Sacramento é transformaçãoDinamize a celebração batismal com zelo litúrgico
 POR MACELO DOS SANTOS
O batismo é o sacramento da iniciação cristã. Seja ele de crianças ou de adultos, pois constitui o fundamento da identidade pessoal da fé pessoal do cristão. O sinal mais importante no batismo de criança, é a doação de seu nome por onde se inicia o procedimento ritual. Para o adulto, essa identidade se recebe pela liberdade em dizer sim para Deus e a Igreja. Logo, é a fé no Deus Trino que o valor sacramental convida o batizado viver no Corpo Místico de Cristo, isto é, uma vida nova em Jesus Cristo.Na pastoral do batismo, o agente primeiramente, deve estar preparado para a celebração desse sacramento, o que significa saber o que é o batismo, suas implicações de preparação e de compromisso futuro, assim como viver sua adesão total a Jesus e testemunhando-o continuamente.
E como preconiza o Código de Direito Canônico, os ministros ordinários do batismo são o bispo, o presbítero e o diácono, mas na ausência ou impedimento desses ministros ordenados, o catequista ou outra pessoa designada pelo Ordinário local, poderá realizar o sacramento. Por isso, reuni algumas orientações para o agente que atua junto com o sacerdote, nesta pastoral tão importante na esfera comunitária e eclesial.
 10 orientações para a realização do batizado
1. Siga o ritual próprio, com a devida preparação e cuidado;
2. Pode ser realizado em qualquer dia da semana, mas priorize o domingo;
3. Motive os participantes dizendo que no batismo o cristão recebe sua vocação;
4. Na celebração deve ser feito e manifestado com tranqüilidade e clareza;
5. Acolha com atenção e amizade os pais, padrinhos, batizandos e participantes, com espírito fraterno e carinhoso;
6. Favoreça o ambiente para a celebração, pensando o lugar da fonte batismal, mantendo sempre a conexão com o espaço da celebração eucarística, mas não colocado no presbitério;
7. O ritual do batismo fala da fonte batismal com água natural e limpa;
8. Mantenha o Círio Pascal aceso durante a celebração batismal;
9. Valorize os santos óleos, pensando numa pequena caixa com visor embutida na parede próxima à fonte batismal;
10. Faça com que todos os participantes interajam na celebração.
 Estes elementos apresentados são algumas sugestões, não só para reforçar a presença marcante do batismo, mas o de valorizar ainda mais a celebração batismal. O batismo estabelece uma relação com Deus  pela mediação de uma Igreja, mas não exclui outras vias de salvação por Cristo, porque “tudo foi criado por Ele e para Ele” (Cl 1,16). Assim, como a graça não faz concorrência à liberdade, mas liberta para a liberdade, assim os sacramentos visam justamente o livre consentimento e resposta humana, a fim de poder fundar e aprofundar uma comunhão viva. Também entre os adultos é o próprio Deus com sua graça que conduz homens e mulheres à Igreja: “de múltiplas maneiras tu os estimulaste e te antecipaste a eles, de modo que o anseio por ti cada vez mais intenso neles”.
Marcelo dos Santos é Diretor Editorial da Revista Paróquias & Casas Religiosas, Bacharel e Licenciado em Filosofia e História, pela PUC-Campinas/SP, Bacharel em Teologia pelo ITESP/SP, Autor do livro “Sob a Luz do Evangelho”, publicado pela Editora A Partilha.
Contato: editorial@revistaparoquias.com.br

Artigos relacionados: