sábado, 27 de novembro de 2010

Arcebispo do Rio de Janeiro pede paz e oração pela população da cidade

Arcebispo do Rio de Janeiro pede paz e oração pela população da cidade

26-11-2010
Tags: orações, rio,

O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, escreveu hoje sobre a recente onda de violência na cidade, desencadeada por ataques de traficantes insatisfeitos com a política de ocupação pacífica da polícia em territórios antes dominados pelo tráfico de drogas, nas favelas.
Segundo Dom Orani, precisamos deixar que a paz germine e supere divisões e rancores dentro de nossos corações
O mais recente artigo do prelado, intitulado "É preciso falar de paz", foi publicado hoje no site da arquidiocese do Rio. Nele, Dom Orani lamenta os acontecimentos atuais, veiculados de forma initerrupta pela mídia. "Todos nós, que queremos bem à nossa maravilhosa cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e seus arredores, com o seu povo alegre e acolhedor, sentimo-nos machucados ao vê-la como palco de notícias que enchem os corações de todos de apreensão", diz o arcebispo.
Dom Orani diz que a arquidiocese se une a todos os que passam pela tribulação e sofrem pelas "atuais inseguranças e dificuldades" e fala em unidade com os trabalhadores e todos os que procuram meios para viabilizar a plena paz na cidade.
"Por isso, é necessário, mais uma vez, falar de Paz!", exorta o arcebispo. "É preciso, mais uma vez, fazer nascer nos corações de todos os homens e mulheres de nossa querida cidade o anseio mais profundo de todos os seres humanos: Paz. É preciso que se ouça novamente na terra o grito, o forte clamor aos homens de boa vontade".
O prelado salienta a importância de se buscar a paz e a unidade especialmente no momento em que a Igreja entra no período de Advento, de preparação para a vinda do "Príncipe da Paz". O arcebispo pede que, com o Amor que vem de Deus, todos sejam homens e mulheres de esperança, e que esse amor pode também trazer a esperança da paz e permitir a reconciliação, "para que a Igreja, como alma desta cidade, anuncie e testemunhe a alegre esperança de olhar para o futuro com confiança!"
"Precisamos deixar que a Paz germine e supere as divisões, ódios, rancores dentro de nossos corações, famílias, sociedade! Precisamos oferecer esta esperança a cada homem e mulher de nossa cidade. Precisamos deixar que o Amor de Deus renove as relações entre os homens e mulheres e gere aquela sede de fraternidade que é capaz de afastar a tentação da violência, da guerra, dos egoísmos. Precisamos colocar acima de nossos próprios interesses o sonho de Deus, que é o sonho de cada homem e mulher desta terra: viver a Paz e a comunhão", exorta Dom Orani.

Segundo o arcebispo, para se promover a paz é preciso dedicar particular atenção ao bem comum - e às suas vertentes sociais e políticas -, que "tem a ver intimamente com todas as formas expressivas da sociabilidade humana: a família, os grupos, as associações, as cidades". "Todos, de alguma forma, devem estar implicados no compromisso pelo bem comum, na busca constante do bem dos outros como se fosse o próprio".
Dom Orani afirma que, ainda que essa responsabilidade compita a todos os cidadãos, recai especialmente sobre as autoridades, e pede orações a essas, "pois são chamadas a criar aquele conjunto de condições sociais que favorecem, nos homens e mulheres de todos os tempos, o desenvolvimento integral".
Intenção é que mesmo em casa todos façam das duas horas de oração um intenso momento de intercessão pelo Rio
 O arcebispo, então, convida todas as paróquias do Rio de Janeiro a, neste sábado, mesmo dia em que se realiza a Vigília pela Vida Nascente, organizar um tempo especial de orações pela paz e, durante as celebrações eucarísticas, fazer especial pedido na oração dos fiéis.
 "Que Deus ilumine a todos na busca da Paz para o nosso querido povo desta cidade maravilhosa, para que o seja ainda mais. Que o Senhor nos abençoe e nos guarde e faça reinar a paz em nossas fronteiras! Que a benção de Deus penetre em todos os corações, todas as casas, todas as situações e traga a paz! Temos esperança e certeza de que, em unidade, tempos novos nascerão destes momentos e confiamos que o nosso povo, que é forte, saberá continuar testemunhando a sua fé com esperança e vivendo a caridade. Que todos sejam um!", encerra Dom Orani.
Clamor pela Cidade
Além do pedido de orações e intenções nas missas, a Igreja no Rio de Janeiro anunciou que o arcebispo Dom Orani irá presidir neste sábado um momento de oração, das 22h até a meia noite, com transmissão ao vivo pela Rádio Catedral FM 106.7.
A intenção é reunir os fieis pelas ondas da Rádio para que, em suas comunidades de origem - onde os sacerdotes encerrarão o encontro dando bênçãos com o Santíssimo Sacramento - ou mesmo em suas casas, todos façam das duas horas de oração um intenso momento de intercessão pelo Rio de Janeiro, informa a arquidiocese.

fonte:http://www.comshalom.org/noticias/exibir.php?not_id=4011

Nenhum comentário:

Postar um comentário