quinta-feira, 19 de agosto de 2010

NOTÍCIAS - BOAS NOTÍCIAS DE TIMOR LESTE - FRANCISCANOS

Boas notícias de Timor-Leste


Escrito por António Pojeira Sábado, 07 Agosto 2010 17:52


profissao_laleia_2010 
No Ano de 2009 partiram de Tibara a Indonésia os nossos primeiros noviços. Neste dia 31 de Julho, partiram para LALEIA, assumida como Casa de Noviciado em TIMOR LESTE, mais 9 Postulantes. Tíbar é, assim, a rampa de "lançamento" para voos mais altos. Aqui ficam os seus nomes: Júlio Guterres, Roberto, Florindo, Hermenegildo, Aventino, Tobias, Júlio Romana, Lamberto e Carolino. A sua viagem foi segura e agradável como acontece quando o Fr. José Luís assume a sua condição de "Fangio". Foi um momento que eles viveram com alguma emoção contida. Desejamos que na sua caminhada olhem sempre para a frente onde deverão ver as referências marcantes do nosso carisma. Que o Pai S. Francisco, com a sua intercessão, os proteja e defenda na sua caminhada formativa. Desejamos ardentemente que sejam os próximos irmãos Capuchinhos de Timor-Leste.

OS TRÊS PRIMEIROS CAPUCHINHOS DE TIMOR
Dia 2 de Agosto. Eis o dia que o Senhor destinou para ser lembrado na história dos Capuchinhos em Timor. Até agora recordávamos este dia como o dia da Porciúncula. A partir de agora lembrá-lo-emos, também, porque três "jovens valentes", depois de terminado o seu tempo de noviciado emitiram a sua Profissão religiosa na Ordem Capuchinha na nossa Fraternidade de Laleia. O fr. Fernando Alberto, em nome do Ministro Provincial, recebeu os seus votos. Os seus nomes ficarão para sempre gravados na nossa memória e serão referenciados por todos os que desejarem reportar-se à nossa história em Timor: Fr. Rafael, o Fr. John e o Fr. Agostinho. São pioneiros na Ordem Capuchinha em terras de Timor.
Todos os irmãos e formandos da Fraternidade de Tibar tomaram parte neste momento tão importante, significativo e tão esperado.
Estão de Parabéns os três irmãos, está de festa a nossa Província e exultamos todos os que em Timor somos os "portadores do carisma franciscano" e, embora de forma tão imperfeita tentamos passar o testemunho. Como o Fr. Acílio nos recordava, em mensagem enviada, já muitos deram um pouco da sua vida para que este momento fosse possível. Com o Fr. Acílio, também nós poderemos cantar: "Te Deum laudamus"!

O NOSSO BISPO - D. NORBERTO DO AMARAL - VISITA A NOSSA FRATERNIDADE!
No dia 4 de Agosto, e integrada no programa da visita Pastoral do nosso Bispo, D. Norberto do Amaral, a Tíbar – parte integrante da Paróquia de Liquiçá, - recebemos a sua visita à nossa Fraternidade, diríamos de médico, já que só esteve connosco pouco mais de 20 minutos. Mas foi o suficiente para se inteirar do nosso trabalho, disponibilidades pastorais e tomar conhecimento da finalidade prioritária da nossa presença em Tíbar, a saber, a formação inicial dos nossos postulantes.
Mas foi solene. Chegou numa caravana de carros com batedores motorizados, com carros de polícia, com acompanhantes, autoridades religiosas e civis. Até parecia um primeiro-ministro ou um Presidente da Republica. "Um cálice de Vinho do Porto" deu outro sabor à breve troca de impressões. Mas ficamos contentes com a sua visita. O Fr. Fernando, como guardião da Fraternidade assumiu como lhe competia, o acolhimento na sua condição de anfitrião.

O MESTRE DE NOVIÇOS – FREI MAXIMILIANO - JÁ CHEGOU
Dia 7 de Agosto. Finalmente, e depois de uma viagem longa e cansativa, vindo da parte ocidental da Ilha de Timor, chegou a Tibar o Frei Maximiliano. O Fr. Josep fez questão de ir à fronteira acolhê-lo e fazer-lhe as suas recomendações para o trabalho que vai iniciar. Ele será o próximo Mestre de Noviços em Laleia. Lá o esperam os nossos Postulantes que no dia 14, Sábado próximo, iniciarão o seu Noviciado, já sob a sua condução. O Senhor abençoe o seu trabalho.
O Fr. José Jwono regressa à sua Província depois de cumprida a sua missão: acompanhar os nossos noviços nos últimos meses do seu noviciado. Devemos-lhe um muito obrigado muito sincero. Esperamos, um dia, voltar a vê-lo entre nós!

Salmo 41
Timor, onde a morte só se consagra no combate para deter a vida
e contar a história às crianças que nascem para recordar.
(Xanana Gusmão).

Deus levou-me lá,
à Terra Maldita (alguém chamou),
onde o império e a cobiça chegaram primeiro.
Deus levou-me lá,
à Ilha das Trevas
porque alguém fechou janelas
e impediu o caminho à luz,
e a verdade às mentes.
Deus levou-me lá,
às matas do Mundo Perdido
do Matebian (quer dizer morte),
e às costas de Tasi-Mane (mar violento),
Deus levou-me lá,
à gente mais triste da aldeia mais pequena,
ao país mais pobre do planeta azul.
Deus levou-me lá
para subir ao cume
do Tatamailau (avô de todos)
para pintar o sol-nascente
e falar com o mar e as crianças,
porque muitos "que me visitam
dizem mal de mim".
Deus levou-me lá,
"no dia da desgraça, para cuidar do pobre"
e regressei de Timor
descalço e calado,
e com uma flor de tamarindo na mão,
para apresentar nos areópagos da ironia.
(frei Manuel Rito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário