terça-feira, 21 de abril de 2015

Maranhão reúne coordenadores e núcleos de serviço em um grande grupo de oração

alt


Um grande grupo de oração e o maior na história da Renovação Carismática Católica do Estado do Maranhão, formado pelos mais de 340 grupos de oração cadastrados no Sistema de Apoio à Vida Carismática (Savic), aconteceu nesse final de semana, 18 e 19 de abril, em São Luís (MA). O núcleo desse grupo de oração foi o Conselho Estadual da RCC Maranhão que, em escuta profética discerniu, durante a 4ª Assembleia estadual da RCC em dezembro de 2014, que era preciso reunir coordenadores e núcleos de serviço do Estado para um tema pulsante no movimento: “Grupo de oração, amor de Deus em ação”.

Como pregadores desse grande grupo de oração, estava a presidente do conselho nacional da RCCBRASIL, Katia Roldi Zavaris, o presidente do conselho estadual da RCC Maranhão, João Luiz Farias, e os presidentes dos conselhos diocesanos de São Luís do Maranhão e de Imperatriz, Raphael Schliebe e José de Ribamar Bernardo, respectivamente.

“Deus traz um tempo novo para o nosso estado!”. Essas foram as palavras de João Luiz, no encerramento do encontro, na manhã de domingo (19), apoiado na moção: “Eis que estou fazendo coisas novas, estão surgindo agora e vós não percebeis? Sim, no deserto eu abro um caminho, rasgo rios na terra seca” (Is 43,19).

Durante as pregações, sempre voltadas para a vida de serviço e compromisso dos coordenadores e núcleos de grupo de oração, seguindo um roteiro inspirado pelo Espírito Santo para todos os encontros nessa temática para a RCC do país, Katia Zavaris animava os coordenadores e núcleos: “O grupo de oração foi a dinâmica escolhida por Deus para  o movimento da Renovação Carismática Católica!”.

alt

A presidente do conselho nacional testemunhou partilhas feitas por Patty Mansfield, precursora do movimento carismático e uma das participantes do retiro histórico em  Duquesne, que deu origem à RCC no mundo. Ela falou sobre a gênese dos grupos de oração carismáticos, em 1967, e do quanto, naquele primeiro momento, eles precisaram enfrentar desafios para RCC chegar ao que representa hoje: uma grande corrente de graças para a Igreja. “Patty partilhava comigo que eles – o grupo de jovens universitários, professores e funcionários de Duquesne – chegaram a ser proibidos, sob pena de expulsão, de se reunirem em grupos de oração para orar e pedir o Espírito Santo”, relata Katia, que acrescenta: “Vejam, meus irmãos, o quanto nossos predecessores passaram para poderem  se reunir em grupos de oração!”. Hoje, por ocasião do jubileu de 50 anos da RCC no mundo, Patty Mansfield foi convidada a pregar na universidade onde, naquela época, foi ameaçada de expulsão, caso participasse das reuniões do grupo de oração.alt

A alegria no rosto dos participantes – mais de 1.300 líderes – confirmava a profecia recebida pelo conselho estadual, durante a primeira assembleia estadual de 2015, quando o “núcleo” desse grande grupo de oração estadual, se reuniu para orar e planejar esse encontro, para o qual Deus prometia uma “alegria incontida”.

Além das palavras de motivação, houve também exortações necessárias e o pedido de que os núcleos de grupos de oração cumpram seu dever de forma digna, buscando o Pentecostes perene e a conversão constante. Viver a reconciliação, o perdão, o amor pelo serviço do Senhor. E lembrou o testemunho de Santa Lúcia Filippini, que dizia: “Desejaria ardentemente multiplicar-me para dizer a todas as pessoas: amai a Deus, amai a Deus, amai a Deus!”. Que deveria ser o desejo de todo servo de grupo de oração.

Ao falar sobre os resultados do encontro para a RCC do estado, João Luiz Farias, declarou estar feliz com os resultados e confiante na multiplicação da graça do que foi prometido durante o final de semana: “Estou muito alegre por tudo o que Deus fez. São João, no Evangelho, diz que os discípulos se alegraram ao ver o Senhor. Nós também nos alegramos, porque vimos o Senhor! E também creio, que os nossos grupos de oração nunca mais serão os mesmos. E tomamos posse da profecia que Katia (Presidente da RCCBRASIL) proclamou: ‘seremos multiplicados’”.

Vivendo os três momentos essenciais de qualquer grupo de oração carismático, reunião de núcleo, reunião de oração e grupo de perseverança, podemos dizer que agora os grupos irão viver a perseverança, cada um em suas Dioceses e serão testemunhas do que viram e ouviram do Senhor.

Fonte: Ministério de Comunicação Social RCC MA