quarta-feira, 8 de agosto de 2012

TRADUÇÃO SAÍDA DO FORNO DA Encíclica SACRA PROPEDIEM, do Papa Bento XV, de 1921




Santa Maria toda Pura,
Mãe do Verbo, 
Filha de Seu Filho,
Amada de Meu Criador, 
Esposa do Espírito Santo,
a quem ofereço humildemente
o resultado de meu pequeno trabalho


Hoje finalmente terminei a trabalhosa tradução da Encíclica SACRA PROPEDIEM, do Papa Bento XV, de 1921, escrita por ocasião do Sétimo Centenário da fundação da Terceira Ordem Franciscana Secular. Tive que traduzi-la porque, lamentavelmente, os gerenciadores do site do Vaticano devem estar bastante assoberbados vista a lacuna imensa de documentos em Português, alguns dos quais nos fazem muita falta. Na verdade, deveriam estar traduzidos nos principais idiomas do mundo: Inglês, Italiano, Espanhol, Português, Francês e Alemão. Além do latim, claro. O que não compreendo é porque há também mais documentos em húngaro... (LOL). 

Bom, mas eu quis traduzir este documento em particular porque foi mencionado em um texto sobre a modéstia feminina. Como a encíclica em questão trata particularmente dos terciários franciscanos que, embora modestíssimos, vivem um ideal quase que inatingível, embora não impossível, fiquei curiosa e... fui à fonte! Bom, pela graça de Deus, ler um texto em italiano não é problema algum para mim, mas achei que devia compartilhar este tesouro, sobretudo para todas aquelas pessoas que, para além do assunto da modéstia no vestir, gostariam de viver a perfeição cristã, mesmo vivendo (ou sendo obrigado a viver) no mundo. 

Nem preciso dizer que o trabalho de tradução, para mim, é apaixonante! E eu sempre acabo acrescentando notas explicativas ou indicativas, porque nem todos sabem tudo de tudo, como alguns poucos sabichões (sarcasmo). Ou porque há expressões idiomáticas que não podem (às vezes nem devem) ser traduzidas literalmente. Até porque nem sempre há como traduzir literalmente um texto - “Traduttore, Traditore” - sobretudo usando, como se percebe pela web afora, em que pese a solicitude que alguns têm de querer ajudar em um campo que não lhes corresponde, o Google Traslator (LOL again). Para traduzir corretamente, o tradutor não apenas deve saber ler e entender as duas línguas, mas deve conhecer as respectivas gramáticas. 

Após este bucólico “momento dicionário”, vamos ao que interessa. De fato, esta encíclica é bastante esclarecedora acerca da modéstia cristã, mas vai além, fala da perfeição de vida. E quem não deseja garantir ainda aqui na terra as delícias futuras que estão sendo preparadas para nós? 

E, nas pesquisas que fiz, a cada nome citado, surgiam histórias de vida apaixonantes, de pessoas que, embora vivessem no mundo, casadas ou não, se dispuseram a seguir os passos de São Francisco e buscar seu pedaço de Céu. 

E aí dá vontade de pesquisar sobre estas pessoas maravilhosas e publicar posts e mais posts sobre suas vidas, para servirem de modelo e inspiração. De fato, como costumo dizer, Nosso Senhor não disse: “Pegue sua sombrinha que vamos fazer um piquenique no parque”, mas “Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me” (Mat. 16,24). E isso não quer dizer que seja algo impossível, irrealizável, apenas... que não é fácil. E como não vamos sozinhos nessa caminhada, mas somos acompanhados pela Graça de Deus, pelos merecimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo (Humano como nós) e Sua Mãe Santíssima (Humana como nós) e por uma estirpe de gente heroica que nos precedeu, célebre ou anônima, e que praticamente nos legou um “Manual do Cristão Feliz”, como diz meu sábio marido, no qual podemos encontrar a força que nos falta, o ânimo que nos soergue, o consolo que nos alivia a alma, e também, e porque não, um pouco de virtuoso e são entretenimento, pois nem só de sofrimento é feita a santidade. 

Sem esquecer, claro, os herois que ainda nos acompanham nessa caminhada, mais anônimos do que célebres, e que nem esperam ou pretendem constar oficialmente do Martirológio, pois Quem interessa já tomou nota. 

Sobre os Papas, é necessário que não nos esqueçamos deles, figuras gigantescas que combateram incessantemente as heresias e os inimigos da Fé, promovendo também o desenvolvimento cultural e espiritual do Homem, sempre em sua justa dimensão de "criatura", Papa que muito fizeram pela Fé e são, na maioria, injustiçados pelo Homem Moderno. Contudo, quanto a isso, certamente eles, como eu, preferem aguardar aquele Dia em que tudo será revelado e já não se poderá usar máscaras, mentiras e calúnias. E a Justiça se fará. Embora eu, particularmente (bendita redundância!), creio que, naquele Dia, quem for destinado ao Céu não estará preocupado que se lhe faça justiça, ou com "quem fez o que" típico de gentinha "sem eira nem beira", e, por outro lado, quem for destinado à danação eterna bem outras preocupações terá, embebido em ódio e raiva, lamentos e gemidos!

Nas notas poderão encontrar essas informações que, para não deixar o documento cumprido demais, resolvi distribuir em tópicos próprios, linkando-os no mesmo blog Documenta Catholicae Fidei, onde está a encíclica e as biografias em separado, e também no Martyrologio Romano, dependendo do assunto.

Portanto, aqui estão a Encíclica SACRA PROPEDIEM, acompanhada das biografias dos Papas Leão XIII, Nicolau IV e Gregório IX, e a Ordem Terceira da Penitência de São Francisco de Assis, para a qual compilei um texto sobre alguma figuras ligadas a esta belíssima e sempre necessária Ordem da Igreja.

Como levo muito a sério o "non nobis...", e apesar do tempo expendido nessa tarefa árdua e satisfatória, copiem, divulguem, repassem à vontade!

E no melhor espírito franciscano original (xô Assis I, II e III e CV2)... Paz e bem, irmãos!

In Iesu et Mariae, semper!

Giulia d'Amore di Ugento

Um comentário: