sábado, 5 de novembro de 2011

Bento XVI convida cristãos a testemunhar a fé com a vida


Bento XVI convida cristãos a testemunhar a fé com a vida

Postado por Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha
Ser cristão é seguir Jesus Cristo, o mestre por excelência, Ele é o primeiro a viver o mandamento do amor e ainda revela Deus Pai que é o puro amor. Deus ama muito a humanidade pois o seu amor é visível em Cristo que veio e ainda deu a sua vida a todos nós para sempre. Hoje podemos celebrar a vida na esperança da Ressurreição, pois, Jesus é a ressurreição e vida plena para todos. Somos chamados a ler, interpretar a Palavra de Deus e ainda por em pratica na nossa vida para dar testemunho de Cristo.

''Jesus é o primeiro a praticar o mandamento do amor, que ensina a todos'', ensina Papa. No Angelus deste domingo, 30, o Papa Bento XVI comentou a liturgia do dia, onde o apóstolo Paulo convida a ler o Evangelho “não como palavra de homens", mas como ele é realmente: "Palavra de Deus”. Deste modo, podemos acolher com fé as advertências que Jesus dirige à nossa consciência para assumir um comportamento em conformidade com Ele, observou o Santo Padre.(1)

Ao recordar o Evangelho deste domingo, o Papa explica que o Senhor censura os escribas e os fariseus porque não colocavam em prática o que ensinavam com tanto empenho e rigor. Ora, “há que acolher a boa doutrina, mas esta corre o risco de ser desmentida por uma conduta incoerente”. A atitude de Jesus é o oposto dos escribas e fariseus: “ele é o primeiro a praticar o mandamento do amor, que ensina a todos. Pode, portanto, dizer que é um peso leve e suave, precisamente porque nos ajuda a levá-lo, juntamente com Ele”. Como escrevia São Boaventura, “ninguém pode ensinar e muito menos concretizar, nem alcançar as verdades que se podem conhecer, sem que esteja presente o Filho de Deus”.(1)

“Jesus senta-se sobre a Cátedra como o Moisés maior, que estende a Aliança a todos os povos. É Ele o nosso verdadeiro e único Mestre. Somos portanto chamados a seguir o Filho de Deus, o Verbo encarnado, que exprime a verdade do seu ensinamento através da fidelidade à vontade do Pai, através do dom de si mesmo”, enfatizou. O Papa pediu ainda a intercessão de Maria Santíssima e convidou a todos para rezar "por todos os que na comunidade cristã são chamados ao ministério do ensinamento, para que possam sempre testemunhar com as obras as verdades que transmitem com a palavra”.(1)

Após o Angelus, o Papa dirigiu saudações em diversas línguas. Confira a saudação aos fiéis de língua portuguesa: "Saúdo agora os peregrinos de língua portuguesa, de modo especial os fiéis brasileiros da Paróquia de São Cristóvão, da Diocese de São João da Boa Vista. Possa esta visita a Roma confirmar a vossa fé, como os Apóstolos Pedro e Paulo, na Boa Nova de Jesus Cristo! Por ela, sabemos que somos filhos no Filho e entramos no seio da Santíssima Trindade. Desça, sobre vós e vossas famílias, a minha Bênção Apostólica." (1)

As palavras do nosso papa e a nossa adesão a Jesus devem levar a uma vida de autenticidade cristã. Não podemos jamais ser pessoas que não vivem o que fala. Deus quer que sejamos coerentes e fiéis a Ele. Ele está conosco sempre, dando força e liberdade para vivermos a sua graça em nós na comunidade, na sociedade e na família. Se estivermos em comunhão com Ele tudo se realiza bem para proveito de todos. Somos missionários de Cristo no mundo inteiro e desta forma nós podemos vivenciar a realidade de graça, de paz, de justiça e solidariedade em todos os lugares que estiverem situados. O mundo com Cristo é diferente, pois Ele é imagem viva do Deus da vida.
(1) www.cancaonova.com
Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha 30-10-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário