sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Setembro: mês da Bíblia! - franciscanos


Setembro: mês da Bíblia!

Testamento de amor!
"Não só de pão vive o homem, mas de toda a Palavra
que procede da boca de Deus". (Mt 4,4)

A "Bíblia é o Livro dos livros”. É a obra mais conhecida em todo o planeta. Também conta com o maior número de traduções dentre todas as obras existentes e está presente no maior número de nações. No entanto, nem sempre nos relacionamos com ela do jeito mais ideal. Estamos por iniciar o mês de setembro, o conhecido e celebrado “Mês da Bíblia”. É mais uma oportunidade para examinarmos nossa vida e vermos qual é o valor que estamos dando a este livro tão especial e tão importante para todos os que seguem a Jesus: como o Caminho, a Verdade e a Vida.

Bíblia: Testamento de amor!
Este livro é um verdadeiro testamento. E o que é um testamento? É uma carta na qual se colocam as coisas mais íntimas, mais sinceras e mais profundas. É onde se fala com o coração e são relatados os "últimos" desejos de alguém. É onde o pai "divide" os bens entre os filhos e amigos. É o meio pelo qual nós fazemos pedidos e recomendações.

A Bíblia é o Testamento de Amor, a Carta de Amor que Deus Pai deixou para toda a humanidade. É nela que nós vamos encontrar os desejos e as intenções de Deus para conosco. É nela que podemos encontrar as recomendações e os tesouros que Deus tem para nos oferecer. Se nós não nos abrirmos a ela e não lermos esta "Carta de Amor", não ficaremos sabendo da amizade íntima que Deus quer ter conosco "desde o nascer ao pôr-do-sol".
Pedindo sempre a luz do Espírito Santo e vencendo toda e qualquer preguiça, busquemos ler com fé o Livro Sagrado. E a cada letra, a cada palavra, vamos perceber e ouvir a Voz de Deus que fala ao nosso coração. Quanto mais intimidade tivermos com ela, tanto mais intimidade teremos com o próprio Senhor.
Estejamos, portanto, atentos ao que nos fala a Palavra de Deus! Como sugestão, diria que seria interessante nos acostumarmos à Leitura Orante da Palavra de Deus, uma maneira bem fácil de nos familiarizarmos com a Bíblia.
Se você quer mais informações sobre a “Leitura Orante”, bem como, o envio do material para se preparar bem neste mês de setembro, escreva para: pvf@franciscanos.org.br


Mês da Bíblia!



Leitura Orante!

10 passos para orientar a leitura orante, pessoal e diária da Bíblia!
  1. Iniciar invocando a luz do Espírito Santo;
  2. Leitura lenta e atenta do texto;
  3. Momento de silêncio interior para lembrar o que leu;
  4. Ver bem o sentido de cada frase;
  5. Atualizar e ruminar a Palavra, ligando-a com a vida;
  6. Ampliar a visão, ligando o texto com outras passagens bíblicas;
  7. Ler de novo, rezando o texto e respondendo a Deus;
  8. Formular um compromisso de vida;
  9. Rezar um salmo apropriado;
  10. Escolher uma frase como resumo para memorizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário