sábado, 12 de novembro de 2011

Os Talentos que Deus nos dá é para serviço ao bem comum a todos

Os Talentos que Deus nos dá é para serviço ao bem comum a todos

Postado por Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha
Já estamos próximo ao final do ano litúrgico católico. A liturgia nos chama atenção para apresentar o resultado dos dons e talentos que Deus nos deu durante este ano. Deus sempre dá os talentos a cada um de nós de acordo com as nossas possibilidades de produzirmos bons frutos de justiça, de amor, de esperança e solidariedade com todos. Deus nos ama e nos querem vigilantes no bem, pois uma hora para outra Ele mesmo vem pedir que prestemos a conta dos talentos e dons que nos deu nesta vida para receber a recompensa.

No livro dos Provérbios nos apresenta a figura da "mulher virtuosa", que sabe administrar a sua casa. É a dona de casa, a mãe zelosa e boa administradora do lar. Ela é generosa e tem o temor de Deus. Esses valores são validos para hoje também e isso traz para uma vida feliz tranqüila e prospera. (cf. Pr 31,10-13.19-20.30-31)
Na primeira carta de Paulo aos tessalocenses fala da 2ª vinda do Senhor e como devemos esperar e preparar esse momento:vigilantes e sóbrios na presença do Senhor. Isso nos quer dizer que devemos ser fieis a Deus e com os irmãos numa vida coerente no agir e na própria intimidade com Ele. Deus é bom e justo e nos quer sempre pronto para o seu chamado para a vida eterna que é para todos que o segue na obediência da Palavra e no testemunho cristão. (cf. 1Ts 5,1-6)

No Evangelho de Mateus, temos a Parábola dos TALENTOS, Jesus fala da sua 2ª vinda no fim dos tempos e a atitude com que os discípulos devem esperar e preparar essa vinda. Deus nos quer vivendo bem, trabalhando para o Reino de Deus, usando os talentos que Ele nos deu. Ele nos assiste com a graça santificante que faz com que produzamos muitos e bons frutos. Ele comparou o julgamento do nosso agir com os talentos dados. Quem produziu tem a recompensa, mas quem não produziu por medo ou por preguiça de agir para o bem de si e dos outros não vai receber nada e ainda ficará fora do Reino definitivo prometido por Deus (cf.Mt 25,14-30).
O

mundo precisa que sejamos bons, justos e fraternos com todos. Ser participante dos bens e deixar que outros possam ter posse deles também. Cada final de um ciclo devemos fazer uma revisão de vida. Será que administramos bem os dons que Deus nos deu? Será que não negligenciamos com os nossos talentos e deixamos passar o tempo sem fazer nada em prol de nossa família, de nossa sociedade e de nossa Comunidade Cristã?

Então, nesse momento devemos pedir perdão pela nossa não iniciativa de fazer o bem e de não colocar os nossos talentos a favor do bem comum, mas prometer a Deus que faremos um novo começo para ter um bom fim. Assim, o mundo torna-se melhor e a nossa vida enche de perfumes das nossas realizações de construção de um Reino de irmãos e irmãs para o a paz e justiça para todos. Amém

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha 11-11-11

Nenhum comentário:

Postar um comentário