quarta-feira, 25 de junho de 2014

Batizados marcam cerimônias de encerramento da Festa das Águas

Batizados marcam cerimônias de encerramento da Festa das Águas
Olá! 
O Festejo de São João Batista, na Vila Velha de Vinhais, Recanto dos Vinhais, encerra hoje, com procissão às 18h, missa às 19h30 e nas atrações culturais Boi de Axixá e Boi de Nina Rodrigues.

--------------------------------------------------------------------------------------------
Festejo de São João Batista, no Recanto dos Vinhais, encerra hoje!
A missa de será presidida por Dom José Belisário
 Encerra hoje, 24/6, a Festa das Águas, nome dado ao festejo de São João Batista, na Vila Velha de Vinhais, Recanto dos Vinhais, igrejinha quatrocentenária e uma das mais antigas de São Luís. Na programação de encerramento, batizados de novos cristãos e missa, às 19h30, presidida por Dom José Belisário da Silva, Arcebispo de São Luís do Maranhão.
 Os batizados no dia do padroeiro integraram as ações de revitalização e valorização da comunidade da Vila Velha de Vinhais, que desde 2013 celebra o festejo com o nome de Festa das Águas, pois a “água” é o principal elemento físico do batismo, sacramento que dá razão ao nome de São João Batista. Três crianças foram batizadas na cerimônia que iniciou às 9h. Todas são moradoras da comunidade e paroquianas de São João Batista.
  “Geralmente, comemorar São João Batista é um gesto que fica resumido a um momento de manifestações folclóricas. Dar valor ao batizado de novos cristãos é valorizar e revitalizar a comunidade também, uma vez que a fé sempre foi um elemento fundamental para a vida, assim como a água“, explica padre Jadson Borba, pároco de São João Batista.
 Para quem quiser participar das atividades de encerramento do festejo, segue programação da noite:
 24/06 – TERÇA-FEIRA
18h – Procissão
19h30 – Santa Missa Solene

Atrações culturais do Largo: Quadrilha Flor do Amor de Arthur, Boi de Nina Rodrigues, Boi de Santa Fé e Boi de Axixá.

O festejo de São João Batista, na Vila Velha de Vinhais, Recanto dos Vinhais, encerrou no dia 24/6, com uma grande  e bonita procissão pelas principais ruas do bairro, próximas a Igreja.  

Há dois anos reativada como paróquia, a Igrejinha de um pouco mais de quatro séculos, comandada pelo padre Jadson Borba, pároco, com o auxílio de Diácono Renato Fontoura e da comunidade, vem sendo revitalizada desde que voltou a assumir o título de paróquia, em 2012. 

Nesse ano, além da carreata de abertura, dia 14/6, a paróquia realizou batizados na manhã do dia do padroeiro, 24/6 e à noite, uma linda procissão de encerramento do festejo, que há dois anos recebeu o nome de Festa das Águas, em referência a água, elemento físico principal do batismo. Sacramento que está relacionado ao padroeiro, o batizador de Jesus.