segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Proposta da Igreja Católica aos jovens vai contra ideias dominantes da sociedade

Proposta da Igreja Católica aos jovens vai contra ideias dominantes da sociedade

Bento XVI destaca necessidade de relação com Cristo e a Igreja durante alocução dedicada à mensagem para a Jornada Mundial da Juventude 2011

Bento XVI considera que o tema da mensagem que escreveu para a Jornada Mundial da Juventude de 2011, “Enraizados e edificados em Cristo em Cristo, firmes na fé”, é “uma proposta contra-corrente”.
Segundo o Papa, exalta-se actualmente “a incerteza, a mobilidade, a volubilidade”, atitudes que expressam “uma cultura indecisa quanto aos valores de fundo, aos princípios basilares segundo os quais se orienta e define a própria vida”.
Na alocução proferida este Domingo em Castel Gandolfo, perto de Roma, o Papa salientou que cada pessoa “é chamada a fazer novamente o percurso de descoberta do sentido da vida”.
O tema do texto, extraído da carta bíblica do apóstolo São Paulo aos Colossenses, salienta que o jovem “é como uma árvore em crescimento: para se desenvolver bem, precisa de raízes profundas, que, em caso de tempestade, o tenham bem plantado ao solo”, disse Bento XVI antes da oração do Angelus.
Depois de realçar que o “coração” da mensagem para a Jornada Mundial da Juventude está nas expressões “em Cristo” e “na fé”, o Papa afirmou que “a plena maturidade da pessoa" e a sua "estabilidade interior” dependem do encontro pessoal com Deus.
“Uma relação de profunda confiança, de autêntica amizade com Jesus” é capaz de dar aos jovens aquilo que precisam para encarar a vida: “serenidade e luz interior, predisposição para o pensamento positivo, largueza de ânimo para com os outros” e disponibilidade para “o bem, a justiça e a verdade”, assinalou Bento XVI.
O Papa frisou ainda que a adesão à comunidade eclesial é o suporte da crença em Deus: “se nenhum homem é uma ilha, tanto menos o é o cristão, que descobre na Igreja a beleza da fé partilhada e testemunhada aos outros na fraternidade e no serviço da caridade”.
A Jornada Mundial da Juventude decorre em Madrid entre 16 e 21 de Agosto de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário