida aos santos sem que Maria a possuísse desde o começo em sua plenitude” (GM, p. 211).

Santo Afonso Maria de Ligório (1696 – 1787)

“Maria tinha de ser medianeira de paz entre Deus e os homens. Logo, absolutamente não podia aparecer como pecadora e inimiga de Deus, mas só como Sua amiga, toda imaculada” (Glórias de Maria, p. 209). E ainda: “Maria devia ser mulher forte, posta no mundo para vencer a Lúcifer, e portanto devia permanecer sempre livre de toda mácula e de toda a sujeição ao inimigo” (idem, p. 209).

Nossa Senhora das Graças (1830)

"Oh Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós"

Papa Pio IX (Senigallia, 13 de Maio de 1792 - Roma, 7 de Fevereiro de 1878).

“Em honra da santa e indivisa Trindade, para decoro e ornamento da Virgem Mãe de Deus, para exaltação da fé católica, e para incremento da religião cristã, com a autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados Apóstolos Pedro e Paulo, e com a nossa, declaramos, pronunciamos e definimos a doutrina que sustenta que a beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original, essa doutrina foi revelada por Deus e, portanto, deve ser sólida e constantemente crida por todos os fiéis.” (Bula Ineffabilis Deus - 1854)

Nossa Senhora de Lourdes (1858)

“Eu sou a Imaculada Conceição”.

Fontes:

1. http://www.lepanto.com.br/dados/ApMariaIC.html
2. http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?id=&e=11246
3. www.wikipedia.com.br
4. http://www.catholic.com/library/Mary_Full_of_Grace.asp
5. http://www.veritatis.com.br/apologetica/maria-santissima/530-a-imaculada-conceicao
6. http://confradepaulo.blogspot.com/2008/03/imaculada-conceio.html


fonte: http://gloriasanctatrinitas.blogspot.com/

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