domingo, 25 de setembro de 2011

As virtudes teologais - O que são?


As virtudes teologais - O que são?

Postado por Marquinhos
São virtudes dadas a nós pelo próprio Deus: estas virtudes estão descritas na Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios, cap. 13, vs. 13, quando diz: "Agora permanecem estas três: a FÉ, a ESPERANÇA e a CARIDADE. Mas a maior delas é a CARIDADE."

Passagem da Bíblia em que Jesus
chama atenção para a falta de fé.
Segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, as virtudes teologais "têm como origem, motivo e objeto imediato o próprio Deus. São infundidas no homem com a graça santificante, tornam-nos capazes de viver em relação com a Trindade e fundamentam e animam o agir moral do cristão, vivificando as virtudes humanas. Elas são o penhor da presença e da ação do Espírito Santo nas faculdades do ser humano". (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Virtudes_teologais)

1. Fé - Crer em Deus que é a própria Verdade.
2. Esperança - por meio do Espírito Santo, esperar a Vida Eterna e o Reino de Deus, confiando e perseverando na graça de Deus.
3. Caridade (ou Amor) - por meio dela, cumprimos o maior mandamento da Lei de Deus que é amar a Ele sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.

Estas virtudes são complementos das virtudes cardeais. Veja:
Segundo a Igreja Católica Apostólica Romana existem quatro virtudes cardinais (ou virtudes cardeais) que polarizam todas as ou­tras virtudes humanas. O conceito teológico destas quatro virtudes foi derivado inicialmente do esquema de Platão e adaptado por Santo Ambrósio de Milão, Santo Agostinho de Hipona e São Tomás de Aquino.
Segundo a Doutrina da Igreja Católica, elas "são perfeições habituais e estáveis da inteligência e da vontade humanas, que regulam os nossos atos, ordenam as nossas paixões e guiam a nossa conduta segundo a razão e a . Adquiridas e reforçadas por atos moralmente bons e repetidos, são purificadas e elevadas pela graça divina". As virtudes cardeais são quatro:
  • prudência, que "dispõe a razão para discernir em todas as circunstâncias o verdadeiro bem e a escolher os justos meios para o atingir. Ela conduz a outras virtudes, indicando-lhes a regra e a medida", sendo por isso considerada a virtude-mãe humana.
  • justiça, que é uma constante e firme vontade de dar aos outros o que lhes é devido;
  • fortaleza (ou Força) que assegura a firmeza nas dificuldades e a constância na procura do bem;
  • e a temperança (ou Moderação) que "modera a atração dos prazeres, assegura o domínio da vontade sobre os instintos e proporciona o equilíbrio no uso dos bens criados", sendo por isso descrita como sendo a prudência aplicada aos prazeres. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Virtudes_cardinais).
Vivamos portanto irmãos as virtudes que o Senhor nos concede através da graça.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário