terça-feira, 27 de julho de 2010

Respostas simples apologéticas católicas

Jesus nunca protestou. Foi silencioso pro calvário

Franco escreveu:

"O maior dos protestantes que conheço chama-se Jesus Cristo!"

O primeiro PROTESTANTE foi o DIABO, que usou as ESCRITURAS, interpretando-as errôneamente para tentar a Jesus Cristo.

Com a mesma ESCRITURA, Jesus deu a resposta, mostrando que nao é de um versículo que se faz uma DOUTRNA.

O diabo ofereceu riquezas terrenas, assim como os falsos pastores oferecem bencaos materiais (Dê a Deus que receberá em dobro - como se Deus fosse bolsa de valores especulativa!). 
 

PEDRO - A PEDRA VISÍVEL

Pedro é a pedra sobre a qual Ele quis edificar a Sua Igreja. É preciso notar que o Senhor diz ´´a Minha Igreja´´. Usou um pronome possessivo ´´Minha´´; ela é propriedade Sua, é o Seu próprio Corpo, e Ele a quis construída sobre o Papa. Não existe outra.

Para não deixar dúvidas a respeito disto, no primeiro encontro que Jesus teve com Simão, trocou/lhe o nome para ´´Kefas´´, que quer dizer Pedro, o mesmo que pedra em aramaico.

Quem nos relata isso é o evangelista São João. Pedro não se deu conta da grandiosidade daquele acontecimento, no momento, mas, certamente, se lembrou dele mais tarde. Ouçamos o evangelista contar logo no início do seu Evangelho:

´´André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido João [Batista] e que o tinham seguido. Foi ele então logo à procura de seu irmão e disse/lhe: ´´Achamos o Messias (que quer dizer o Cristo). Levou/o a Jesus e Jesus, fixando nele o olhar, disse ´´Tu és Simão, filho de João; serás chamado Kefas (que quer dizer pedra)´´(Jo 1,40ss)´´.

É importante observar que ´´no primeiro encontro´´ com Simão, Jesus ´´fixa nele o olhar´´ e muda o seu nome para Pedro. Isto não foi sem razão. 
 

A IMPORTÂNCIA DOS NOMES

Na Bíblia, quando Deus muda o nome de alguém, é porque está dando a essa pessoa uma missão. Para o judeu o nome da pessoa tinha algo a ver com a sua identidade e missão. Assim, por exemplo o Anjo disse a José:

´´Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus [Deus salva], porque ele salvará o seu povo de seus pecados´´ (Mt 1,21).

Veja que o nome dado ao Messias de Deus é Jesus, designando a sua identidade divina e a sua missão salvífica (Deus salva / Jesus). 
 

DEUS MUDA O NOME DE Abrão

Um exemplo marcante de mudança de nome foi o que ocorreu com Abraão. Ele se chamava Abrão, que quer dizer ´´pai elevado´´ e Deus muda seu nome para Abraão, que significa ´´pai de uma multidão´´, porque Deus o escolhera para a grandiosa tarefa de pai do seu Povo. Diz o Gênesis:

´´Abrão [note o nome antigo!] tinha noventa e nove anos. O Senhor apareceu/lhe e disse:

´´Eu sou o Deus todo/poderoso. Anda em minha presença e sê íntegro, quero fazer aliança contigo e multiplicarei ao infinito a tua descendência´´. Abrão prostrou/se com o rosto por terra. Deus disse/lhe: ´´Este é o pacto que faço contigo: serás o pai de uma multidão de povos. De agora em diante não te chamarás mais Abrão, e sim Abraão, porque farei de ti uma multidão de povos...´´

(Gen17,18). 
 

SARAI passa a se chamar SARA

É interessante notar que Deus muda também o nome de Sara, de Sarai (estéril) para Sara (fértil).

´´Disse Deus a Abraão: ´´Não chamarás mais a tua mulher Sarai e sim Sara. Eu a abençoarei, e dela te darei um filho. Eu a abençoarei, e ela será mãe de nações e dela sairão reis´´ (Gen 17, 15/16). 
 

JACÓ passa a chamar-se ISRAEL

A mesma mudança de nome ocorreu com Jacó, o Patriarca do povo Judeu, que Deus passa a chamar de Israel:

´´Deus apareceu ainda a Jacó ... e o abençoou. Deus lhe disse: ´´Tens o nome de Jacó, mas não te chamarás mais Jacó: teu nome será Israel´´.

Deus disse: ´´Eu sou El Shaddai. Sê fecundo e multiplica/te. Uma nação, uma assembléia de nações nascerá de ti e reis sairão de teus rins. Eu te dou a terra que dei a Abraão e a Isaac...´´ (Gen 35,10/13).

Nessas passagens vemos outro momento solene na história do povo de Deus, onde Ele muda o nome de Jacó para designar/lhe o patriarca.

A expressão ´´El´´ significa ´´Deus de Israel´´ (Gen 33,20). 
 

E SIMAO passa a ser chamado de KEFAS (pedra)

Essa ´´mudança de nome´´ Jesus fez também com Simão, ´´no primeiro encontro´´, em vista da missão solene que lhe haveria de dar mais tarde:

´´Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja´´ (Mt 16,18).

Não resta dúvida, portanto, que Pedro, e seus sucessores, são a Pedra angular, visível, que Cristo, Pedra angular invisível, quis na Igreja.

Jesus quis essa pedra visível para que ela mantivesse a unidade da Igreja e a integridade da sua doutrina na verdade que liberta e salva. 
 

JESUS manda Pedro cuidar do SEU REBANHO

Após a Ressurreição Jesus confirma Pedro como o pastor de todo o rebanho.

´´Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro:

´´Simão, filho de João, amas/me mais do que estes ? ´´ Respondeu ele: ´´Sim, Senhor, tu sabes que te amo´´. Disse/lhe Jesus. ´´Apascenta os meus cordeiros´´ (Jo 21, 15/17)´´.

Por três vezes o Senhor repetiu esta pergunta a Pedro, e por três vezes lhe disse: ´´Apascenta as minha ovelhas´´. A nenhum outro apóstolo isto foi dito.

Alguns Padres da Igreja viram nesta tríplice confirmação de Pedro como ´´Pastor do rebanho´´, como que uma maneira de apagar aquelas três vezes que Pedro negou tristemente o Senhor dizendo: ´´Não conheço este homem´´ (Jo 18,17.25/27, Mt 26,70/75).

Na verdade essa repetição tríplice era a forma solene que o hebreu usava na confirmação de uma missão. 
 

Quem é contra o PAPA, é contra CRISTO!

É importantíssimo notar que, mesmo após Pedro ter negado Jesus tristemente, por três vezes, ainda assim o Senhor não tirou dele a chefia do rebanho.

Como então / podemos perguntar / os homens querem tirar de Pedro e do Papa o Primado da Igreja, se nem mesmo Jesus, após ter sido negado e renegado por Pedro, tirou/lhe o mandato ?

Se Cristo manteve Pedro como o Chefe da Sua Igreja, mesmo após a negação triste, seremos nós homens, que teremos a ousadia de negar/lhe o primado?

Não sejamos insensatos, ´´com Deus não se brinca´´, nos ensina São Paulo.

Isto mostra que atentam gravemente contra a vontade expressa do Senhor aqueles que não querem aceitar a jurisdição do Papa sobre toda a Igreja universal. 
 

O diabo é rebelde e contra DEUS!

Santo Agostinho, após a condenação do Pelagianismo, a heresia que desprezava a graça de Deus, no sínodo do ano 416, com a concordância do Papa Inocêncio I, pronunciou a frase que ficou célebre na Igreja:

´´Roma locuta, causa finita !´´ (Roma falou, encerrada a questão !) 
 
Diabo = Aquele que divide(grego)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário