sábado, 17 de setembro de 2011

Os protestantes honravam Maria


Os protestantes honravam Maria


Há um artigo interessante que demonstra como no início do protestantismo Nossa Senhora era honrada pelos protestantes. Hoje somente a Igreja Católica presta a devida homenagem a Mãe do Nosso Senhor; Rainha do Céu, pois todo rei é filho de rainha...
Para saber mais leia o artigo completo onde há também o Manifesto de Dresden - documento redigido por vários teólogos luteranos sobre a Virgem Maria, "mãe do meu senhor" (Lc. 1:43)
Vejam algumas citações de Lutero, Calvino, Zwinglio e Wesley sobre a Virgem Maria:

''Quem são todas as mulheres, servos, senhores, príncipes, reis, monarcas da Terra comparados com a Virgem Maria que, nascida de descendência real (descendente do rei Davi) é, além disso,Mãe de Deus, a mulher mais sublime da Terra? Ela é, na cristandade inteira, o mais nobre tesouro depois de Cristo, a quem nunca poderemos exaltar bastante (nunca poderemos exaltar o suficiente), a mais nobre imperatriz e rainha, exaltada e bendita acima de toda a nobreza, com sabedoria e santidade.''(Martinho Lutero, ''Comentário do Magnificat'', cf. escritora evangélica M. Basilea Schlink, revista ''Jesus vive e é o Senhor'').

***


''Por justiça teria sido necessário encomendar-lhe [para Maria] um carro de ouro e conduzi-la com quatro mil cavalos, tocando a trombeta diante da carruagem, anunciando: 'Aqui viaja a mulher bendita entre todas as mulheres, a soberana de todo o gênero humano'. Mas tudo isso foi silenciado; a pobre jovenzinha segue a pé, por um caminho tão longo e, apesar disso, é de fato aMãe de Deus. Por isso não nos deveríamos admirar, se todos os montes tivessem pulado e dançado de alegria.''(idem, cf. escritora evangélica M. Basilea Schlink, revista ''Pergunte e Responderemos'' nº 429).

***


''Ser Mãe de Deus é uma prerrogativa tão alta, coisa tão imensa, que supera todo e qualquer intelecto. Daí lhe advém toda a honra e a alegria e isso faz com que ela seja uma única pessoa em todo o mundo, superior a quantas existiam e que não tem igual na excelência de ter com o Pai Celeste um filhinho comum. Nestas palavras, portanto, está contida toda a honra de Maria. Ninguém poderia pregar em seu louvor coisas mais magníficas, mesmo que possuísse tantas línguas quantas são na terra as flores e folhas nos campos, nos céus as estrelas e no mar os grãos de areia.''(idem, cf. escritora evangélica M. Basilea Schlink, revista ''Jesus vive e é o Senhor'')

***


''Peçamos a Deus que nos faça compreender bem as palavras do Magnificat... Oxalá Cristo nos conceda esta graça por intercessão de sua Santa Mãe! Amém.(Martinho Lutero, ''Comentário do Magnificat'').

***


''O Filho de Deus fez-se homem, de modo a ser concebido do Espírito Santo sem o auxílio de varão e a nascer de Maria pura, santa e sempre virgem.(Martinho Lutero, ''Artigos da Doutrina Cristã'')

***


''Não podemos reconhecer as bênçãos que nos trouxe Jesus, sem reconhecer ao mesmo tempo quão imensamente Deus honrou e enriqueceu Maria, ao escolhê-la para Mãe de Deus.''(João Calvino, Comm. Sur l’Harm. Evang.,20)

***


''Firmemente creio, segundo as palavras do Evangelho, que Maria, como virgem pura, nos gerou o Filho de Deus e que, tanto no parto quanto após o partopermaneceu virgem pura e íntegra.''(Zwinglio, em ''Corpus Reformatorum'')


***

''Creio que [Jesus] foi feito homem, unindo a natureza humana à divina em uma só pessoa; sendo concebido pela obra singular do Espírito Santo, nascido da abençoada Virgem Maria que, tanto antes como depois de dá-lo à luz, continuou virgem pura e imaculada.''(John Wesley, fundadador da Igreja Metodista, em carta dirigida a um católico em 18.07.1749)


Nenhum comentário:

Postar um comentário