terça-feira, 22 de junho de 2010

Pedro e o Verdadeiro Arrependimento - Ana Paula


Pedro e o Verdadeiro Arrependimento

Durante nossa caminhada rumo à santidade, por vezes caímos em pecado e sentimos um profundo arrependimento, desejando de todo coração o perdão para nossa culpa.

Porem, devemos saber que existem três formas de arrependimento: o moral, que é aquele que me faz sofrer porque, por arrogância, me decepciono comigo mesma por ter errado, pois desejo ser sempre perfeita; o acusador, que é o arrependimento que gera a culpa, sentindo a obrigação de punir-me, pensando que assim agradarei a Deus e apagarei meu erro; e o arrependimento verdadeiro ou perfeito, que é a única forma por meio da qual sinto tristeza ao pecar não por mim mesma, mas porque sei que assim magoei a Deus.

Durante a prisão de Jesus, Pedro sucumbiu ao medo e negou-O por três vezes, todavia, “voltando-se o Senhor, olhou para Pedro” e este “saiu dali e chorou amargamente.”(conf. Lc 22, 61a e 62).

Podemos observar que Pedro, ao fixar seu olhar em Cristo, sentiu uma profunda amargura e arrependeu-se não por si próprio, mas por amor ao homem que iria entregar a vida livremente ao martírio e morte em expiação dos pecados do mundo inteiro.

Cada vez que pecamos, é como se estivéssemos novamente entregando Jesus à Paixão, cada pecado é como uma lança que transpassa o coração de Cristo, como um novo prego penetrando nas mãos daquele que mais nos amou, pois deu sua vida por nós.

O arrependimento verdadeiro é o único que realmente leva à vontade de não mais pecar, ou seja, a perfeita contrição, pois é através dele que retiro-me do centro, dando lugar a Jesus e, fixando meu olhar nEle, inflamo o desejo no meu coração de seguir uma vida santa não por mim, mas por amor e gratidão a Cristo.

Após a ressurreição, Jesus ainda concede a Pedro uma perfeita confissão e este entrega-se totalmente ao dizer: “Senhor tu sabes tudo. Tu sabes que eu te amo.” (Jo.21,17).

E assim também nós devemos agir, sempre buscando a santidade e, por consequência, o desejo de não mais pecar, porem, se erramos, busquemos o arrependimento perfeito e a confissão imediata, tudo por amor a Cristo, sempre por gratidão ao nosso Rei e Salvador.

Deus te abençoe e Nossa Senhora te guarde.

Ana Paula Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário