quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A Tibieza Seus Sinais, Consequências, Remédios


Seus Sinais, Consequências, Remédios
Mons. Ascânio Brandão
Livro de 1948 - 48 págs


DUAS PALAVRAS

 Ao anunciar a ruína do templo e os últimos dias do mundo, Nosso Senhor predisse: E porque abundou a iniquidade se há de resfriar a caridade de muitos. Quoniam abundavit iniquitas refrigescet caritas multorum. (Mt 24, 12).
 Parecemos chegados a estes dias sombrios. Resfria-se a caridade, o fervor de tantas almas, enquanto a iniquidade cresce assustadoramente. A tibieza é o grande flagelo. É o espinho mais doloroso do Coração de Jesus. Sobretudo a tibieza das almas consagradas a Deus, das almas outrora fiéis à graça.
  Não se presta bastante atenção à tibieza, esta mediocridade perigosa e funesta na vida espiritual. Daí tanta falsa piedade e esta ausência do verdadeiro espírito evangélico, do sentido cristão na vida de muitos devotos e devotas. O espírito de sacrifício, o senso da responsabilidade, a seriedade, a tremenda seriedade da vida cristã de que fala Bossuet, tudo isto anda aí tão esquecido, tão mal compreendido. Só almas fervorosas poderão salvar este mundo paganizado. Almas de elite. Almas de neve e corações de fogo no dizer do Pe. Mateo. Mas elas são tão raras, tão rarns, meu Deus!
  Que este livrinho seja uma centelhae provoque incêndios e ilumine algumas almas.
 Eu o consagro ao Divino Coração de Jesus, fornalha ardentíssima de Amor.
  Cor Jesu, flagrans amore nostri. Inflamma cor nostrum amare tui!
  Coração de Jesus, todo abrasado de amor por nós, inflamai nosso coração nas chamas de vosso amor!                                                                                                      Mons. Ascânio Brandão


        
     "A alma caída em tibieza não pensa em se corrigir de suas faltas: e estas se multiplicando a tornam de tal sorte insensível aos remorsos, que um dia chega onde se acha perdida, sem que sequer o tenha percebido!" 
Santo Afonso Maria de Ligório
A Verdadeira Esposa de Jesus Cristo)





QUE É A TIBIEZA?

 A tibieza é uma doença espiritual e das mais graves e perigosas. É o verme roedor da piedade. Micróbio terrível! Mina o organismo espiritual, sem que o enfermo o perceba. Enfraquece a pobre alma. Amortece as energias da vontade. Inspira horror ao esforço. Afrouxa a vida crista. Espécie de languor ou torpor, diz Tanquerey, que não é ainda a morte, mas que a ela conduz sem se dar por isso, enfraquecendo gradualmente as nossas forças morais. Pode-se compará-la a estas doenças que definham, como a tísica, e consomem pouco a pouco algum dos órgãos vitais. É uma sonolência, um sistema de acomodações na vida espiritual.
  O tíbio não quer lutar. Tem horror ao combate da vida cristã. Não compreende a palavra de Nosso Senhor no Evangelho: Eu não vim trazer a paz, mas a guerra!
  Guerra ao pecado, guerra às paixões, guerra à indiferença.
  Quem não é por mim, é contra mim!
 O tíbio não compreende este radicalismo sublime do Evangelho e da cruz.
  Numa palavra o define bem o Espírito Santo: é morno. Nem frio, nem quente.
  Nem o ardor da caridade, o fogo do amor, nem o gelo da descrença e da impiedade e da morte da alma.
  A tibieza é uma inércia espiritual. Um estado lamentável da alma.
  É a mediocridade que se contenta com não ofender a Deus pelo pecado mortal, mas não quer evitar o pecado leve, fugir do relaxamento na vida espiritual[...]


Nota do blog:

Fonte

    Na edição de 15 de janeiro de 1950, o Jornal Santuário de Aparecida trazia artigo assinado pelo Monsenhor Ascânio Brandão. O texto, intitulado “Estômago de Avestruz”, fazia referência à proliferação de jornais dispostos a propagar o comunismo e as práticas marxistas. Mons. Brandão também demonstrava preocupação com a falta de espaço para o catolicismo, face à abertura cada vez maior para a divulgação de seitas como o espiritismo, o protestantismo, o teosofismo, dentre outras.


http://alexandriacatolica.blogspot.com/2011/08/tibieza-seus-sinais-consequencias.html
fonte:

Rádio Maria: De Brasília para o Brasil.

Logotipo da Rádio Maria



A Rádio Maria e um instrumento da Nova Evangelização que se coloca à serviço da Igreja do Terceiro Milênio, como emissora Católica comprometida com o anúncio do Kerigma, através de uma programação que oferece amplo espaço à oração, à catequese e à promoção humana.
Os fundamentos de seu apostolado são: a confiança na Divina Providência e a boa vontade do voluntariado.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

laicismo é porta para o demônio entrar nas almas e nas sociedades




No livro “Eu, bispo exorcista”, o então diocesano de Isernia-Venafro, Itália, descreve suas experiências de exorcista e as surpreendentes conclusões a que foi levado durante uma década de prática do Exorcistado

(D. Andrea Gemma, “Io, vescovo esorcista” (“Eu, bispo exorcista”), Editora Mondadori, Milão, 2002, 208 pp. Todas as citações do post são extraídas desse livro. Não sabemos se o livro foi vertido ao português)

D. Andrea Gemma, hoje bispo emérito, escreveu o livro quando estava à testa da diocese de Isernia-Venafro, narrando suas experiêncas na prática do exorcismo.

Dom Andrea Gemma deixou a diocese a seu sucessor em 2007, quando atingiu o limite de idade fixado pelo Direito Canônico.

Na manhã de 29 de junho de 1992, o novo bispo de Isernia-Venafro, D. Andrea Gemma, saía da Basílica Vaticana, olhando pensativo para a Praça de São Pedro.
 

As palavras de São Mateus,
 ”as portas do inferno não prevalecerão” (Mt 16,18), ecoavam em seu espírito com um atrativo sobrenatural. E lhe inspiravam graves considerações: 

1) a ação do demônio não só não diminuiu, mas multiplicou-se;
 

2) o demônio é consciente de que dispõe de pouco tempo;
 

3) Nosso Senhor Jesus Cristo deu à Igreja enorme poder contra Satanás;
 

4) para não ser derrotado, o demônio faz tudo para agir no silêncio;
 

5) chegou o momento de desmascarar a ação insidiosa de Lúcifer e enfrentá-lo de viseira erguida, com as armas de que a Igreja dispõe. (pp. 11-12).
Por que não se fala da necessidade de exorcismo?

Voltando à sua diocese, a 170 km de Roma, D. Andrea decidiu pôr em prática o mandato divino “expulsai os demônios” (Mc 16,17). Porque, explica ele, para o bispo, exorcizar “não é uma escolha, é obrigação” (p. 21).
 
E cita o Pe. Gabriele Amorth que foi durante muitos anos exorcista oficial da diocese de Roma: “Um bispo que não estabelece pelo menos um exorcista na sua diocese não está isento de pecado mortal por grave omissão” (p. 24).

O resultado foi surpreendente. O poder do inferno se lhe revelou em todo o seu horror e em toda a sua extensão.
 


“Quantas vezes — escreve o bispo —, nos meus colóquios cotidianos, freqüentemente difíceis, com os doentes de todo tipo, esta verdade se punha diante de mim: ‘Por que não nos falaram antes destas coisas? Por que não nos alertaram com uma adequada instrução? Por que não nos preservaram a nós, grei de Cristo, da devastação dos lobos famintos?” (p. 113).

“Se todos os bispos fossem como você, estaríamos completamente vencidos, e imediatamente”
 (p. 12), gritou-lhe um demônio por meio de uma mulher possessa, acrescentando em uma outra ocasião: “[mas] vocês são poucos” (p. 62).
Poder da promessa de Nossa Senhora em Fátima

Em 1992, o prelado publicou a pastoral As portas do inferno não prevalecerão. Nela, alertava:
 


“A ação infestante e obscura de Satanás [...] está, acreditai-me, mais difundida e é mais nefasta do que se possa pensar” (p. 15).

Na pastoral, D. Andrea convocou a diocese para “uma luta sem quartel, concertada e eficaz contra o mal e as suas artes” (p. 16).
 

O bispo promoveu orações públicas que congregavam multidões vindas de muito longe. O Maligno se externava visivelmente, e aqueles que sofriam alguma ação diabólica eram levados à sacristia para serem objeto de exorcismos específicos.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Continuação do post anterior

Continuamos com a recensão do livro "Eu, bispo exorcista" de Mons. Andrea Gemma.

Como observamos no primeiro post, D. Andrea Gemma, hoje bispo emérito, escreveu o livro quando estava à testa da diocese de Isernia-Venafro, narrando suas experiêncas na prática do exorcismo.

Dom Andrea Gemma deixou a diocese a seu sucessor em 2007, quando atingiu o limite de idade fixado pelo Direito Canônico.
A Igreja em crise não usa as suas armas

O bispo procurou inspiração nos textos do Vaticano II, e eis as suas conclusões: 


“Ide e folheai todos os documentos do Concílio Vaticano II, [...] verificai se se fala, e quantas vezes, do demônio e das suas obras. Sabeis que naqueles dezesseis documentos, pensados e ponderados, não existe sequer a palavra inferno, nem a palavra ‘demônio’? Incrível, mas verdadeiro, basta ir verificar...” (p. 88).

Ele debruçou-se sobre os textos litúrgicos antigos e novos. E ficou estupefato: 


“Sempre lamentei que na reforma da Missa se tenha tirado aquela oração a São Miguel [Exorcismo Breve], que Leão XIII, não sem inspiração do alto, quis que fosse recitada no fim de cada celebração. Muitas vezes o demônio, pela voz dos possessos, fez saber que gostou muitíssimo dessa abolição! [...] O que é que sugeriu e sugere evitar-se o mais possível, nos textos litúrgicos, a menção a Satanás, às suas nefastas intervenções, às conseqüências da sua ação destrutiva? Quem possa, que me responda. E com argumentos válidos, por favor. [...] Hoje a obra assassina do demônio é mais evidente do que nunca [...]. Então, não somente não era o caso de expurgar as fórmulas deprecatórias e imprecatórias, mas sim de multiplicá-las e reforçá-las. Porém, infelizmente não foi assim” (p. 27).

O ambiente laicizado hodierno: vitória do demônio

D. Andrea reparou que os históricos dos que padecem malefícios e o dos possessos eram muito parecidos. É imensa, diz ele, a quantidade de ocasiões que o contexto atual oferece às serpentes infernais para se apossarem das suas vítimas.

“A maior vitória do diabo consiste em convencer os homens de que ele não existe”. Esta verdade indiscutida levou o prelado à conclusão de que o ambiente moderno serve de luva ideal para as garras infeA todo momento, esse ambiente sugere que não há Deus nem demônio, nem Céu nem inferno. E os espíritos malignos atacam e invadem os corpos das suas vítimas de inúmeras formas. 

Há cultos satânicos explícitos. Mas também implícitos, como certas técnicas de meditação e algumas terapias alternativas, superstições ou modas tipo Nova Era ou músicas tipo rock and roll.

Como é que a humanidade gerou esse ambiente enganosamente neutro e materialista, porém tão útil para os espíritos das trevas?
A Revolução gera ambiente propício à ação diabólica

D. Andrea dá uma elucidativa explicação histórica. Ela se aproxima muito da denúncia do processo revolucionário que o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira formula na sua obra magistral Revolução e Contra-Revolução. Não descartamos que o culto bispo italiano tenha tirado dela alguma inspiração: 


“A laicização da nossa sociedade é o fruto de um longo e complexo processo que durou cerca de cinco séculos, e que se desenvolveu em três etapas fundamentais, três revoluções no campo cultural e social, mas com lances também cruentos, que levaram à gradual transformação do mundo antigo, tradicional, para dar na sociedade atual, pós-moderna e secularizada”.

D. Andrea descreve essas sucessivas revoluções: primeiro a revolução protestante, que causou um grande desgarramento da sociedade cristã medieval; segundo o Iluminismo e a Revolução Francesa; terceiro a Revolução comunista marxista. 

Por fim, acrescenta, uma quarta etapa ou Revolução: a do movimento estudantil dos anos 60, que contestou a família, generalizou o uso da droga, propugnou a libertação dos vínculos morais, e sobretudo revoltou-se contra toda autoridade. Esse processo gerou uma sociedade e uma cultura que tendencialmente seduzem os homens para a idéia de que Deus e a religião são coisas absurdas (pp. 113 ss).

Há os que se deixam levar por essa influência, ensina D. Andrea. Mas há também os que reagem de um modo exasperado e caem no exagero oposto: as novas e enganosas formas de religiosidade. Todas são fáceis presas de Lúcifer.
Armas para derrotar os demônios

D. Andrea exorta os fiéis a recorrerem às armas que vencem o demônio: a Fé, os Livros Sagrados, o jejum, os sacramentos. E, sobretudo, a oração por meio de Nossa Senhora, a “inimiga eterna de Entre as orações específicas, ele recomenda a renúncia formal a Satanás, como se faz na renovação das promessas do batismo, e o exorcismo breve: 


“São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate; cobri-nos com vosso escudo contra os embustes e ciladas do demônio. Subjugue-o Deus, instantemente o pedimos, e vós, Príncipe da Milícia Celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém” (p. 17).

E recomenda também não se deixar seduzir pelo ambiente revolucionário hodierno nem pelas falsas novidades nas formas de religiosidade — inclusive no âmbito católico —, que tanto e tão bem servem de ocasião para os malefícios e possessões por parte do pai da mentira.

Com essas cautelas e armas espirituais, o católico resistirá e sairá vitorioso, confiando sempre na promessa divina: “As portas do inferno não prevalecerão” (Mt 16,18).
(Fonte, Santiago Fernández, “Catolicismo”).


O bispo não imaginava que sua pastoral daria a volta ao mundo, sendo traduzida em várias línguas. Cartas, imprensa, pessoas de toda Itália e até do exterior, apelando ao seu socorro porque sentiam alguma ação diabólica ou estavam possessas, lhe mostraram que muitos fiéis estavam esperando algo do gênero.

Nos exorcismos, D. Andrea pôde constatar o enorme poder de Nossa Senhora e da Igreja sobre as potências do abismo:


“Se quero ver o demônio realmente furioso, basta jogar-lhe água benta, pronunciando esta minha doce certeza: ‘por fim, o Coração materno de Maria triunfará’. ‘Sim!!!’, me responde, sempre rangendo os dentes. Mas algumas vezes acrescenta um desafio: ‘neste meio tempo, quantos levaremos conosco’...” (p. 63).

D. Andrea interrogou várias vezes os demônios possuidores:


— ”Vós, que vexais as vossas vítimas, tirais algum proveito ou alívio disso?

— Não, pelo contrário, nós sofremos um maior agravamento das nossas penas.

— E, então, por que o fazeis?

— Por ódio, por ódio, por ódio” (p. 61).

Austrália: 13 novas escolas católicas - CATOLICISMO AVANÇA !


Austrália: 13 novas escolas católicas

Para responder à crescente demanda de educação católica

Em resposta à crescente demanda, serão construídas 13 novas escolas católicas na região australiana de Geelong (Victoria), nos próximos 12 anos.O responsável o Escritório de Educação Católica de Melbourne informou à agência Fides sobre o projeto de 10 escolas de Ensino Fundamental e “duas ou três” de Ensino Médio. Além de Geelong, o projeto se estenderá a Werribee, Hoppers Crossing e Tarneit.

Em Armstrong Creek, já se adquiriu um terreno para a construção de uma nova escola e estão ativas as negociações para a compra de terrenos em Geelong para a construção de um campus adicional.O programa de construção de novas escolas foi iniciado em resposta à crescente solicitação de educação católica em toda a região.Segundo o último Anuário Estatístico da Igreja, na Austrália, a Igreja gestiona 471 jardins de infância, 1.310 escolas de Ensino Fundamental e 465 escolas de Ensino Médio e Superior.




http://soparacatolicos.blogspot.com/

Aumentam os Católicos no mundo e a metade esta na América


Aumentam os Católicos no mundo e a metade esta na América

Esta manhã foi apresentado ao Papa Bento XVI o Anuário Pontifício 2011 que entre outras coisas revela que os católicos no mundo aumentaram e quase a metade, 49,4 por cento, vive na América.Os resultados da investigação para este Anuário mostram que os católicos no mundo passaram de ser 1 bilhão e 166 milhões em 2009 a 1 bilhão e 181 milhões em 2009 com um aumento de 15 milhões, quer dizer 1,3 por cento.

Depois da América vem a Europa com 24 por cento, a África com 15, 2 por cento, Ásia com 10,7 por cento e Oceania com 0,8 por cento

Os bispos também aumentaram. Dos 5002 que eram em 2008 em 2009 passaram a 5065, quer dizer um incremento de 1,3 por cento.

Como já se informou há poucos dias, o número de sacerdotes também aumentou, de 405 178 em 2000 a 410 593 em 2009.

O Anuário mostra também que os diáconos permanentes também experimentaram um crescimento de 2,5 por cento, passando de ser 37 203 em 2008 a 38 155 em 2009.

Onde sim se viu uma redução é nos religiosos. Em 2008 eram 739 068 e em 2009 passaram a ser 729 371, quase dez mil menos. Apesar disto as vocações aumentam na África e Ásia.

Os seminaristas também aumentaram em 0,82 por cento, passando de ser 111 024 em 2008 a 117 978 em 2009. Grande parte do aumento também se deve à África e Ásia, com um ritmo de crescimento de 2, 2 e 2, 39 por cento respectivamente. No mesmo período a Europa e América diminuíram suas porcentagens em 1,64 e 0,17 por cento respectivamente.

Encarregado-los de apresentar o Anuário Pontifício 2011 ao Papa Bento XVI foram o Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone e o Substituto da Secretaria de Estado para os Assuntos Gerais, Dom Fernando Filoni.

Conforme assinala a nota do Escritório de Imprensa do Vaticano, o Papa agradeceu a apresentação e mostrou um grande interesse pela informação. Deste modo expressou sua gratidão a todos os que colaboraram nesta nova edição do Anuário que nos próximos dias estará à venda nas livrarias.
fonte:http://soparacatolicos.blogspot.com/

sou católico vivo minha fé e você?

MT 16
13. Chegando ao território de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: No dizer do povo, quem é o Filho do Homem?
14. Responderam: Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas.
15. Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou?
16. Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!
17. Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus.
18. E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
19. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. 

EF 4
1. Exorto-vos, pois, - prisioneiro que sou pela causa do Senhor -, que leveis uma vida digna da vocação à qual fostes chamados,
2. com toda a humildade e amabilidade, com grandeza de alma, suportando-vos mutuamente com caridade.
3. Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz.
4. Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança.
5. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo.
6. Há um só Deus e Pai de todos, que atua acima de todos, por todos e em todos.
7. Mas a cada um de nós foi dada a graça, segundo a medida do dom de Cristo,
8. pelo que diz: Quando subiu ao alto, levou muitos cativos, cumulou de dons os homens (Sl 67,19).
9. Ora, que quer dizer ele subiu, senão que antes havia descido a esta terra?
10. Aquele que desceu é também o que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas.
11. A uns ele constituiu apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores,
12. para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do corpo de Cristo,
13. até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo.
14. Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus artifícios enganadores.
15. Mas, pela prática sincera da caridade, cresçamos em todos os sentidos, naquele que é a cabeça, Cristo.
16. É por ele que todo o corpo - coordenado e unido por conexões que estão ao seu dispor, trabalhando cada um conforme a atividade que lhe é própria - efetua esse crescimento, visando a sua plena edificação na caridade.
17. Portanto, eis o que digo e conjuro no Senhor: não persistais em viver como os pagãos, que andam à mercê de suas idéias frívolas.
18. Têm o entendimento obscurecido. Sua ignorância e o endurecimento de seu coração mantêm-nos afastados da vida de Deus.
19. Indolentes, entregaram-se à dissolução, à prática apaixonada de toda espécie de impureza.
20. Vós, porém, não foi para isto que vos tornastes discípulos de Cristo,
21. se é que o ouvistes e dele aprendestes, como convém à verdade em Jesus.
22. Renunciai à vida passada, despojai-vos do homem velho, corrompido pelas concupiscências enganadoras.
23. Renovai sem cessar o sentimento da vossa alma,
24. e revesti-vos do homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade.
25. Por isso, renunciai à mentira. Fale cada um a seu próximo a verdade, pois somos membros uns dos outros.
26. Mesmo em cólera, não pequeis. Não se ponha o sol sobre o vosso ressentimento.
27. Não deis lugar ao demônio.
28. Quem era ladrão não torne a roubar, antes trabalhe seriamente por realizar o bem com as suas próprias mãos, para ter com que socorrer os necessitados.
29. Nenhuma palavra má saia da vossa boca, mas só a que for útil para a edificação, sempre que for possível, e benfazeja aos que ouvem.
30. Não contristeis o Espírito Santo de Deus, com o qual estais selados para o dia da Redenção.
31. Toda amargura, ira, indignação, gritaria e calúnia sejam desterradas do meio de vós, bem como toda malícia.
32. Antes, sede uns com os outros bondosos e compassivos. Perdoai-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou, em Cristo. 

Pró-Vocações e Missões Franciscanas: Setembro: mês da Bíblia!

Pró-Vocações e Missões Franciscanas: Setembro: mês da Bíblia!: Testamento de amor! "Não só de pão vive o homem, mas de toda a Palavra que procede da boca de Deus". (Mt 4,4)
A "Bíblia é o Livro dos li...

domingo, 28 de agosto de 2011

QUANDO DEUS MANDA ATÉ O DIABO OBEDECE!

Uma senhora muito pobre telefonou para um programa de 


rádio cristão pedindo ajuda. Um bruxo do mal que ouvia o 


programa resolveu pregar-lhe uma peça. Conseguiu seu 


endereço, chamou seus secretários ordenou que fizessem 


uma compra e levassem para mulher, com a seguinte 


orientação: - Quando ela perguntar quem mandou, 


respondam que foi o diabo! Ao chegarem na casa, a mulher 


os recebeu com alegria e foi logo guardando os alimentos. 


Os secretários do bruxo, conforme a orientação recebida lhe 


perguntaram: - A senhora não quer saber quem lhe enviou 


estas coisas? A mulher, na simplicidade da fé, respondeu: - 


Não, meu filho. Não é preciso. Quando Deus manda, até o 


diabo obedece!

Feijoada 2011 - Voluntários em Ação




IGREJA UNIVERSAL E OS PAPAS DA IGREJA CATÓLICA


PROMOÇÃO ESPECAL DIA DE NOSSA SENHORA DE APARECIDA


Hora
Hoje às 11:00 - 12 de outubro às


 19:00

Localização
WEB RÁDO LOUVAR

Criado por

Mais informações
Participe da promoção Especial do 


Dia de Nossa Senhora Aparecida da 


Web Rádio Louvar, enviando sua 


sugestão musical e concorra a:


A) 01 Imagem de Nossa de Nossa 


Senhora Aparecida


B) 01 Bíblia


C) 01 Camiseta da Rádio Louvar


Acesse: www.radiolouvar.renasceremmaria.com




WEB RÁDIO LOUVAR - 100% 


Católica - Agora com qualidade HD 


Digital - o som mais puro da Web


Sorteio dia 12/10/2011. 

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O PRESENTE DO PAPA PIO IX AO MARANHÃO.



O PRESENTE DO PAPA PIO IX AO MARANHÃO.


No século XIX, a Igreja do Maranhão recebeu um presente do Papa Pio IX. Trata-se das relíquias de Santa Severa, virgem e mártir romana do início do cristianismo, que nos chegou, em 1848, por meio do Prefeito dos Missionários Apostólicos Capuchinhos no Brasil, Frei Fidelis de Monte Sano. Frei Fidelis ofereceu as relíquias – uma imagem de cera do corpo de Santa Severa contendo fragmentos ex ossibus (dos ossos) da mártir – a Frei Dorotheu de Dronero que as levou para a antiga Igreja de São Tiago, que ficava no bairro da Madre de Deus. Atualmente, as relíquias de Santa Severa encontram-se na Igreja de São Pantaleão onde podem ser veneradas pelos fiéis e devotos. O imaginário popular viu na imagem da mártir Severa, o seu verdadeiro corpo incorrupto do qual, diz o povo, escorre sangue se lhe furam com um alfinete. Na Itália, os restos mortais de Santa Severa são expostos e venerados na Igreja de San Stefano del Sole. Que o exemplo daqueles que morreram e morrem por causa de sua fidelidade ao Cristo nos encoraje a sermos verdadeiras testemunhas do Senhor que não hesitou em se entregar à morte para a nossa salvação. Aprendamos, pois, de Cristo e de Seus mártires, a não temer o caminho do fracasso da Cruz que nos conduz à Ressurreição.
Seminarista João Dias Rezende Filho - Acadêmico do terceiro ano de Teologia da Arquidiocese de São Luís. E-mail: joaopecegueirodias@hotmail.com
Postado por João Dias Rezende Filho às 22:46 

SANTO ANTÔNIO DE LISBOA E DE PÁDUA.


SANTO ANTÔNIO DE LISBOA E DE PÁDUA.

Belíssimo vídeo produzido em Portugal sobre a vida de Santo Antônio, para nós brasileiros, Santo António para nossos irmãos lusos. Santo Antônio, rogai por nós! Agradeço a amiga portuguesa, dra. Maria Rosa Pacheco Machado, neta do ilustre intelectual Fran Paxeco (de quem, em breve, tratarei neste blog), que me indicou este vídeo.

IGREJAS DE SÃO LUÍS QUE JÁ NÃO EXISTEM.


IGREJAS DE SÃO LUÍS QUE JÁ NÃO EXISTEM.
Texto deste mês de julho publicado na coluna "Você sabia?" do Jornal da Arquidiocese de São Luís, o Jornal do Maranhão.

Em São Luís, houve muitas Igrejas que, por diversos motivos foram demolidas, ou mesmo, arruinaram-se pela ação do tempo ou omissão humana. Havia uma igreja dedicada a Nossa Senhora Madre de Deus, donde o nome do bairro, que foi construída com recursos de uma doação feita por Manoel da Silva Serrão, no ano de 1713. Eram os jesuítas que cuidavam do templo e da casa de recreações religiosas e retiros que lhe era anexo e servia aos padres e aos alunos do Colégio da Luz.  Com a expulsão da Companhia de Jesus pelo decreto pombalino de 1761, o prédio e a ermida serviram para várias finalidades, algumas bem profanas, como casa de recreio dos governadores, hospital de campanha do Exército, e, finalmente, um hospital público, o atual Hospital Dr. Tarquínio Lopes, mais conhecido como Hospital Geral. A antiga igreja, por falta de uso e cuidado, arruinou-se completamente.
Desenho retirado do site: http://everderame.wordpress.com/igrejas-demolidas-destruidas-e-arrasadas

Outra Igreja histórica que já não existe, é a de Nossa Senhora da Conceição dos Mulatos, sede paroquial desde 29 de agosto de 1805. Em 1939, por motivos urbanísticos, e segundo conta-se, em razão da parede lateral da Igreja que avançava além da calçada, invadindo o traçado da rua e pela passagem do bonde rente ao paredão causava muitos acidentes, alguns fatais, a Conceição dos Mulatos foi posta abaixo, o que entristeceu toda cidade e, sobretudo, Monsenhor João dos Santos Chaves, vigário da Igreja, que pouco depois, em 21 de fevereiro de 1941, faleceu. 

Sobre a relação de seu pároco com a Igreja da Conceição e seus paroquianos, fala-nos Jomar Moraes em seu excelente Guia de São Luís do Maranhão: “nomeado vigário da Conceição em 1896, o Padre Chaves, como carinhosamente o chamavam, chegou a confundir-se com sua igreja, que de fato, era sua na boca dos fiéis: a Igreja de Padre Chaves. Durante o período em que ali permaneceu chão vazio, assinalado por uma cruz a que nostálgicos devotos levavam flores e velas, formava-se uma grande poça d’água na estação das chuvas. Era a Lagoa do Padre Chaves.” Em seu lugar, hoje se ergue o Edifício Caiçara, primeiro arranha-céu de São Luís.
Postado por João Dias Rezende Filho às 16:50 http://img1.blogblog.com/img/icon18_email.gif