sábado, 7 de julho de 2012

Deus vem em socorro dos mais pobres e humildes


Postado por Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Queridos irmãos e irmãs, no amor de Deus, e na intercessão de Maria e Santo Antônio.
A liturgia de hoje nos faz pensar como que Deus zela pelos humildes e pobres. Ele sempre está atento e não deixa por muito tempo a exploração dos poderosos e maus contra os pequenos e pobres. Estamos celebrando a memoria de Santa Maria Gorete e que ela nos ajude a responder a Jesus sempre como uma vida em busca de santidade.
No livro do Profeta Amós refere a ganancia dos ricos que sempre procura uma maneira de tirar proveito e explorar os excluídos da nossa sociedade. Sempre estão procurando jeito de ganhar mais e não preocupam com as necessidades das pessoas que mais precisam. Querem dominar os pobres com dinheiro e dão pares de sandálias para poder depois dar os refugos do trigo com exploração. Mas, Deus não deixa isso passar por muito tempo. Deus é justiça e desmascara a maldade com seu poder, não deixando que os ricos vangloriem da injustiça praticada com os pobres. Quem ouve a Palavra esta sempre na felicidade e verdadeira paz, mas os que não ouvem, vão sentir falta da Palavra de Deus que é vida e alimento que dão dignidade a pessoa. (cf. Am 8,4-6.9-12)
É feliz a pessoa que segue os preceitos do senhor, pois o nosso Deus é rico em misericórdia e bondade. Não precisamos apenas de pão material, mas precisamos principalmente do pão espiritual que vem da Palavra de Deus e da Eucaristia que nós alimentamos na comunidade junto com os nossos irmãos.
O evangelista Mateus nos mostra Jesus chamando-o para ser apostolo Dele e foi cear com ele na sua casa juntamente com seus discípulos. Isso demonstra que Jesus o acolheu verdadeiramente. Muitos amigos de Mateus foram a sua casa e provocaram uma  discussão e questionamento entre os escribas e fariseus sobre a atitude de Jesus dizendo: Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?" Jesus sabe da duvida dos seus corações e os exorta dizendo: "Aqueles que tem saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13 Aprendei, pois, o que significa: "Quero misericórdia e não sacrifício". “De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”. (cf. Mt 9,9-13)
Queridos irmãos e irmãs, nós devemos aprender cada vez mais ter amor e misericórdia com os nossos irmãos e irmãs que pecam ou que estão no caminho errado. O mundo precisa chamar as pessoas para o correto caminho que Deus planejou para todos. Não podemos dificultar a entrada deles na nossa comunidade. Devemos acolhê-los como Jesus fez com Mateus. Esse estava no caminho errado, explorando o povo, cobrando os impostos a mais e desta maneira ele se enriquecia cada vez mais. Devemos avaliar as nossas atitudes e confrontá-las com a atitude de Cristo. Que esta liturgia nos ajuda a ser solidários com todos que sofrem e viver a partilha entre nós para que a justiça e a paz estejam conosco sempre. Amém
Santa Maria Gorete, rogai por nós! Sagrado coração de Jesus, temos confiança em vós.
Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 06-07-2012
fonte:http://vocacionadosdedeusemaria.blogspot.com.br/2012/07/deus-vem-em-socorro-dos-mais-pobres-e.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+Vocacionadosdedeusemaria+(Vocacionados+Menores)&utm_content=Yahoo!+Mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário