quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Santa Teresa de Jesus: "Os sofrimentos e cruzes fazem crescer."


Assim, a alma tem uma vida árdua e cheia de cruzes, mas cresce muito. Os que tem relação com ela tem a impressão de que chegou ao auge; mas em pouco tempo ela está muito mais perfeita, porque Deus sempre a favorece mais, pois é alma Sua que está a Seu cargo. Ele a ilumina, parecendo que a assiste e guarda permanentemente para que ela não O ofenda, protegendo-a e despertando-a para que O sirva.
Quando a minha alma recebeu de Deus esse favor tão grande, meus males cessaram e o Senhor me deu forças para me livrar deles. As situações e pessoas que antes me distraíam já não me causavam prejuízo; era como se não existissem; o que outrora me prejudicara passou a me ajudar. Tudo era um meio para mais conhecer e amar a Deus, para ver o quanto Lhe devia e mais lamentar o que eu tinha sido.
Eu tinha certeza de que aquilo não vinha de mim nem dos meus esforços, porque ainda não havia tempo para tanto. Sua Majestade me dera forças para isso só por bondade. Até agora, desde que o Senhor começou a me conceder a graça desses arroubos, essas forças tem crescido, pois Ele, por Sua generosidade, tem me conduzido pela mão para que eu não fraqueje; assim, quase nada faço, e vejo com clareza que é o Senhor quem age. Isso me faz pensar que as almas as quais o Senhor concede esses favores
- almas que, vivendo com humildade e temor, sempre entendem que o próprio Senhor age e elas quase nada fazem - poderiam viver entre quaisquer pessoas; mesmo que fossem as mais distraídas e viciosas, essas pessoas não as abalariam em nada nem as impressionaram, antes ajudando-as a ser de tal maneira que obtivessem um proveito muito maior. Essas já são almas fortes escolhidas pelo Senhor para fazer o bem a outras, embora sua força não venha delas mesmas. Quando atrai uma alma, o Senhor vai lhe comunicando segredos muito grandes.

Santa Teresa de Jesus, O livro da vida.
FONTE:http://deus-sacramentado.blogspot.com.br/2012/12/os-sofrimentos-e-cruzes-fazem-crescer.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário