sexta-feira, 9 de março de 2012

Bispo é elogiado pelo Papa por promover ordem tradicional de administração dos Sacramentos da Iniciação


Bispo é elogiado pelo Papa por promover ordem tradicional de administração dos Sacramentos da Iniciação
Dom Samuel Aquila, Bispo de Fargo, afirmou que ficou encantado por ter recebido em primeira-mão a aprovação papal por ter mudado a ordem segundo a qual as crianças recebem os sacramentos em sua diocese.
“Foi muito surpreendente o que o Papa me disse, em como ficou feliz que os sacramentos da iniciação tenham sido restaurados em sua ordem própria, ou seja, batismo, confirmação e, só então, Primeira Eucaristia”, disse Dom Aquila após se encontrar com o Papa Bento no dia 8 de março.
Dom Aquila foi um dos cinco bispos de Dakota do Norte e do Sul a se encontrar com o Papa Bento XVI no Vaticano como parte de sua visita “ad limina” a Roma, de 5 a 10 de março.
Nos últimos sete anos, a Diocese de Fargo mudou a ordem típica dos sacramentos da iniciação. Em vez de a confirmação vir em terceiro lugar e numa idade mais avançada, é agora conferido a crianças mais novas e antes da Primeira Comunhão.
Dom Aquila disse ter feito a mudança porque “na realidade ela põe a ênfase na Eucaristia como sendo aquilo que completa os sacramentos da iniciação” e na confirmação como “selo e complemento do batismo”.
Quando os sacramentos são conferidos nesta ordem, disse, torna-se mais óbvio que “tanto o batismo quanto a confirmação conduzem à Eucaristia”. Este auxílio sacramental ajuda os católicos a vivermos “como filhos e filhas amados do Pai em nosso dia-a-dia”, acrescentou.
O Bispo de Fargo disse ainda que a mudança afasta o Sacramento da Confirmação daquelas “falsas teologias que o vêem como sendo um sacramento da maturidade ou um sacramento do ‘eu escolho Deus’”.
Por sua vez, os mais jovens em Fargo têm agora “a plenitude do Espírito e de seus dons” para os assistirem nas “suas vidas no mundo”, especialmente “nos desafios que enfrentam no ensino fundamental e médio”.
Dom Aquila expôs seu pensamento teológico ao Papa Bento durante o encontro de hoje [ontem].
Em resposta, disse, o Papa perguntou se eu “havia começado a falar com outros bispos sobre isto”. Ele disse ao pontífice que sim e que “certamente outros bispos nas Dakotas já estão considerando a implementação da restauração da ordem dos sacramentos”.


Gostou? Clique no link abaixo e conheça o blog que publicou essa postagem!
Bispo promove ordem tradicional de administração dos Sacramentos da Iniciação

Nenhum comentário:

Postar um comentário