domingo, 4 de setembro de 2011

Devemos ser “Sentinelas de Deus”


Devemos ser “Sentinelas de Deus”

Postado por Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha
O mês de setembro é dedicado de modo especial a Bíblia. Ela á palavra de Deus que devemos acolhê-la e coloca-la em pratica em nossa vida. Em todos os momentos de nossa vida, a palavra de Deus nos dá luz e sabedoria nas diversas situações em que estivermos situados. Ela nos ajuda a orientar os que erram, educar os errantes e ser alento aos peregrinos da terra rumo ao céu. 

O profeta Ezequiel aparece como uma "SENTINELA", que Deus colocou a vigiar a "Casa de Israel". Ele é um guarda que antevê os perigos e ajuda o povo de Deus não cair nele. Quando ele percebe o perigo eminente toca o berrante e todos ficam atentos e assim podem enfrentar o inimigo com antecedência. O guardião tem essa obrigação e se não fizer será responsabilizado pela catástrofe que vier pela sua negligencia. 

Assim, o profeta é uma sentinela de Deus no meio da comunidade dos crentes a Deus. Ele é o homem de Deus e não pode ficar omisso diante do mal e da corrupção, pois deve denunciar a um bom tom. Ezequiel é conhecido como o "Profeta da Esperança".Aos exilados, que estão em terra estrangeira, privados do Templo, do sacerdócio e do culto, e duvidam da bondade e do amor de Deus, alimenta a esperança de que Deus não os abandonou nem esqueceu. Deus continua a amar o seu Povo e a enviar seus profetas.(cf. Ez 33,7-9) 

São Paulo na carta aos romanos nos ensina que o AMOR é a plenitude da Lei e o caminho para corrigir o irmão que erra. Assim ,quem ama nunca deixa a pessoa no erro , pois tenta corrigir com amor a pessoa que erra para voltar a acertar na vida. A correção fraterna é fruto de uma realidade que vem da caridade e da comunhão entre as pessoas.(Rm 13,8-10) 

O Evangelho de Mateus sugere o modo que devemos proceder para com o irmão que errou. (Mt 18,15-20) Jesus apresenta para nós a correção FRATERNA na Comunidade: Como corrigir o irmão que errou e provocou conflitos na Comunidade? Assim, O evangelho nos dá a orientação segura no procedimento de corrigir a pessoa que erra em 4 fases como:Um encontro pessoal a sós com esse irmão que erra... , isso é caridade e não ficar noticiando os quatro cantos o erro do irmão, mas adverti-lo e corrigi-lo;
Se ele não ouvir ninguém, devemos pedir a ajuda de OUTRAS PESSOAS, que tenham sensibilidade e sabedoria...; Se essa tentativa também falhar e a pessoa resiste no erro então devemos levar esse assunto para COMUNIDADE, para fazer a pessoa que erra de entender e seguir as exigências do caminho cristão. Mas a intervenção deve ser guiada pelo amor que constrói na paz e na justiça para com o irmão. 

Finalmente: Se a pessoa persistir no erro, será considerado como um gentio, um pagão. Jesus nos exorta o poder da oração para mudar as pessoas ou receber alguma graça de Deus: "Se dois estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isso lhe será concedido por meu Pai que está nos céus. Pois, onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles". Devemos amar o irmão e persuadi-lo para que caminhe no bem, no amor e na justiça de Deus. Amém

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 02-09-2011 

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário