sexta-feira, 26 de agosto de 2011

IGREJAS DE SÃO LUÍS QUE JÁ NÃO EXISTEM.


IGREJAS DE SÃO LUÍS QUE JÁ NÃO EXISTEM.
Texto deste mês de julho publicado na coluna "Você sabia?" do Jornal da Arquidiocese de São Luís, o Jornal do Maranhão.

Em São Luís, houve muitas Igrejas que, por diversos motivos foram demolidas, ou mesmo, arruinaram-se pela ação do tempo ou omissão humana. Havia uma igreja dedicada a Nossa Senhora Madre de Deus, donde o nome do bairro, que foi construída com recursos de uma doação feita por Manoel da Silva Serrão, no ano de 1713. Eram os jesuítas que cuidavam do templo e da casa de recreações religiosas e retiros que lhe era anexo e servia aos padres e aos alunos do Colégio da Luz.  Com a expulsão da Companhia de Jesus pelo decreto pombalino de 1761, o prédio e a ermida serviram para várias finalidades, algumas bem profanas, como casa de recreio dos governadores, hospital de campanha do Exército, e, finalmente, um hospital público, o atual Hospital Dr. Tarquínio Lopes, mais conhecido como Hospital Geral. A antiga igreja, por falta de uso e cuidado, arruinou-se completamente.
Desenho retirado do site: http://everderame.wordpress.com/igrejas-demolidas-destruidas-e-arrasadas

Outra Igreja histórica que já não existe, é a de Nossa Senhora da Conceição dos Mulatos, sede paroquial desde 29 de agosto de 1805. Em 1939, por motivos urbanísticos, e segundo conta-se, em razão da parede lateral da Igreja que avançava além da calçada, invadindo o traçado da rua e pela passagem do bonde rente ao paredão causava muitos acidentes, alguns fatais, a Conceição dos Mulatos foi posta abaixo, o que entristeceu toda cidade e, sobretudo, Monsenhor João dos Santos Chaves, vigário da Igreja, que pouco depois, em 21 de fevereiro de 1941, faleceu. 

Sobre a relação de seu pároco com a Igreja da Conceição e seus paroquianos, fala-nos Jomar Moraes em seu excelente Guia de São Luís do Maranhão: “nomeado vigário da Conceição em 1896, o Padre Chaves, como carinhosamente o chamavam, chegou a confundir-se com sua igreja, que de fato, era sua na boca dos fiéis: a Igreja de Padre Chaves. Durante o período em que ali permaneceu chão vazio, assinalado por uma cruz a que nostálgicos devotos levavam flores e velas, formava-se uma grande poça d’água na estação das chuvas. Era a Lagoa do Padre Chaves.” Em seu lugar, hoje se ergue o Edifício Caiçara, primeiro arranha-céu de São Luís.
Postado por João Dias Rezende Filho às 16:50 http://img1.blogblog.com/img/icon18_email.gif 

Nenhum comentário:

Postar um comentário