terça-feira, 17 de agosto de 2010

NOTÍCIA - Caminhada com Maria reúne mais de 1 milhão de fiéis no Ceará

Caminhada com Maria reúne mais de 1 milhão de fiéis no Ceará


.- A Caminhada com Maria 2010 promovida na arquidiocese de Fortaleza no Ceará superou o público de 1,5 milhão de pessoas. Famílias, idosos, crianças acompanharam os 12 km da Caminhada, realizada no domingo de ontem. Segundo a estimativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF), somente nos primeiros três quilômetros de romaria, os fiéis já eram 500 mil.

Segundo a informação divulgada hoje pela mídia local, a procissão em homenagem à padroeira da Capital teve início no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, às 15 horas, no bairro Nova Assunçãorumo à Catedral Metropolitana de Fortaleza, no Centro. Ao longo do caminho, os romeiros expressaram sua fé cantando e rezando ao uníssono.

O coordenador geral do evento, Afonso Ibiapina, segundo o jornal Diário do Nordeste viu com muita satisfação a união dos cristãos, materializada na quantidade de seguidores que se multiplicam ano após ano.

Para homenagear a padroeira da Capital, Nossa Senhora da Assunção, muitos devotos vestiam roupas brancas e carregavam terços, que eram rezados durante o percurso até o destino final da peregrinação. Sete carros de apoio e 3 mil pessoas, que trabalhavam na estrutura do evento, conduziam a multidão.
Próximo à Ponte do Rio Ceará, milhares de pessoas aguardavam a passagem da santa. Aos poucos, quem esperava a procissão, começava a fazer parte de um dos eventos religiosos de maior relevância na capital cearense. Cânticos, orações e muitos agradecimentos eram ouvidos durante o trajeto.

“Essa é a maior expressão de amor da população. É muito bom ver a espontaneidade dos fiéis e o reconhecimento da origem cristã e mariana dos fortalezenses”, descreveu o arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques.

Acompanhando o carro que conduzia a imagem de Nossa Senhora da Assunção, o arcebispo destacou que a participação crescente de jovens em eventos religiosos é “um sinal de que eles sentem-se inseridos na religião”. De acordo com Dom José em declarações reunidas pela mídia local, o número crescente de participantes durante a peregrinação é reflexo da certeza que “só Deus responde às necessidades das pessoas, por isso elas estão aqui”, destacou.

A imagem de Nossa Senhora da Assunção chegou à Capital há 388 anos, instalando-se em seu santuário, na Barra do Ceará. Em 2012, quando completará 390 anos da chegada da santa e 10 anos de caminhada, a arquidiocese de Fortaleza planeja uma festa ainda maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário