sábado, 26 de junho de 2010

FOLCLORE DO MARANHÃO

MARANHÃO - Cultura Popular
A Cultura Popular do Maranhão é uma feliz convergência de influências. Produto da mistura de brancos, negros e índios, ela também traduz a localização geográfica do Estado, mostrando a sua ascendência nordestina e amazônica. A força deste multiculturalismo deu origem a uma das mais ricas, vivas e originais expressões culturais do País.
Sua personalidade está impressa em todas as suas manifestações: seja no trançado da palha, no trabalho das rendeiras, na tradição da pesca artesanal e da construção de barcos, quanto no sabor de sua comida, nas lendas, no som arrebatador do Bumba-meu-boi e nos seus diferentes "sotaques" e na variedade das danças, como a Dança do Coco, Dança do Caroço e Dança de São Gonçalo.
Mas as festas são um dos momentos de expressão máxima da cultura maranhense. As festas no Maranhão são um espetáculo de cores, sons, sabores, fé, magia e tradição. É festa o ano inteiro: Festa do Divino, de São Benedito, Carnaval, São João e muitas outras. Em todas elas, a mesma característica: a participação popular e a alegria.






O Bumba-meu-boi é uma das mais expressivas manifestações culturais do Maranhão. Este espetáculo de música, dança, cantos e cores arrebata os sentidos e alegra as noites de São João em São Luís.
O Bumba-meu-boi é um auto dramático, uma fantástica mistura de teatro, dança e folclore, com traços semelhantes aos autos medievais, mas suas verdadeiras origens estão perdidas no tempo. A história de Pai Francisco, Catirina, e a sua relação com o boi, é encontrada com variações, em diversas culturas. Mas só aqui no Maranhão ele é tão empolgante.
Produto da mistura de brancos, negros e índios, estas influências estão presentes nos diferentes estilos de boi - os chamados "sotaques". São 3 os principais sotaques:
- Boi de matraca: de marcada influência indígena, se caracteriza pela utilização da matraca, um instrumento construído com pequenas tábuas que fazem a percussão;
- Boi de zabumba: de influência africana, utiliza a zabumba, uma espécie de tambor, na marcação.
- Boi de orquestra: predomina a influência branca, utiliza instrumentos de sopro como saxofones, clarinetas e pistões.
Cada sotaque é uma batida, um ritmo diferente. E com o sotaque mudam também as indumentárias, as cenografias e as toadas. O resultado é uma festa, uma mistura de sons, ritmos e cores, que arrebata a assistência. Um espetáculo de grande beleza e valor cultural inestimável.
Brincar o Bumba-meu-boi no Maranhão é uma experiência inesquecível. Venha você também viver esta alegria e descobrir o segredo de um São João diferente!


O São João do Maranhão é uma comemoração sem igual em todo o Brasil. A partir O São João do Maranhão é uma comemoração sem igual em todo o Brasil. A partir da segunda quinzena do mês de junho, a cidade de São Luís se transforma num grande arraial.
 Compõem o folguedo as barraquinhas de palha, as bandeirolas, as fogueiras, os licores e as comidas típicas. A diferença fica por conta das muitas manifestações culturais que ocorrem durante o São João e que fazem desta festa um dos momentos mais ricos da cultura popular do País. A Festa de São João é como um caleidoscópio da riqueza cultural, artística e folclórica do Maranhão. O Bumba-meu-boi é a mais expressiva delas. Esta fantástica mistura de teatro, dança e folclore, com traços semelhantes aos autos medievais, tem as suas origens perdidas no tempo. Mas até hoje ele empolga e arrebata a assistência. Suas cores, a beleza das suas coreografias, o brilho das fantasias, o esvoaçar das fitas e o som quente, forte e perturbador dos diferentes "sotaques" do Bumba-meu-boi, arrasta o povo todo pelas ruas para acompanhar as suas evoluções. É um espetáculo emocionante. E tem mais cultura neste São João! Tem a sensualidade do Tambor-de-crioula, uma dança herdada dos escravos e conduzida por tambores em um ritmo frenético, onde as mulheres em movimento sensual, coroam a dança com uma "umbigada", tem a Dança do coco, o Lelê ou Pela porco, o Cacuriá, a dança de São Gonçalo, Bambaê de caixa, a dança portuguesa e a tradicional quadrilha. A presença do povo, a alegria dos participantes e todas estas atrações culturais fazem da Festa de São João do Maranhão uma comemoração verdadeiramente diferente de tudo o que você já viu!
Os tambores ressoam no Maranhão durante o ano inteiro. A religiosidade do povo maranhense se expressa através da devoção, da dança, da alegria das festas.
O São João do Maranhão é uma comemoração sem igual em todo o Brasil. As fogueiras são acesas e o povo todo vai para as ruas acompanhar as evoluções, as danças, os brilhos e coloridos do Bumba-meu-boi. É um espetáculo emocionante, com um som quente que arrasta toda a assistência. E, para deixar ainda mais animados os festejos de São João, tem a tradição do Tambor-de-crioula, dança quente e sensual.
Mas o circuito religioso no Maranhão ainda tem mais comemoração! Como a Festa do Divino, na cidade de Alcântara, os festejos de São Benedito, protetor dos escravos e a festa em homenagem a São José de Ribamar, santo reconhecido pela fama de milagreiro.
Nas casas de culto africano, o Tambor de Mina, ritual semelhante ao do Candomblé, ressoa em dezenas de cerimônias ao longo do ano.
Fé, alegria e uma pluralidade de sons, ritmos e movimentos contribuem para fazer do circuito religioso uma das grandes atrações culturais do Maranhão.


A Festa do Divino é comemorada durante o mês de maio em várias cidades do Maranhão. Mas é em Alcântara que ela alcança todo o seu esplendor. Esta festa, que reúne devoção e história, encontra no casario colonial e nas ruínas do tempo do Brasil Império de Alcântara o cenário perfeito para nos transportar para uma época em que ainda viviam reis e imperadores.
No período das comemorações, sobe a luz bruxuleante dos archotes, os cortejos populares percorrem as ruas da cidade, entoando cânticos até chegar à casa onde está hospedado o Imperador ou Imperatriz, que então recebe as homenagens do povo. As "caixeiras" comandam a celebração. Elas acompanham o cortejo rufando suas "caixas" (uma espécie de tambor), entoando cânticos e executando os passos de uma dança muito peculiar. As "bandeirinhas" participam do canto e da dança, acompanhando o toque das caixeiras. Ao final, são servidos doces e bebidas para os participantes do cortejo.


A apenas 35 km de São Luís, a cidade de São José de Ribamar é o maior santuário de peregrinações religiosas do Estado. Graças aos milagres atribuídos ao Santo Padroeiro, fervorosos romeiros de todas as regiões do País para lá se dirigem, no mês de setembro, quando da realização dos festejos em sua homenagem. Numa comovente profissão de fé, grande número de fiéis dirigem-se à Casa dos Milagres para depositar seus ex-votos. São cabeças, membros e órgãos do corpo humano ou peças como casas ou embarcações, esculpidas em cera ou madeira, simbolizando o agradecimento pela graça de curas alcançadas ou sonhos realizados. Mais de 100.000 pessoas dividem suas atenções entre o profano e o sagrado. Romeiros que, contritamente, participam das missas, dos batizados e acompanham a procissão são os mesmos que animam os shows, bailes de reggae, apresentações folclóricas, desfiles carnavalescos, numa demonstração de que a fé e a devoção não excluem a alegria. O cenário dessas manifestações, já antes deslumbrante, em frente à Baía de São José, ganhou imponência e conforto com a construção da basílica pelo governo atual. No largo da igreja foi erguida uma estátua do Santo, com 17,50m de altura, que pode ser avistada de bem longe da costa. Em torno, outras doze edificações menores representam etapas da vida do padroeiro: nascimento, noivado, os passos de São José. Fazem ainda parte do complexo religioso a grande concha acústica e o Museu dos Ex-Votos. Essas obras contribuíram para a consolidação dos festejos de São José como um dos mais importantes eventos do calendário turístico do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário