domingo, 25 de novembro de 2012

Jesus é o Rei que serve a todos


Jesus é o Rei que serve a todos


Queridos irmãos e irmãs, estamos no ultimo domingo do tempo comum. Estamos encerrando mais um ano da Igreja. Caminhamos com Cristo durante todo ano e agora o Proclamamos como Rei do Universo. Estamos celebrando também o dia do Leigo que colabora com a Igreja e com Cristo, na difusão do Evangelho de Jesus. Somos discípulos de Jesus Cristo.
Esta festa é para mostrar que Jesus é diferente dos reis da terra que querem poder e privilégio nesse mundo. Jesus é diferente, Ele é o servo de Javé. A igreja coloca Jesus como centro de todo universo e da terra. Ele tem essa primazia porque o seu trono foi a cruz, demonstrando todo o seu amor a humanidade. Jesus é salvador de todos.
As Leituras bíblicas deste domingo nos mostra e nos diz da realeza de Jesus. No livro de Daniel anuncia o Filho do homem que vem do céu para instaurar o Reino sem fim, onde a justiça de Deus reinará para sempre. (cf. Dn 7,13-14) O contexto da época era que os Judeus estavam sobre domino dos gregos. O Antioco IV queria impor aos judeus a cultura e a religião grega de modo violento, isto é, pela força do seu poder. Daniel, através da linguagem apocalíptica, vem animar as comunidades para manterem firmes. Ele mostra que vem o filho do homem do céu para o verdadeiro poder, gloria e traz o reino novo. Essa profecia se realizou em Jesus Cristo, pois o Reino de Deus é para sempre. Embora não vemos, mas Jesus já o instaurou entre nós. É o fermento na massa, Cada um de nós é esse fermento que vai realizando entre nós e no nosso meio. Jesus é preciso ser conhecido e vivido por todos.
No livro do apocalipse nos faz ver que Jesus é o príncipe dos reis da terra. Ele virá novamente cheio de poder, de gloria e de majestade para que, definitivamente, colocar o Reino de felicidade, justiça e paz em todo o mundo. (cf. Ap 1, 5-8) Hoje somos mensageiros de Jesus que evangelizam e mostram para todos que vale a pena seguir Jesus e vive-lo de modo intenso.
O evangelista João mostra para todos essa realeza de Cristo. O ministério de Jesus foi difundido por Ele. Jesus não quis ser rei do modo que existia na sua época. A sua missão é mostrar o reino de Deus e a sua justiça. Embora, muitos queriam fazer Jesus rei na terra, mas Jesus não o quer, pois seu reino é diferente passa pelo serviço desinteressado. Ele é um rei servidor.  (cf. Jo 18, 33b-37) Ao aproximar a sua paixão, Jesus já não tinha os seus companheiros e nem havia um exercito para protegê-lo.
No tribunal Jesus confirma a sua realeza diante da pergunta de Pilatos: "Tu és o Rei dos Judeus?" Jesus responde em bom tom: "Eu sou REI. Mas o meu Reino não é desse mundo...". "Para isso nasci e para isso vim ao mundo. Para dar testemunho da Verdade. E todo aquele que é da Verdade, ouve a minha voz..." Jesus é rei que serve e salva. A sua coroa é de espinho, a cruz é o seu trono e o amor total a humanidade é o seu poder. A sua cruz é bendita, pois ela denuncia toda injustiça humana.
O crescimento do reino de Deus trazido por Jesus é alastrado no mundo pelos seus seguidores que querem viver a autenticidade os valores evangélicos que são o amor, o perdão, a doação, a partilha e a solidariedade. O reino da santidade, da graça e da paz que se traduzem nos gestos de todos que trabalham nas pastorais e movimentos. Nós devemos aprender o exemplo de Jesus, pois o nosso trabalho deve ser despojado e sem nenhuma pretensão ou privilégios.
Que esta liturgia nos ajude a sermos servidores do evangelho de Jesus. Ele é realmente o Rei do Universo e da humanidade, Viva o Rei Jesus entre nós. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário