quinta-feira, 30 de abril de 2015

Devoção ao Sagrado Coração de Jesus

Devoção ao Sagrado Coração de Jesus




A devoção ao Sagrado Coração de Jesus surgiu no século XVII, quando Santa Margarida Maria de Alacoque, que era religiosa e vivia em um convento, recebeu a visita de Nosso Senhor, que apareceu a ela três vezes. A primeira foi em dezembro de 1673, a segunda em 1674 e a terceira em 1675, quando Jesus manifestou-se lhe com o peito aberto e apontando com o dedo seu Coração, exclamou:
"Eis o Coração que tem amado tanto aos homens a ponto de nada poupar até exaurir-se e consumir-se para demonstrar-lhes o seu amor. E em reconhecimento não recebo senão ingratidão da maior parte deles".
Durante essas aparições, Jesus fez 12 grandes promessas às pessoas que fossem devotas de seu Coração Misericordioso e que participassem da Santa Eucaristia, comungando pela reparação dos pecados, toda primeira sexta-feira de cada mês, durante nove meses consecutivos.
Depois, em 11 de junho de 1899, o Papa Leão XIII consagrou todo o gênero humano ao Sagrado Coração de Jesus, afirmando ser esse o maior ato de todo o seu pontificado.
Dessa forma, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus difundiu-se por todo o mundo e foi recomendada por muitos Papas da Igreja. Muitos Santos, como São Francisco de Assis, Santo Inácio de Loyola, Santa Tereza D’Avila e outros, dedicaram terna devoção, admiração e adoração ao Sagrado Coração de Jesus.
Sua festa é comemorada na primeira sexta-feira após a festa de Corpus Christi, na oitava da Páscoa e todo o mês de junho, é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus.
Em todas as Igrejas nas primeiras sextas-feiras, se fazem atos solenes de reparação, para estimular os cristãos e retribuir com amor tantas e tão grandes provas de amor que Jesus fez e faz por toda a humanidade. Devem ser dias de reparação pela frieza, desprezo e sacrilégios, que muitas vezes sofreu na Eucaristia, por parte dos maus cristãos e dos que não acreditam em Jesus Cristo.
Hoje, o movimento do Apostolado da Oração ao Sagrado Coração de Jesus zela por essa devoção e a propaga pelo mundo todo.
Para que esta devoção acontecesse Jesus pede que seja feita:
a)     Consagração de um dia especial à festa do seu Sagrado Coração, na sexta-feira imediata à oitava do Santíssimo Sacramento.
b)    Meditação durante uma hora inteira, na quinta-feira  que precede a primeira sexta-feira de cada mês, sobre os sofrimentos de Jesus no Horto das Oliveiras.
c)     Recebimento, piedosamente preparado, da Sagrada Eucaristia, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos,.
d)    Entronização solene da imagem do Sagrado Coração de Jesus em cada casa, para aí ser venerada por todos os que nela habitam.
Para que dessa devoção pudessem os homens colher as mais abundantes graças Nosso Senhor lhes fez, através de Santa Margarida Maria, as doze promessas:
1ª Promessa: Eu lhes darei as graças necessárias para cumprirem os deveres de seu estado.
"Sem Mim, disse Jesus, nada podeis fazer" (JO 15,5).
2ª Promessa: Eu darei paz às suas almas.
"Eu vos deixo a minha paz, eu vos dou a minha paz" (JO 14,27).
3ª Promessa: Eu os consolei em todas as suas aflições.
"Vinde a mim os que padeceis e andais angustiados, e eu vos aliviarei" (Mt 11,28).
4ª Promessa: Serei refúgio seguro durante a vida, e, sobretudo na hora da morte.
"Não vos deixarei órfãos"(Jo 14,18). "Tomar-vos-ei comigo, para que onde eu estou vós estejais também" (JO 14,3).
5ª Promessa: Derramarei abundantes bênçãos sobre seus empreendimentos.
"Poderoso é também para cumprir o que prometeu" (Rm 4,21).
6ª Promessa: Os pecadores acharão em Meu Coração a fonte e o oceano infinito de misericórdia.
"Quero a misericórdia e não sacrifícios; porque eu não vim chamar os justos, mas os pecadores" (Mt 9,13).
7ª Promessa: As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas.
"Vim para que tenham a vida, e a tenham em abundância"(JO 10,10).
8ª Promessa: As almas fervorosas elevar-se-ão rapidamente à grande perfeição.
"Sede perfeitos como é o vosso Pai do céu"(Mt 5,48).
9ª Promessa: Abençoai os lares onde for exposta e honrada a Imagem do Meu Coração.
"Hoje entrou a salvação nesta casa" (Lc 19,9).
10ª Promessa: Darei os sacerdotes a graça de comoverem os corações mais endurecidos.
"Muito lhe foi perdoado porque muito amou" (Lc 7, 47).
11ª Promessa: As pessoas que propagarem esta devoção terão seu nome escrito para sempre no Meu Coração, e dele jamais será apagado.
"Eu não apagarei o seu nome do livro da vida, e o confessarei diante de Meu Pai e dos seus anjos" (Ap 3,5).
12ª Promessa: A GRANDE PROMESSA
"Eu prometo, na excessiva misericórdia do meu coração, dar penitência final a todos os que comungarem na primeira sexta-feira em nove meses consecutivos... eles não morrerão no meu desagrado, nem sem receber os Sacramentos, tornando-se meu Coração refúgio para eles na última hora.”
A certeza do Paraíso. Essa é a grande promessa de Nosso Senhor para os consagrados a seu Sagrado Coração.
O devoto do Sagrado Coração não morrerá no desagrado de Deus.
É possível que o devoto morra sem receber os últimos sacramentos? Sim, se não houver a necessidade de recebê-los. Mas, caso os sacramentos lhe sejam necessários para alcançar a Salvação, certamente os receberá.
E se a pessoa se desviar, perdendo sua devoção? Jesus é fiel em suas promessas. Essa alma certamente receberá Dele a graça da penitência final. Ademais, dificilmente uma pessoa que tenha a devoção ao Sagrado Coração de Jesus se afastará de seus caminhos.
E quem faz as 9 sextas feiras somente na intenção de garantir o céu? Ora, isso não seria uma devoção e sim outro sacrilégio que muito ofenderia Nosso Senhor!

Como praticar essa devoção
As 9 Primeiras Sextas Feiras – preparação à consagração
1º Receber a Santa Comunhão, na primeira sexta feira de cada mês, por 9 meses consecutivos. Participar da Santa Missa (completa). Sem a Santa Missa não há Eucaristia.
2º Aproximar-se da Sagrada Mesa, não só em estado de graça e sem más intenções, mas também com a intenção de honrar de modo especial o Sagrado Coração de Jesus, que pediu estas comunhões em reparação da ingratidão e do abandono de que é vítima por parte de tantas almas.
3º Renovar em cada comunhão a intenção de cumprir a devoção das primeiras sextas feiras a fim de obter o fruto da Grande Promessa, isto é, da penitência final.
Oração para todas as Sextas-feiras

Jesus meu, vos dou meu coração..., Consagro-vos toda minha vida..., em vossas mãos ponho a eterna sorte de minha alma... e vos peço a graça especial de fazer minhas nove primeiras sextas-feiras com todas as disposições necessárias para ser participante da maior de vossas promessas, a fim de ter a sorte de voltar um dia a ver-vos no céu. Amém.

Primeira Sexta-Feira: Eu te prometo, na excessiva misericórdia de meu coração, que meu amor onipotente concederá a todos os que comunguem nas primeiras sextas-feiras de mês, durante nove meses consecutivos, a graça da penitência final, e que não morram em minha desgraça, nem sem receber os Santos Sacramentos, assegurando-lhes minha assistência na hora final. 
Oh! bom Jesus, que prometestes assistir em vida, e especialmente na hora da morte, a quem invoque com confiança vosso Divino Coração! Vos ofereço a comunhão do presente dia, a fim de obter por intercessão de Maria Santíssima, vossa Mãe, a graça de poder fazer este ano as nove primeiras sextas-feiras que devem ajudar-me a merecer o céu e alcançar una santa morte. Amém.

Segunda Sexta-Feira: Lhes darei todas as graças necessárias a seu estado. 
Jesus misericordioso, que prometestes, a quantos invoquem confiantes vosso Sagrado Coração, dar-lhes as graças necessárias a seu estado: vos ofereço minha comunhão do presente dia para alcançar, pelos méritos e intercessão de vosso Coração Sacratíssimo, a graça de uma terna, profunda e inquebrantável devoção a Virgem Maria.
Sendo constante em invocar a valiosa providencia de Maria, Ela me alcançará o amor a Deus, o comprimento fiel de meus deveres e a perseverança final. Amém.

Terceira Sexta-Feira: Porei paz nas famílias.
Abençoarei os lugares donde se venera a imagem de meu coração.
Jesus amantíssimo, que prometestes abençoar as casas onde se venera a imagem de vosso Sagrado Coração, eu quero que ela reine em meu lar; vos ofereço a comunhão do presente dia para alcançar por vossos méritos e pela intercessão de vossa Santa Mãe que todos e cada um dos membros de minha família conheçam seus deveres; os cumpram fielmente e consigam entrar no céu, com as mãos repletas de boas obras.
Oh! Jesus, que vos empenhais em tirar de nossos lares as discussões, as enfermidades e a miséria!
Fazei que, nossa vida seja uma não interrompida ação de graças por tantos benefícios. Amém.

Quarta Sexta-Feira: Serei seu consolo em todas as tribulações. 
Jesus meu, que prometestes consolo a quantos a Vós recorram em suas tribulações: vos ofereço minha comunhão do presente dia para alcançar de vosso Sagrado Coração e do Coração Imaculado de vossa Mãe Santíssima a graça de vir ao Sacrário a pedir força e consolo quantas vezes me visitem as penas.
Oh! Jesus, oh! Maria, consolai e salvai aos que sofrem!
Fazei que nenhuma de suas dores os perda para o céu! Amém.

Quinta Sexta-Feira: Derramarei copiosas benções em todas os seus empreendimentos. 
Jesus meu, que prometestes abençoar os trabalhos de quantos invoquem confiantes vosso Divino Coração: vos ofereço a comunhão do presente dia para alcançar por vossa Santíssima Mãe a graça de que abençoe meus estudos..., minhas provas..., meu trabalho..., e todos os trabalhos de minha vida. 
Renovo o inquebrantável propósito de oferecer-vos cada manhã ao levantar-me, e por intermédio da Santíssima Virgem, as obras e trabalhos do dia..., e de trabalhar com empenho e constância para engrandecer-vos e alcançar em recompensa o céu. Amém.

Sexta Sexta-Feira: Os pecadores acharão em meu coração um oceano de misericórdia
Sagrado Coração de Jesus, sempre aberto aos pecadores arrependidos: vos ofereço a comunhão do presente dia para alcançar por vossos méritos infinitos e pelos de vossa Santíssima Mãe a conversão de quantos trilham o caminho do mal. 
Vos suplico, bom Jesus!, inundeis os seus corações de uma grande dor de haver-vos ofendido. Fazei que vos conheçam e vos amem.
Dispensai-me a graça de amar-vos mais e mais e em todos os instantes de minha vida, para consolar-vos e reparar a ingratidão de quem vos tem esquecido. Amém.

Sétima Sexta-Feira: As almas tíbias acharão fervor. As almas fervorosas chegarão logo a perfeição.
Sem vosso auxilio, Jesus meu, não podemos avançar no caminho do bem.
Senhor, por intermédio da Virgem Maria, vos ofereço a comunhão deste dia para que aviveis em minha alma o amor a vosso Coração Sagrado e concedais este amor a quantos não o sentem.
Ajudado de vossa divina graça lutarei, Senhor, para que cada semana..., cada mês..., avance um pouco na virtude que mais necessito. Amém.

Oitava Sexta-Feira: Darei a quantos trabalham pela salvação das almas o dom de abrandar os corações mais endurecidos.
Sagrado Coração de Jesus, que prometestes inspirar aos que trabalham pela salvação das almas aquelas palavras que consolam, comovem e convertem os corações; vos ofereço minha comunhão de hoje para alcançar, mediante a intercessão de Maria Santíssima, a graça de saber consolar aos que sofrem e a graça de voltar a Vós, Senhor, aos que vos tem abandonado.
Doce Salvador meu, concedei-me e ajudai-me a salvar almas! 
São tantos e tantos os desgraçados que empurram aos demais pelo caminho do vicio e do inferno!
Fazei , Senhor, que empenhe toda minha vida em fazer melhores aos que me rodeiam e em levá-los comigo ao céu. Amém.

Nona Primeira Sexta-Feira: Guardarei recordação eterna de quanto uma alma haja feito para a maior glória de meu coração. Os que propaguem esta devoção terão seu nome escrito em meu coração, de onde não será apagado. 
Vos ofereço, Jesus meu, a comunhão do presente dia para alcançar a graça de saber infundir na alma de quantos me rodeiam ilimitada confiança em vosso Coração Divino.
Dai-me quanto necessito para levar a Vós aos que lutam..., aos que choram..., aos caídos..., aos moribundos... e dignai-vos, oh! Jesus!, escrever hoje meu nome em vosso Coração e dizer aos anjos que rodeiam vosso Tabernáculo: 
"Este nome é o de um devoto que, amando-me muito, quer consolar-me do esquecimento e ingratidão de tantos homens." Amém.

ORAÇÃO REPARADORA AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
(rezar toda 1ª sexta feira do mês, após comungar)
Divino Salvador Jesus, dignai-vos baixar um olhar de misericórdia sobre os vossos filhos que reunidos em um mesmo pensamento de fé, reparação e amor, vêm chorar a Vossos pés suas infidelidades e a de seus irmãos, os pobres pecadores. Possamos nós, pelas promessas unânimes e solenes que vamos fazer, tocar o Vosso divino coração e dele alcançar misericórdia para o mundo infeliz e criminoso e para todos aqueles que não têm a felicidade de Vos amar!
Daqui por diante, sim todos nós Vo-lo prometemos:
Do esquecimento e da ingratidão dos homens, …nós vos consolaremos, Senhor!
Do abandono em que sois deixado no santo tabernáculo,
Dos crimes dos pecadores,
Do ódio dos ímpios,
Das blasfêmias que se proferem contra Vós,
Das injúrias feitas à Vossa divindade,
Dos sacrilégios com que se profana o Vosso Sacramento do amor, das imodéstias e irreverência cometidas em Vossa presença adorável.
Da tibieza do maior número dos Vossos filhos,
Do desprezo que se faz a Vossos convites cheios de amor,
Das infidelidades daqueles que se dizem Vosso amigos,
Do abuso às vossas graças, das nossas próprias infidelidades,
Da incompreensível dureza do nosso coração,
Da longa demora em Vos amar,
Da nossa frouxidão em Vosso santo serviço,
Da amarga tristeza em que sois abismados pela perda das almas,
Do vosso longo bater às portas do nosso coração,
Das amargas repulsas de que sois vítima,
Dos vossos suspiros de amor,
Das vossas lágrimas de amor,
Do vosso cativeiro de amor,
Do vosso martírio de amor,
ORAÇÃO:      Divino salvador Jesus, que de Vosso coração deixastes escapar esta queixa dolorosa: “Eu procurei consoladores e não os achei”, dignai-vos aceitar o pequeno tributo das nossas consolações a assistir-nos tão poderosamente com o socorro da Vossa graça que para o futuro, fugindo cada vez mais de tudo o que Vos poderia desagradar, nos mostremos em tudo, por toda parte e sempre, Vossos filhos, os mais fiéis e devotados. Nós Vo-Lo pedimos por Vós mesmo que, sendo Deus, com o  Pai e o Espírito Santo, viveis e reinais nos séculos dos séculos. Amém.

Oração pós comunhão - Santo Inácio de Loyola (rezar após cada comunhão)
Alma de Cristo, santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado de Cristo, lavai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me.
Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de vossas chagas, escondei-me.
Não permitais que eu me afaste de vós.
Do espírito maligno, defendei-me.
Na hora da minha morte, chamai-me e mandai-me ir para vós para que, com os vossos santos, vos louve por todos os séculos dos séculos. Amém.
Jesus, manso e humilde de coração, fazei nosso coração semelhante ao vosso! (3x)
Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos.
Peço Vos perdão pelos que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.(3x)

Oferecimento do Dia
– ao Sagrado Coração de Jesus –
(rezar todos os dias)
Ofereço-vos, ó meu Deus, em união com o Santíssimo Coração de Jesus, por meio do Imaculado Coração de Maria, as orações, obras, sofrimentos e alegrias deste dia, em reparação de nossas ofensas e por todas as intenções pelas quais o mesmo Divino Coração está continuamente intercedendo e sacrificando-se em nossos altares. Amém.

Sagrado Coração de Jesus – Ladainha

(rezar todos os dias – após a consagração)
Senhor, tende piedade de nós. 
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
 
Senhor, tende piedade de nós.
 
Jesus Cristo, ouvi-nos.
 
Jesus Cristo, atendei-nos.
 
Deus Pai dos céus, R.: Tende piedade de nós.
 
Deus filho, redentor do mundo,
Deus Espírito Santo, 
Santíssima Trindade, que sois um só Deus,
Coração de Jesus, filho do Pai eterno, 
Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo no seio da Virgem Maria,
 
Coração de Jesus, unido substancialmente ao Verbo de Deus,
 
Coração de Jesus, de majestade infinita,
 
Coração de Jesus, templo santo de Deus,
 
Coração de Jesus, tabernáculo do Altíssimo,
 
Coração de Jesus, casa de Deus e porta do céu,
 
Coração de Jesus, fornalha ardente de caridade,
 
Coração de Jesus, receptáculo de justiça e de amor,
 
Coração de Jesus, cheio de bondade e de amor,
 
Coração de Jesus, abismo de todas as virtudes,
 
Coração de Jesus, digníssimo de todo o louvor,
 
Coração de Jesus, Rei e centro de todos os corações,
 
Coração de Jesus, em que se encerram todos os tesouros da sabedoria e ciência,
 
Coração de Jesus, onde habita toda a plenitude da divindade,
 
Coração de Jesus, em que o Pai pôs toda a sua complacência,
 
Coração de Jesus, de cuja plenitude todos nós recebemos,
 
Coração de Jesus, o desejado das colinas eternas,
 
Coração de Jesus, paciente e de muitas misericórdias,
 
Coração de Jesus, riquíssimo para todos que vos invocam,
 
Coração de Jesus, fonte de vida e santidade,
 
Coração de Jesus, propiciação por nossos pecados,
 
Coração de Jesus, saturados de opróbrios,,
 
Coração de Jesus, triturado de dor por causa de nossos crimes,
 
Coração de Jesus, obediente até à morte,
 
Coração de Jesus, transpassado pela lança,
 
Coração de Jesus, fonte de toda a consolação,
 
Coração de Jesus, nossa vida e ressurreição,
 
Coração de Jesus, nossa paz e reconciliação,
 
Coração de Jesus, vítima dos pecadores,
 
Coração de Jesus, salvação dos que esperam em vós,
 
Coração de Jesus, esperança dos que morrem em vós,
 
Coração de Jesus, delícia de todos os santos,
Cordeiro de Deus, que tirai os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor. 
Cordeiro de Deus, que tirai os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.
 
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.
- Jesus, manso e humilde de coração. 
- fazei nosso coração semelhante ao vosso.
Oremos: Deus onipotente e eterno, olhai para o Coração de vosso filho diletíssimo e para os louvores e as satisfações que ele, em nome dos pecadores, vos tributa; e aos que imploram a vossa misericórdia concedei benigno o perdão em nome do vosso mesmo Filho Jesus Cristo, que convosco vive e reina, um só Deus com o Espírito Santo. Amém.

ENTRONIZAÇÃO - CERIMONIAL

No dia aprazado com antecedência, à hora determinada, e presente, sendo possível um sacerdote reúne-se à família inteira, no local onde a imagem deve ser benzida. O sacerdote de sobrepeliz e estola, procede deste modo à:

BENÇÃO DA IMAGEM
O Sacerdote procede deste modo à Benção da Imagem:
V. A nossa proteção está no nome do Senhor.
R. Que fez o céu e a terra.
V. O Senhor esteja convosco.
R. Ele está no meio de nós.

Oremos: Deus eterno Todo-Poderoso, não reprovais a escultura ou a pintura de imagens dos santos, para que à sua vista possamos meditar os seus exemplos e imitar as suas virtudes. Nós vos pedimos que abençoeis e santifiqueis esta imagem em honra e memória do Sacratíssimo Coração de Jesus. Concedei a todos os que diante dela desejarem venerar e glorificar o vosso Filho Unigênito, alcancem no presente a vossa graça e no futuro a glória eterna. Por Cristo, Nosso Senhor.

R. Amém.

O sacerdote asperge a imagem com água benta e todos os assistentes recitam em voz alta o Credo.
Se à entronização não pode assistir um sacerdote, a benção da imagem deve-se fazer antes.

ENTRONIZAÇÃO

O chefe da família toma então a imagem do divino Coração, coloca-a no trono de antemão preparado e vem ajoelhar-se com os demais para o:

ATO DE CONSAGRAÇÃO

Coração Sagrado de Jesus, que manifestastes à Bem-Aventurada Margarida Maria o desejo de reinar sobre as famílias cristãs: sobre a nossa viemos nós hoje proclamar aqui vossa realeza absoluta. Queremos viver doravante da nossa vida, queremos que floresçam no seio da família, aquelas virtudes, a que prometestes já neste mundo a paz; queremos desterrar para longe de nós o espírito mundano que Vós amaldiçoastes. Vós reinareis em nossos entendimentos pela simplicidade e nossa fé, reinareis em nossos corações pelo amor sem reservas, em que hão de alimentar com a recepção frequente da divina Eucaristia. Dignai-vos, Coração Divino, presidir as nossas reuniões, abençoar as nossas empresas espirituais e temporais, afastar de nós as angústias, santificar as nossas alegrias, e aliviar as nossas penas.
E se algum dia um ou outro de nós tiver a desgraça de vos desgostar, lembrai-lhe, Coração Santíssimo, que sois ainda bom e misericordioso para com o pecador arrependido.
E quando soar a hora da separação, quando a morte vier lançar no meio de nós o luto, nós todos, os que partem e os que ficam, seremos submissos a vossos eternos decretos. Consolar-nos-emos com o pensamento que há de vir um dia, em que toda a família, reunida no céu, possa cantar para sempre as vossas glorias e os vossos benefícios. Amém.
Digne-se o Coração Imaculado de Maria, digne-se o glorioso Patriarca São José, fazer-vos presente esta consagração e trazê-la a nossa memória todos os dias da nossa vida.

Viva o Coração de Jesus, nosso Rei e nosso Pai!

Depois da Consagração, o sacerdote diz de pé as orações seguintes:

Oremos: Ó Deus que no Coração de vosso Filho, ferido por nossos pecados, vos dignais prodigalizar-nos os infinitos tesouros do amor, nós vos rogamos que, rendendo-lhe o preito de nossa devoção e piedade, também cumpramos dignamente para com ele o dever de reparação. Pelo mesmo Cristo, Nosso Senhor.

R. Amém.
ATO DE CONSAGRAÇÃO AO PURÍSSIMO CORAÇÃO DE MARIA

Santíssima Virgem Maria, Mãe da Igreja e da família cristã, Rainha do Céu e refúgio dos pecadores, nós nos consagramos ao Vosso Coração Imaculado. E, para que esta consagração seja realmente eficaz e duradoura, nós renovamos hoje, diante de Vós, as promessas do nosso Batismo e da nossa primeira Comunhão.
Nós nos comprometemos a professar corajosamente e sempre as verdades da Fé, a viver como católicos inteiramente submissos a todas as ordens do Papa e dos Bispos, em comunhão com Ele. Nós vos prometemos, finalmente, colocar o coração a serviço do vosso culto bendito, a fim de apressar, pelo Reino de Vosso Imaculado Coração, o Reino do Coração de vosso Filho, na nossa Pátria querida e no mundo inteiro. Assim seja.

Salve-Rainha...

JACULATÓRIAS

Sacratíssimo Coração de Jesus, tende piedade de nós (3x)
Coração Imaculado de Maria, rogai por nós!
São José, rogai por nós!
Santa Margarida Maria, rogai por nós!
Sacratíssimo Coração de Jesus, protegei as famílias!

BENÇÃO FINAL

Abençoe-nos ó Deus onipotente: Pai + Filho e Espírito Santo. Desça sobre nós e permaneça para sempre.

R. Amém!


Claudete Pletsch